Cate le Bon Home to You

Cate Le Bon dedica “Home to You” à comunidade cigana

Depois de “Daylight Matters”, Cate Le Bon presenteia-nos com “Home to You”, uma homenagem à comunidade cigana de Košice, na Eslováquia.

Com o lançamento de “Daylight Matters”, em março deste ano, a cantora galesa Cate Le Bon abriu-se aos fãs sobre o significado do seu quinto álbum Reward, que considera um trabalho ecléctico e táctil, com um toque surrealista, imensamente profundo e introspectivo,  para o qual precisou de “fechar as janelas a toda a gente”.

Se “Daylight Matters” nos mostra o lado sonhador e solitário de uma Le Bon que se passeia de gabardina vermelha, entre areia molhada e edifícios abandonados, pelas praias chuvosas da costa galesa; “Home to You” transporta-nos para a dura realidade das comunidades ciganas roma que vivem no centro de produção de aço de Košice, na Eslováquia.

Lê Também:
Cate Le Bon anuncia novo álbum e partilha "Daylight Matters"

Neste vídeo, dirigido pelo realizador e artista plástico Phil Collins em colaboração com o Kino Úsmev (espaço cultural e cinema independente em Košice), a cantora desaparece para emprestar a sua voz a uma causa e denunciar as condições do bairro Lunik IX, onde vive o maior gueto cigano da Europa, cujos habitantes “devido a sucessivas políticas governamentais e municipais, vivem frequentemente em bairros degradados e isolados em propriedades em risco de ruir”. Estas e outras informações podem ser encontradas no comunicado de imprensa da Mexican Summer, onde se lê o seguinte apelo de Phil Collins:

Numa era de discórdia, em que as políticas de xenofobia e divisão – do Brexit ao Trump – arrasam comunidades entre nações e continentes, é crucial demonstrar a nossa solidariedade para com todos os que sofrem de discriminação diária e são excluídos do sentimento de pertença e de casa.

“Home to you/ Is atrocity in the town/ Home to you/ Is an impasse under hallway ceilings”. Entre sinos suaves e um baixo eléctrico, o ritmo agitado do staccato e a harmonia do coro, o novo êxito de Cate Le Bon é considerado uma “reflexão expansiva sobre o conceito de casa” (Stereogum), uma homenagem de sete minutos a esta comunidade negligenciada, vítima de discriminação, que vive sem acesso aos serviços básicos.

O álbum completo chega ao público a 24 de maio e Cate Le Bon já tem datas marcadas para a digressão, com uma parte dos lucros doada ao novo projeto educacional de Kino Úsmev que pretende criar oportunidades de interação entre os jovens de Lunik IX e os projetos cinematográficos do resto da cidade.

CATE LE BON, REWARD | “HOME TO YOU”

O que achaste das novas músicas de Cate le Bon? Sabias a história por detrás de “Home to You”? Partilha as tuas primeiras impressões connosco!

0 thoughts on “Cate Le Bon dedica “Home to You” à comunidade cigana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *