Miroslava Chrienova, ©Pixabay

Cine Quarentena: Capitalismo Coronavírus

A crise do Covid-19 vista pela activista canadiana Naomi Klein, num curta-metragem documental de cerca de 9′, intitulada ‘Coronavirus Capitalism’, que podem assistir no site ‘The Intercept’ e está também disponível no Youtube. Estreou ontem e podem ouvir igualmente um podcast Intercepted, no mesmo site com Naomi Klein e o jornalista Jeremy Scahill.

’Já conhecemos este filme’, diz a economista e activista canadiana Naomi Klein, autora do livro A Doutrina do Choque: A Ascensão do Capitalismo de Desastre’, (2007), e mais tarde também do documentário com o mesmo título, realizado por Mat Whitecross, Michael Winterbottom, em 2011. Klein fala agora na sua nova batalha contra o ‘capitalismo do coronavírus’. E fá-lo através de um video, publicado no site ‘The Intercept’: ’Já sabemos qual é o plano de Trump: uma doutrina de choque pandémica…Mas o final desta história ainda não foi escrito.’ resume assim o seu argumento Naomi Klein.

©SmartBook, via Wook

No vídeo publicado no famoso site de jornalismo de investigação The Intercept, a autora e ativista canadiana Naomi Klein explica como o governo Trump e outros governos em todo o mundo estão ‘explorando’ o surto de coronavírus ‘para pressionarem a fazerem-se resgates e incentivos financeiros às grandes empresas sem condições de retorno da dívida e reversões legislativas, que podem por em causa a democracia e a liberdade dos cidadãos’; e pede às pessoas em todo o mundo que lutem para resistir contra essas pressões e exigir um forte apoio dos líderes políticos durante a crise em curso. Klein, autora do livro ‘A Doutrina do Choque: A Ascensão do Capitalismo de Desastres’, (2007), que vale a pena ler porque não está desactualizado, mostra que o presidente Donald Trump sempre pressionou para um corte nos impostos sobre as receitas que poderia levar à falência a Segurança Social; além ter prometido ajuda aos grandes poluidores, como companhias aéreas, empresas de navios cruzeiros e empresas de combustíveis fósseis, que têm vindo a causar muitas das perturbações climáticas e poluição atmosférica. Trump reuniu-se ainda com executivos de empresas privadas de seguros de saúde, segundo Klein, ‘exatamente aqueles que defendem que os americanos não conseguem pagar os cuidados de saúde que necessitam’.

Lê Também:   Os melhores posters de março

‘Já conhecemos esse filme. Em 2008, a última vez que tivemos um colapso financeiro global, foram lançadas o mesmo tipo de medidas de resgates a grandes empresas sem compromisso de retorno e foram as pessoas comuns de todo o mundo que tiveram de pagar o preço, dessas más decisões’, diz Klein. ‘Sabemos qual é o plano de Trump: uma doutrina de choque pandémica que trás ideias muito perigosas que vão, desde a privatização integral da Segurança Social, ao encerramento de fronteiras e à prisão de ainda mais migrantes. O inferno seria mesmo, se Trump viesse a cancelar as eleições’ directas nos EUA, marcadas para 3 de Novembro. Recorde-se que algo semelhante fez o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, à perna com acusações judiciais de corrupção e, que para se manter no poder, mandou fechar o Parlamento onde o seu partido tem minoria e a oposição se preparava para formar um governo de maioria parlamentar. ‘Mas o fim desta história ainda não foi escrito’, realça Klein, a propósito ainda dos reflexos políticos da pandemia nos EUA e no mundo.

‘Em vez de resgatar as indústrias poluidoras do século passado, deveríamos antes investir nas limpas que nos levarão à segurança no próximo século’, diz Klein, apontando por exemplo para as medidas anunciadas no Green New Deal. ‘Se há uma coisa que a história nos ensina, é que os momentos de choque são profundamente voláteis. Perdemos muito terreno, somos arrastados pelas elites e por vezes pagamos um preço de décadas de avanços ou então conquistamos vitórias progressistas que pareciam praticamente impossíveis algumas semanas antes. Não é hora de perder a coragem’. Naomi Klein discutiu igualmente esta questão da pandemia do COVID-19 no Intercepted, de ontem um podcast apresentado por Jeremy Scahill, um dos fundadores do The Intercept, juntamente com o jornalista Glenn Greenwald.

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *