© Bethesda Game Studios

Bethesda | Futuros projectos serão exclusivos Xbox

Meses de especulação mais tarde, Phil Spencer, chefe da Xbox, finalmente esclareceu: no futuro, os jogos Bethesda serão exclusivos do ecossistema Xbox.

A Microsoft pagou 7.5 biliões de dólares americanos pela ZeniMax Media e todas as suas propriedades por um motivo muito claro: trazer exclusivos à família Xbox, nomeadamente ao Xbox Game Pass. O serviço de aluguer de jogos já conta com 20 títulos Bethesda desde o final desta semana, disponíveis nas consolas Xbox, PC e através da cloud.

Quanto aos futuros jogos da empresa, a sua exclusividade não tem sido fácil de compreender. Mesmo após o término da compra da ZeniMax, Spencer referiu-se à exclusividade de “alguns” títulos no futuro, continuando a deixar no ar, para muitos, a possibilidade de continuar a ver jogos na PlayStation e Nintendo.

Lê Também:
Destiny 2: Season Of The Chosen - em Análise

Foi numa conversa informal entre membros executivos da Xbox e Bethesda que não só os novos títulos Xbox Game Pass foram revelados, como o chefe da Xbox, Phil Spencer, esclareceu o tópico de exclusividade de jogos da Bethesda.

Em suma, os novos títulos da Bethesda serão exclusivos Xbox, PC e Xbox Game Pass, enquanto que haverá ainda jogos já existentes a apoiar noutras plataformas, bem como contractos que terão de ser honrados. Por exemplo, “Deathloop” e “GhostWire: Tokyo” continuam a ser exclusivos PlayStation 5 durante cerca de um ano após o seu lançamento em 2021. Mas títulos como “Starfield”, “The Elder Scrolls VI” e “Indiana Jones” poderão existir apenas no ecossistema Xbox, que se apresenta nas consolas, PC e no serviço Xbox Game Pass que se estenderá ainda a iOS este ano.

Indiana Jones Bethesda
“Indiana Jones” © Machine Games

Ainda falta, no entanto, confirmar quais títulos já anunciados serão exclusivos, pois alguns poderão estar vinculados a contractos com outras plataformas.

“Há obrigações contractuais que vamos analisar, como sempre fazemos neste tipo de situações. Temos jogos que existem noutras plataformas, e vamos suportar esses jogos nas plataformas onde estão. (…) E mesmo no futuro poderá haver coisas que têm coisas contractuais, ou legado em diferentes plataformas que iremos fazer. Mas se fores um cliente Xbox, a coisa que quero que saibam é que isto trata-se sobre entregar jogos exclusivos fantásticos para vocês que lançam em plataformas onde o Game Pass existe.”

Isto não implica necessariamente que seja impossível os jogadores de PlayStation ou Nintendo desfrutar dos jogos, apenas que para tal teriam de usar o Xbox Game Pass. O serviço está presente nas consolas Xbox One, Xbox Series X|S, PC e ainda dispositivos Android através da cloud. A fase Beta estará prestes a chegar ao iOS, e já foram revelados planos para trazer o Game Pass a motores de busca, que poderiam ser acessíveis, quem sabe, através de uma PlayStation 5, ou simplesmente através de uma TV, tal como o Google Stadia ou Amazon Luna permitem.

VÍDEO | VÊ A BETHESDA ROUNDTABLE NA ÍNTEGRA

O que pensas destas novidades? Vais continuar a acompanhar os projectos da Bethesda?

Catarina Ferreira

Sempre tive desejo inato de expressar a minha criatividade, tendo envergado pelas artes nos estudos e nos tempos livres, como pintura, desenho, fotografia ou arte digital. Os videojogos também me acompanharam desde cedo. Halo foi o que me trouxe à Xbox, onde acabei por criar os Xbox PT Dummies. Não sou fã de guerras de consolas e acredito que todos têm o dever de ser felizes onde entenderem. Podem ver as minhas opiniões (não) populares no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *