Cine Quarentena | ‘Chamadas Para a Quarentena’, ficção nacional no Instagram
Em ‘Chamadas para a Quarentena’, um grupo de realizadores, argumentistas e atores portugueses estão fazer pequenas curtas-metragens em videochamadas, no Instagram (@chamadasparaaquarentena), que vale a pena ver pela desenvoltura narrativa e que retratam situações sobre a quarentena que podiam ser reais.
Em ‘Chamadas para a Quarentena’, um grupo de criativos da nova ficção nacional — a propósito a não perder ‘A Espia’, logo à noite e nas próximas semanas na RTP1, às 21h30 — decidiram produzir de forma gratuita uma série de curtas-metragens em videochamadas, e em formato IGTV, no Instagram (@chamadasparaaquarentena). Trata-se de um projeto lançado a 22 de março e que tem passado algo despercebido dos grandes media, certamente mais ocupados com as notícias sobre a evolução do Covid-19. ‘Chamadas para a Quarentena’ é uma ideia dos argumentistas Artur Ribeiro, Filipe Homem Fonseca, Luís Filipe Borges, Nuno Duarte e Tiago R. Santos, e que que conta com a colaboração de atores como Paula Lobo Antunes, Jorge Corrula, João Catarré, Manuela Couto e Teresa Tavares, Paulo Pires e Heitor Lourenço, Mariana Monteiro e João Craveiro, Raquel Oliveira, Rodrigo Tomás e João Cachola, entre outros.

Para aliviar o nosso distanciamento social da família ou dos amigos ou mesmo para trabalhar como é o caso de muitas pessoas que estão activas em casa, estão a usar com mais frequência, as várias aplicações de videochamadas disponíveis (Zoom, Skype, Facetime, etc.) e talvez menos, até por falta de motivos, para tal devido ao confinamento, as redes sociais. Curioso é que muitas pessoas, para além de terem sido remetidas ao ‘teletrabalho’ nunca tinham experimentado estes dispositivo de interacção e comunicação com os outros, através da imagem, da possibilidade de nos vermos-mos uns aos outros e até representar, se nos apetecer. Se as videochamadas, passaram a fazer parte do nosso quotidiano (talvez até venham a fazer muito mais, num futuro muito próximo) é natural também que a ficção audiovisual que está a ser produzida neste momento, apesar de escassa, adopte este tipo de ‘narrativa’ e formato. ‘Chamadas para a Quarentena’, são pequenos episódios (cerca de 5 minutos), que nos mostram situações muito simples, com duas pessoas em videochamada, durante este confinamento social.
VÊ ‘NA CASA DO EX‘, EPISÓDIO 4
Os protagonistas são dois namorados, dois amigos ou amigas, uma psicóloga e a sua paciente. Cada um na sua casa ligados por uma videochamada. São conversas e situações banais da vida, como por exemplo ‘Na Casa do Ex’, onde Carla (Paula Lobo Antunes), que está com um novo relacionamento, vai buscar coisas à antiga casa, o seu ex, Gaspar (Jorge Corrula) que acaba de chegar de Itália. Para não arriscar contaminar as pessoas na rua ou novo namorado, Carla fica confinada ao isolamento com o seu ex. Quem não gosta é Vicente (João Catarré), o seu namorado atual; ou um dos últimos episódios e o mais recente que vi (que me foi enviada pelo realizador Artur Ribeiro), intitulado, ’Enquanto os Homens os Homens Vão à Bola’, uma história de traição e adultério entre amigos, que termina de uma forma um tanto inesperada, que faz lembrar as peças ‘A Verdade/A Mentira’, de Florian Zeller, que estiveram em cena no Teatro Aberto e que aliás estão disponíveis no seu site para visionamento livre. Mas há mais filmes e com títulos bem apelativos como: ‘Aos Extraterrestres Que Se Perderam Pelo Caminho’, ‘O Que Calçar no Confessionário?’, ‘O Mestre da Solidão’ ou ‘A Ninja do Isolamento’. O resultado é uma divertida e original experiência de cinema, que combina o melhor da nova ficção portuguesa, com as aplicações digitais em tempo de distanciamento social. Diz-se que as ameaças criam as oportunidades ou a necessidade aguça o engenho (ou a criatividade). E para que todos não percam a forma como os atletas, espectadores e artistas, aqui está um programa de treinos, no que diz respeito às novas ‘formas de ver’ cinema. ‘Chamadas para a Quarentena’, aparecem todos os dias ao ritmo de um episódio, é mais uma das muitas propostas que vão ocupando os nossos dias da quarentena e que vão deixar certamente todos os ‘seguidores’ na expectativa, para ver os rostos que vão aparecer por detrás de cada videochamada, em exclusivo no Instagram.
José Vieira Mendes