Bill Callahan, foto por Hanly Banks

“Pigeons” retrata o mundo de Bill Callahan ao volante

“Pigeons” é o novo single de Bill Callahan, no qual o artista interpreta um motorista de limousine. A faixa abre o próximo álbum de Callahan.

Com Shepherd In A Sheepskin Vest Bill Callahan lançou um dos melhores álbuns de 2019. Apesar de este ter vindo cinco anos e meio depois de Have Fun With God (2014), desta vez a espera será menor. A semana passada ficámos a saber que o novo álbum chegará ainda este ano. “Pigeons” está agora disponível e é o single principal de Gold Record, a sair dia 4 de setembro via Drag City.

O alinhamento do álbum também já está disponível. “Pigeons” é a primeira de nove faixas, nas quais “a persistente humanidade de Callahan é sublinhada por escuras plumas de cáustica engenhosidade, elevando os padrões da nossa vida quotidiana e canções os celebram: o trabalho, a mulher, a televisão, os vizinhos”. A editora destaca também a forma como Bill Callahan encarna as suas personagens neste projeto.

Lê Também:
Great Grandpa à MHD | "Queria capturar um ciclo, um único hertz"

Em “Pigeons”, o cantautor interpreta um motorista de limousine. Callahan situa-nos na cidade de San Antonio, no interior do Texas. A faixa abre com o verso “Hello, I’m Johnny Cash”, tornando óbvia a semelhança tanto entre o timbre como a lúdica ironia dos dois artistas. No entanto, “Pigeons” não manterá esse registo jocoso por muito tempo. Ao volante da sua longa limousine branca, a personagem observa e comenta. As letras traduzem uma reflexão da personagem sobre o casamento e o nosso lugar no mundo, despoletada pelos recém-casados que transporta no carro naquele momento. “When you are married, you’re married to the whole wide world” é só um dos versos surpreendentes, o seguinte sempre mais que o anterior, que formam o poema de “Pigeons”.

Na faixa, Callahan faz-se acompanhar pelo dedilhar de uma guitarra. No entanto, o instrumental vai muito para além disso. Embora os arpejos dedilhados sejam um motivo que se repete ao longo da canção, por trás deste centro passam cordas e trompetes, entre vários outros sons que dão profundidade sonora à faixa.

GOLD RECORD | Alinhamento

  1. “Pigeons”
  2. “Another Song”
  3. “35”
  4. “Protest Song”
  5. “The Mackenzies”
  6. “Let’s Move to the Country”
  7. “Breakfast”
  8. “Cowboy”
  9. “Ry Cooder”
  10. “As I Wander”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *