Lisbeth Salander (The Girl in the Spider's Web) | Claire Foy | © Sony Pictures

20 grandes personagens literárias no cinema

[tps_header]

Os livros são a inspiração e as personagens tornam-se icónicas! Vê algumas das personagens literárias que já foram interpretadas por atores diferentes.

[/tps_header]

Num meio que gosta de adaptar histórias e basear-se em personagens com muito para explorar, a Magazine.HD decidiu escolher algumas das personagens literárias mais icónicas e que já foram representadas no cinema por mais do que um ator (ou atriz) em diferentes momentos.

Se nalguns casos o recast foi “obrigatório” por questões de mortes, noutros aconteceu por reboots ou reinterpretações da própria história. E, numa outra perspectiva, porque não ver os fantásticos castings que se consegue fazer de diferentes atores para a mesma personagem em diferentes fases da vida?

Confere as nossas escolhas no que diz respeito às interpretações no grande ecrã!

ALBUS DUMBLEDORE

Albus Dumbledore_Harry Potter
Richard Harris | Jude Law | Michael Gambon

ORIGEM: Saga Harry Potter, de J.K. Rowling

PERSONAGEM: Albus Dumbledore é um feiticeiro e o Diretor da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts durante o percurso académico de Harry Potter. Foi o fundador e líder da Ordem de Fénix, um grupo que lutava contra Voldemort.

EM FILME: Richard Harris foi o primeiro ator a encarnar Dumbledore, em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”. A sua morte inesperada levou ao casting de Michael Gambon para o substituir nos restantes filmes da saga. Brevemente iremos ver Jude Law a encarnar uma versão mais nova do diretor, no filme “Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

TRIVIA: Patrick McGoohan e Alec Guinness foram considerados para o papel de Dumbledore e pouco tempo depois da morte de Harris existiram rumores que o papel chegou a ser oferecido a Sir Ian McKellen.




LISBETH SALANDER

Lisbeth Salander _ Millennium
Noomi Rapace | Rooney Mara | Claire Foy

ORIGEM: Saga Millennium, do jornalista sueco Stieg Larsson

PERSONAGEM: Lisbeth Salander é uma hacker reconhecida internacionalmente sob o pseudónimo “Wasp” (Vespa). Tem uma memória peculiar, defensora das vítimas de abuso e perita em esconder a sua identidade por forma a viajar de forma “anónima”.

EM FILME: Noomi Rapace foi a primeira atriz a dar vida a Salander e protagonizou 3 filmes baseados nos livros da saga. Quando Hollywood decidiu adaptar uma das histórias de Larsson, a escolhida foi Rooney Mara, que conseguiu uma boa rampa de lançamento com o filme. Numa tentativa de reboot ao título, Claire Foy foi a última atriz escolhida para interpretar a hacker, no recente filme “A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha“.

TRIVIA: Natalie Portman, Scarlett Johansson, Felicity Jones e Alicia Vikander foram nomes considerados para o papel principal nas últimas duas produções da saga.




DRÁCULA

Dracula
Max Schreck | Sir Christopher Lee | Bela Lugosi | Gary Oldman

ORIGEM: “Dracula”, de Bram Stoker

PERSONAGEM: Conde Dracula no conto original de Bram Stoker, é a inspiração de todas as histórias de vampiros até aos dias de hoje. Originário da Transilvânia, Dracula é um nobre que necessita de beber sangue para sobreviver.

EM FILME: “Nosferatu“, com Max Schreck como o vampiro Conde Orlok, data de 1922 e foi baseado na obra de Bram Stoker. Até aos dias de hoje é uma das interpretações mais icónicas do cinema e que está relacionada com a personagem de Dracula. Das mais variadas interpretações da personagem realçamos a de Bela Lugosi (“Dracula“, 1931) , Sir Christopher Lee (“Conde Drácula“, 1970) e Gary Oldman (“Dracula“, 1992). Sir Christopher Lee interpretou Dracula em 9 filmes.

TRIVIA: Nosferatu, a primeira adaptação conhecida da personagem, foi na verdade feita à revelia. Por não haver autorização, o argumentista Henrik Galeen teve de alterar vários detalhes do guião, principal razão para a personagem principal ser o Conde Orlok em oposição a Conde Drácula. A viúva de Bram Stoker chegou mesmo a tentar que o filme não fosse lançado.




FRANKENSTEIN

Frankenstein
Sir Christopher Lee | Robert DeNiro | Boris Karloff

ORIGEM: “Frankenstein”, de Mary Wollstonecraft Shelley

PERSONAGEM: O nome Frankstein é associado a um “monstro” criado com recurso a partes de corpos de vários cadáveres mas na história de Mary Shelley, Frankstein é de facto o criador desta criatura. Victor Frankenstein é o seu nome e a personagem que reconhecemos por Frankenstein é na verdade o Monstro de Frankenstein.

EM FILME: O primeiro filme de Frankenstein foi em 1910 e são inúmeras as interpretações à personagem do monstro criado por Victor. Boris Karloff tornou Frankenstein uma das personagens mais icónicas do cinema no filme de 1931. Sir Christopher Lee destaca-se no conjunto de atores que já foram Frankenstein pelo modo como incorporou a personagem a nível de linguagem corporal. Numa versão mais distante da história original relembramos Robert DeNiro como a figura de destaque no filme “Frankenstein” de 1994.

TRIVIA: A obra de Mary Shelley já serviu de inspiração para mais de 30 filmes desde a época do cinema mudo. Os mais recentes no entanto não têm correspondido às expectativas do público.



JAMES BOND

James Bond
Roger Moore | Sean Connery | Pierce Brosnan | Daniel Craig

ORIGEM: “Casino Royale” (1952), Ian Fleming

PERSONAGEM: James Bond, ou Agente 007 dos Serviços Secretos Britânicos (MI6), é um espião altamente treinado. Mulherengo, com gosto pelo jogo, e leal ao seu vodka martini, destaca-se pelo seu estilo e carisma constantes.

EM FILME: No grande ecrã, o famoso espião britânico já foi interpretado por 7 atores diferentes em mais de 20 filmes. Para o grande público e tendo em conta as críticas, destacamos quatro atores que se sobressaíram no papel de James Bond. Sean Connery e Roger Moore, que participaram cada um em 7 filmes e mais recentemente Pierce Brosnan (4 filmes) e Daniel Craig, com 4 no currículo e mais um a caminho.

TRIVIA: Pode soar estranho mas são vários os atores que já  recusaram o papel de espião britânico. Destacamos Hugh Jackman, Cary Grant, Liam Neeson, Clint Eastwood e Burt Reynolds.



SHERLOCK HOLMES

Sherlock Holmes
Arthur Wontner | Robert Downey Jr | Sir Basil Rathbone

ORIGEM: “A Study in Scarlet” (1887), Arthur Conan Doyle

PERSONAGEM: Sherlock Holmes é um detetive conhecido pela sua capacidade de observação, conhecimentos em ciência forense e com uma capacidade de argumentação lógica de outro mundo.

EM FILME: Esta é talvez a personagem mais difícil de apresentar nesta imagem porque as representações mais icónicas foram por certo no pequeno ecrã (Jeremy Brett e Benedict Cumberbatch) mas vamos tentar fazer o nosso melhor. Numa análise às interpretações em filmes, acreditamos que o ator a realçar é Sir Basil Rathbone (“The Hound Of The Baskervilles”). Em registos diferentes no entanto, mas pela personagem, decidimos destacar também Arthur Wontner, que participou em 5 filmes, e Robert Downey Jr, em 2009.

TRIVIA:  Sherlock Holmes é atualmente a personagem literária que apareceu em mais filmes e séries combinados. Já foi interpretada em 254 ocasiões diferentes.



FANTASMA DA ÓPERA

Fantasma da Ópera
Claude Rains | Gerard Butler

ORIGEM: “Le Fantôme de l’Opéra”, de Gaston Leroux

PERSONAGEM: Um génio da música, com a cara deformada, e que vive nos calabouços da Ópera de Paris. Erik (o seu nome verdadeiro), torna-se tutor de Christine Daaé, uma jovem soprano, e desenvolve uma obsessão por ela.

EM FILME: A história do Fantasma da Ópera já foi contada em inúmeras peças de teatro e filmes mas decidimos destacar apenas dois grandes nomes. Claude Rains interpretou a personagem na versão de 1943 e mais recentemente foi Gerard Butler quem deu vida a Eric, na versão de 2004.

TRIVIA: O Fantasma da Ópera” também foi adaptado a musical da Broadway e é neste momento o espetáculo a decorrer há mais anos.



ELIZABETH BENNET

Elizabeth Bennet
Greer Garson | Lily James | Keira Knightley

ORIGEM: “Orgulho e Preconceito” (1813), Jane Austen

PERSONAGEM: Elizabeth Bennet, ou Eliza e Lizzy, é a segunda filha de uma família de 5 filhas. Uma das heroínas das histórias de Jane Austen, é uma das personagens mais complexas da literatura britânica. De uma época onde o habitual é o casamento arranjado, Elizabeth é uma mulher que se tenta distanciar das normas para encontrar o seu próprio caminho.

EM FILME: “Orgulho e Preconceito” foi adaptado para o cinema pela primeira vez em 1940 e Greer Garson deu vida à heroína de Jane Austen. No entanto, para os fãs do cinema, Keira Knightlley será a eterna Elizabeth Bennet, pelo seu trabalho em “Orgulho e Preconceito” (2005). A atriz nunca ganhou um prémio pela interpretação mas arrecadou 9 nomeações para a awards season desse ano. Lily James também deu vida à personagem mas numa paródia que juntou o clássico da literatura com uma história de zombies, em “Orgulho e Preconceito e Guerra“.

TRIVIA: “Orgulho e Preconceito” e outras obras de Jane Austen serviram de inspiração para vários filmes de Hollywood e mesmo Bollywood. Relembramos por exemplo “O Diário de Bridget Jones”.



ROBIN HOOD

Robin Hood
Errol Flynn | Cary Elwes | Sean Connery | Kevin Costner | Russell Crowe

ORIGEM: Folclore inglês

PERSONAGEM: Robin Hood é um rebelde por natureza, que rouba e mata os representantes da autoridade. Tem a fama de distribuir o que rouba pelos pobres e desfavorecidos.

EM FILME: O ator que fez de Robin Hood uma personagem icónica no cinema foi Errol Flynn, na versão de 1938. Desde essa altura, várias foram as interpretações feitas à personagem, levando a que algumas abordagens se focassem na história de amor entre Robin e Marian e outras na sua essência de rebelde e defensor dos pobres. Para além de Flynn, destacamos mais três atores que deram vida à personagem e cuja interpretação ficou bem presente na memória dos fãs. Sean Connery deu vida a Hood em 1976, em “Robin and Marian” e Cary Elwes, talvez a interpretação mais cómica de Robin Hood, na versão de 1993. Esta última versão foi uma sátira ao filme de 1991 que apresentou Kevin Costner como Robin of Locksley, numa adaptação mais livre da obra. O último grande Robin Hood do cinema foi Russell Crowe em 2010. Este mês ainda iremos ver um novo Robin Hood no grande ecrã, interpretado pelo jovem Taron Egeton.

TRIVIA: Sean Connery interpretou Robin Hood em 1976 e no filme de 1991, com Kevin Costner, apareceu como Rei Ricardo.



D’ARTAGNAN

D'Artagnan
Michael York | Logan Lerman | Chris O’Donnell

ORIGEM: “Os Três Mosqueteiros”, Alexandre Dumas

PERSONAGEM: D’Artagnan é o protagonista da história dos Três Mosqueteiros. Jovem, impressionante e um herói inesperado, desde muito jovem procura juntar-se à Guarda Oficial de Mosqueteiros do Rei de França.

EM FILME: A história de D’Artagnan já foi adaptada em vários línguas e países. Começando em França, o seu país de origem, é possível encontrar adaptações inglesas, americanas, mexicanas e mesmos argentinas da história da personagem. Das adaptações que chegaram ao grande ecrã destacamos as interpretações de Michael York em 1973 e Logan Lerman em 2011. No entanto, achamos que o filme com maior projecção e que teve mais impacto foi a versão de 1993 que contou com um elenco recheado e apresentou Chris O’Donnell como o jovem D’Artagnan.

TRIVIA: A personagem de D’Artagan foi inspirada num verdadeiro capitão dos mosqueteiros que estavam sob a alçada do Rei Luís XIV.



HANNIBAL LECTER

Hannibal Lecter
Brian Cox | Gaspard Ulliel | Anthony Hopkins

ORIGEM: “Red Dragon” (1981), Thomas Harris

PERSONAGEM: Hannibal Lecter é um psiquiatra forense e um assassino em série, canibal.

EM FILME: Brian Cox foi o primeiro ator a interpretar o Dr. Hannibal Lecter, no filme “Manhunter”, baseado no primeiro livro de Harris sobre o assassino em série. No entanto, quem tornou realmente a personagem conhecida foi Anthony Hopkins em 1991 pelos poucos minutos de “O Silêncio dos Inocentes”, interpretação que lhe deu um Óscar. Hopkins ainda fez mais dois filmes sobre o psicopata e em 2007, Gaspar Ulliel interpretou Hannibal na história sobre as suas origens e motivações para se tornar um assassino.

TRIVIA: Hannibal Lecter é considerado um dos maiores vilões do cinema (pela interpretação de Anthony Hopkins)



ZORRO

Zorro
Douglas Fairbanks | Tyrone Power | Anthony Hopkins | Antonio Banderas

ORIGEM: “The Curse of Capistrano” (1919), Johnston McCulley

PERSONAGEM: Zorro é um vigilante mascarado que tem por missão de vida proteger os pobres e as vítimas de injustiças. A sua verdadeira identidade é Don Diego de la Vega, um jovem nobre.

EM FILME: Zorro, com a capa, o chapéu e a máscara apareceu em filme pela primeira vez em 1920. “The Mark of Zorro” foi um clássico e Douglas Fairbanks foi o ator responsável, tendo protagonizado ainda a sequela de 1925 (“Don Q, Son of Zorro”). Tyrone Power foi a aposta do remake de 1940 e mais tarde, em 1998, Anthony Hopkins interpretou Don Diego de la Vega em “A Máscara de Zorro”. O último Zorro em filme já não é Don Diego mas o seu aprendiz, interpretado por Antonio Banderas na versão de 1998 e que foi novamente apresentado em 2005, “A Lenda de Zorro”.

TRIVIA: Existem mais de 60 histórias sobre Zorro escritas por McCulley.




TARZAN

Tarzan
Johnny Weissmuller | Casper Van Dien | Tom Goldwyn | Alexander Skarsgård

ORIGEM: “Tarzan of the Apes” (1914), Edgar Rice Burroughs

PERSONAGEM: Tarzan é o filho de um nobre inglês, abandonado em pequeno nas selvas de África. Adotado e criado por uma tribo de gorilas, cresce no meio da selva, até conhecer Jane, filha de um cientista americano, que lhe ensinará inglês e as suas verdadeiras origens.

EM FILME: O primeiro Tarzan do cinema sonoro foi Johnny Weissmuller, nadador olímpico. Weissmuller interpretou Tarzan em 12 filmes, entre 1932 e 1948. Distanciando-se da história original, relembramos que Casper Van Dien (“Tarzan and the Lost City”) e Alexander Skarsgård (“A Lenda de Tarzan“) já interpretaram Tarzan num passado recente. Apesar de não ter interpretado Tarzan num live-action, não podemos deixar de referir Tony Goldwin, que deu a voz à versão animada em 1999.

TRIVIA: Jerry Siegel, criador do Super-Homem, referiu em tempos que Tarzan foi uma inspiração para a criação do super-herói.



MR. RIPLEY

Tom Ripley
Alain Delon | Dennis Hopper | John Malkovich | Matt Damon

ORIGEM: “The Talented Mr. Ripley” (1955), Patricia Highsmith

PERSONAGEM: Tom Ripley, um assassino psicopata que tem a capacidade de transmitir duas emoções completamente opostas a quem o rodeia: confiança e medo!

EM FILME: O primeiro livro da saga foi adaptado em 1960 e apresentou Alain Delon como Tom Ripley em “Purple Noon”. O mesmo livro foi adaptado em 1999, onde Matt Damon teve uma das interpretações da sua carreira. Em filmes adaptados de outro livro, e com interpretações bastante diferentes de Delon e Damon, mas personificando bem o caráter de Tom Ripley, destacamos Dennis Hopper em “American Friend” (1977) e John Malkovich em “Ripley’s Game” (2002).

TRIVIA: Pelas histórias dos 5 livros, Ripley assassinou 9 vítimas e foi, de alguma forma, responsável por outros 5 assassinatos.



JACK RYAN

Jack Ryan
Alec Baldwin | Harrison Ford | Ben Affleck | Chris Pine

ORIGEM: “The Hunt for Red October” (1984), Tom Clancy

PERSONAGEM: Antigo professor de história, Jack Ryan é um analista (e ocasional agente de terreno) da CIA. O seu percurso passa pela Segurança Nacional dos Estados Unidos da América até chegar a Presidente do país.

EM FILME: A estreia do analista da CIA aconteceu em 1990 com “The Hunt for Red October” e Alec Baldwin, o escolhido para interpretar Jack Ryan, destacou-se pela capacidade que teve em mostrar o lado humano do especialista. Por recusa de Baldwin em participar na sequela, “Patriot Games” (1992), houve um novo casting e a responsabilidade recaiu em Harrison Ford, que chegou a fazer dois filmes. Infelizmente os últimos atores escolhidos para as adaptações cinematográficas, Ben Affleck (“The Sum of All Fears”) e Chris Pine (“Jack Ryan: Agente Sombra“), não conseguiram captar a essência da personagem de forma a continuar com um possível franchise. Jack Ryan desistiu do grande ecrã e parece estar a encontrar sucesso no pequeno ecrã, na nova série da Amazon.

TRIVIA: O franchise de Jack Ryan continua sob a alçada de outros autores – Mark Greaney, Grant Blackwood, Mike Maden, Marc Cameron – que tiveram permissão da família de Clancy após a sua morte.



WILLY WONKA

Willy Wonka
Gene Wilder | Johnny Depp

ORIGEM: “Charlie e a Fábrica de Chocolate” (1964), Roald Dahl

PERSONAGEM: Willy Wonka é o estranho dono de uma grande fábrica de doces e chocolates. Excêntrico, entusiasta e alguém que gosta de falar demasiado ao ponto de poder ser insensível.

EM FILME: Gene Wilder é o derradeiro Willy Wonka mas, no remake de “Charlie e a Fábrica de Chocolate“, Johnny Depp foi o ator escolhido por Tim Burton para reinterpretar a personagem. A essência da personagem esteve presente nas duas interpretações mas foi Wilder que tornou a personagem icónica no grande ecrã.

TRIVIA: Willy Wonka nunca teve oportunidade à sequela de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”. Roald Dahl não gostou da versão de 1971 e nunca vendeu os direitos do segundo livro.



BILBO BAGGINS

Bilbo Baggins
Ian Holm | Martin Freeman

ORIGEM: Saga “The Hobbit” e “Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien

PERSONAGEM: Bilbo Baggins, o pequeno herói da saga de “The Hobbit” e que originou a aventura futura de Frodo Baggins. A história de Bilbo começa quando entra numa expedição com um grupo de anões para recuperar os bens roubados por Smaug. A sua vida muda para sempre quando encontra um anel misterioso.

EM FILME: Bilbo Baggins apenas foi interpretado por dois atores e por imposição da própria narrativa dos filmes. A personagem foi-nos apresentada por Ian Holm em “Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel” e Martin Freeman foi a escolha para a história de “Hobbit“, que retratava Bilbo quando era mais jovem.

TRIVIA: Para a versão mais nova de Bilbo Baggins foram considerados nomes como Daniel Radcliffe e James McAvoy. Peter Jackson no entanto já tinha estabelecido que seria Martin Freeman e decidiu mudar a agenda de produção para que Freeman não tivesse conflitos de agenda com “Sherlock“.



ROOSTER COGBURN

Rooster Cogburn
John Wayne | Jeff Bridges

ORIGEM: “True Grit” (1968), Charles Portis

PERSONAGEM: Reuben J. “Rooster” Cogburn, veterano da Guerra Civil Americana, é um marshall caracterizado como um anti-herói na história de Portis.

EM FILME: Ambos os atores que deram vida a Cogburn, John Wayne e Jeff Bridges, receberam nomeação ao Óscar de Melhor Ator pelos filmes de 1969 e 2010. Wayne foi o único que ganhou.

TRIVIA: Para a primeira versão de “True Grit” foram considerados os nomes de Marlon Brando, Clint Eastwood, Kirk Douglas, Steve McQueen, Paul Newman, entre outros, caso John Wayne não tivesse condições de saúde para trabalhar no filme.



CARRIE

Carrie
Sissy Spacek | Chloë Grace Moretz

ORIGEM: Carrie” (1974), de Stephen King

PERSONAGEM: Carrie White é uma adolescente na secundária, posta de parte e vítima de bullying por parte dos colegas. Quando descobre que possui poderes telecinéticos, Carrie revolta-se contra todos os que alguma vez gozaram com ela e contra a sua mãe, uma cristã fundamentalista que sempre foi dura na educação de Carrie.

EM FILME: Sissy Spacek, na altura com 25 anos, foi a atriz escolhida para interpretar Carrie, de 17 anos. O filme catapultou Spacek para a ribalta e tornou Stephen King um nome a seguir. Em 2013, durante o boom dos remakes e reboots, Carrie foi adaptado novamente para o grande ecrã e a escolhida foi Chloë Grace Moretz, na altura com 15 anos. A reacção dos fãs ao filme não foi a esperada mas ninguém pode negar o talento de Moretz em “Carrie“.

TRIVIA: Carrie foi a primeira personagem icónica de Stephen King a aparecer no grande ecrã.



VITO CORLEONE

Vito Corleone
Marlon Brando | Robert DeNiro

ORIGEM: “The Godfather”, de Mario Puzo

PERSONAGEM: Vito Andolini Corleone, um órfão italiano que constrói um império no mundo da máfia americana. Conhecido como “O Padrinho” ou “Don Corleone”, gere uma rede de jogo e corrupção mas é conhecido por ser generoso e viver segundo um rigoroso código moral de lealdade e família.

EM FILME: Vito Corleone tornou-se um ícone do cinema através da adaptação feita por Francis Ford Coppola. Marlon Brando é a personificação de Don Corleone e chegou a ganhar um Óscar de Melhor Ator em 1973, pela sua interpretação. Já Robert DeNiro deu vida ao padrinho no segundo filme da trilogia, interpretando Corleone nos seus anos mais jovens e arrecadando o Óscar de Melhor Ator Secundário em 1975.

TRIVIA: A personagem de Vito Corleone é inspirada em várias figuras da Máfia de Nova Iorque, como Carlo Gambino, Frank Costello, Joe Bonanno e Joe Profaci.

Lembras-te de mais personagens literárias interpretadas mais que uma vez? Diz-nos quais e que ator é que gostaste mais de ver nesse papel.

[tps_footer]

Lê Também:   29 livros para ler antes das adaptações ao cinema em 2018

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *