O universo de "Cinema Medo" chega ao Cinema São Jorge em fevereiro, março e abril |©Teatro Reflexo

Cinema Medo | Projeto Casa Assombrada regressa a Lisboa

Nos dias 26 e 28 de fevereiro, e nos dias 11 de março e 13 de abril, o Projeto Casa Assombrada, uma iniciativa do Teatro Reflexo, regressa a Lisboa com uma nova experiência interativa, o “Cinema Medo”. 

Lê Também:
Projecto Casa Assombrada | O medo (não) é psicológico

O Cinema Medo é uma nova experiência imersiva, criada por Michel Simeão, que nos trouxe outras aventuras aterradoras no âmbito do Projeto Casa Assombrada (que existe desde 2015) como “Ímpios” e “O Matadouro”. Estas iniciativas são promovidas pelo Teatro Reflexo, ele próprio fundado em 2001 e curiosamente também promotor, simultaneamente, de teatro em ambiente escolar.

Quanto a esta nova experiência, resulta de uma co-produção entre o Teatro Reflexo e a EGEAC e estreia já a 26 de fevereiro.

cinema medo cartaz
Projecto Casa Assombrada/EGEAC

Qual o conceito de Cinema Medo? 

O Cinema S.Jorge apresenta esta experiência híbrida, que combina a exibição de uma curta-metragem de terror com uma experiência imersiva em sala, numa iniciativa única em Portugal. Tal como indicado pela organização:

As personagens do filme rompem a tela e vão-se materializando à medida que o público percorre as entranhas do Cinema. Pela primeira vez o público terá acesso a zonas interditas e labirínticas – espaços nunca antes visitados: escadarias e corredores, catacumbas, caves, camarins e até uma sala de cinema secreta do Cinema São Jorge.

Durante esta travessia pelo Medo e o Desconhecido, numa espécie de pesadelo do qual não se consegue acordar, o público estará lado-a-lado com as personagens grotescas que povoam esta narrativa.

Esta é uma experiência verdadeiramente interativa? 

Sim, o público terá um papel essencial nesta experiência, participando ativamente como jogadores, divididos em equipas que competem por um prémio empolgante: visitar uma sala secreta, existente no São Jorge, onde alegadamente a Censura cortava os filmes e onde o próprio Salazar assistiu a filmes. Uma sala fechada ao público mas que sobrevive até hoje.

A abertura ao público desta experiência fica marcada para o fim de semana em que o Cinema São Jorge assinala 72 anos de atividade com uma programação rica em várias experiências díspares.

Para Michael Simeão, criador e encenador, este é um desafio para os mais valentes: “para ganhar o público terá de superar os desafios, gerir a adrenalina, o terror e os seus medos num labirinto indecifrável do qual pode ser impossível escapar.”

Quanto ao elenco da experiência, é composto por 9 atores: o encenador Michael Simeão, Rita Ruaz, Luísa Fidalgo, Inês Melo, Joana Sapinho, Marco Augusto, Miguel Sousa, Miguel Mateus e Ricardo Denzel.

Quando acontecem as várias sessões ?

Estas sessões,  que começam com a exibição da curta realizada por João Pais da Silva e continuam com a interatividade em sala, acontecem uma a duas vezes por mês, com sessões entre as 20h e as 00h00, com um número máximo de trinta e seis participantes por sessão, os quais são divididos em três grupos menores. É possível adquirir bilhetes de grupo, num total de até 12 elementos. Contudo, um grupo mais pequeno poderá sempre marcar presença e associar-se a outros participantes.

Os bilhetes custam 20 euros e foram colocados à venda na Ticketline e no Cinema São Jorge a 2 de fevereiro, estando a vasta maioria das atuais sessões anunciadas já esgotadas.

Temos, de momento, a decorrer um passatempo para assistir a uma das já esgotadas sessões do “Cinema Medo”, neste caso no dia 28 de fevereiro.

Lê Também:
Cinema Medo | Ganha convites com a MHD

O Cinema Medo chega a Lisboa, mais concretamente ao Cinema S. Jorge, já no próximo dia 26 de fevereiro de 2022. Acompanhaste as outras iniciativas do Projeto Casa Assombrada? 

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Maggie Silva has 485 posts and counting. See all posts by Maggie Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.