©Projecto Casa Assombrada/EGEAC

Cinema Medo | uma experiência singular e transversal

Assistimos à antestreia, a 25 de fevereiro, da experiência imersiva de teatro e cinema “Cinema Medo”, que acontece no Cinema São Jorge nos dias 26 e 28 de fevereiro, e ainda a 11 de março e 13 de abril, com várias sessões, todas elas noturnas,  já esgotadas. As sessões extra a 31 de maio estão também indisponíveis. 

Lê Também:   Cinema Medo | Projeto Casa Assombrada regressa a Lisboa

Desde já, esperamos que este evento do Cinema Medo, uma experiência coproduzida pelo Projecto Casa Assombrada e pelo CSJ/EGEAC, se repita uma vez mais, pois entre todas as experiências proporcionadas no passado pelo Teatro Reflexo desde 2015, da própria “Casa Assombrada” a “Ímpios”, passando por “O Matadouro” e muito mais, esta é quiçá a experiência interativa mais completa e mais ambiciosa até agora. 

Uma visita noturna ao Cinema São Jorge em moldes nunca antes vistos

Sem levantar demasiado o véu, e definitivamente sem pormenores relativos ao próprio enredo da história, procuramos elogiar o casamento entre expressões artísticas que acontece em “Cinema Medo”. Se a experiência começa com uma peça, é rápida a evoluir para muito mais. Um casamento perfeito entre peça de teatro, obra cinematográfica, escape game e peddy paper. O que não falta são públicos que poderão usufruir desta experiência imersiva – aqueles que são apaixonados por jogos, por terror, por curtas de cinema, até por teatro, uma vez que todos os atores com os quais somos forçados a interagir interpretam as suas respetivas personagens com máximo zelo e intencionalidade dramática.

Muito além das interações de terror que podemos esperar num divertimento de pequena escala, “Cinema Medo” é a versão nobre de uma casa assombrada, lá está, casada com experiência competitiva. É que depois de ver a curta introdutória, três equipas competem por um prémio cobiçado – descobrir a sala secreta onde Salazar e a sua Censura tratavam de cortar as fitas fílmicas no tempo do Estado Novo.

Cinema Medo São Jorge
O universo de “Cinema Medo” chega ao Cinema São Jorge em fevereiro, março e abril |©Teatro Reflexo

E se é algo desapontante que apenas a equipa vencedora visite esta sala, a verdade é que “Cinema Medo” é uma oportunidade única para conhecer as entranhas e todos os cantos da grande casa que é o Cinema São Jorge, um cinema repleto de história, História com “H” grande aliás, história essa que se confunde com a história da própria experiência que aqui vivemos. Aliás, esta experiência insere-se nas comemorações dos 72 anos do cinema, e celebra a sua herança de forma clara.

Durante uma hora, nada mais existe senão a narrativa que nos é contada, em fragmentos. A informação, essa tem de ser acumulada através de desafios – os quais evidentemente não podemos detalhar sob pena de estragar a experiência aos visitantes. Apenas recomendamos, mantenham os olhos e os ouvidos bem abertos, para que possam sair vitoriosos do Cinema S.Jorge.

A interatividade é uma realidade a cada viragem

cinema medo cartaz
Projecto Casa Assombrada/EGEAC

É impossível estar simplesmente presente nesta aventura sem a viver de forma plena. Para além duma nítida capacidade de casar artes, é este o outro super-trunfo que garante a originalidade de “Cinema Medo”. Desde logo, é bem claro que teremos de estar presentes neste espaço e nesta história de alma e coração, sem hesitações. No início, cerca de apenas 40 indivíduos sentam-se em cadeiras isoladas na sala de cinema gigantesca que é a Manoel de Oliveira. Cada pessoa tem a sua fila e este sentimento de solidão é perfeito e genialmente perverso (e eficaz) na sua potencialidade para nos fazer jogar o jogo. Não é possível esconder-nos atrás de seja quem for. Por isso, esta aventura inquietante é mesmo imprópria para cardíacos mas imperdível para aqueles que procuram emoções fortes.

Apenas nos resta congratular a mais recente criação de Michel Simeão e aguardar por novas datas desta experiência inovadora. Para fechar a nossa nota de recomendação, deixamos então algumas palavras de aviso do diretor artístico e encenador:

Para ganhar o público terá de superar os desafios, gerir a adrenalina, o terror e os seus medos num labirinto indecifrável do qual pode ser impossível escapar.

 

CINEMA MEDO  – TEASER | CADA NOVO TRAUMA É UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA TE SUPERARES 

O Teatro Reflexo traz de volta o seu “Projecto Casa Assombrada”, a 26 e 28 de fevereiro, inicialmente, e ainda a 11 de março e 13 de abril (com nova data para 31 de maio). Prontos e prontas para sentir o “Cinema Medo”? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *