Os Proscritos

“As Cinematecas Hoje” com destaque para a Cinemateca Sueca

A habitual rubrica da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, “As Cinematecas Hoje” destaca no mês de novembro o trabalho da Cinemateca Sueca.  

Em novembro a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema presta homenagem à primeira cinemateca do mundo, a Cinemateca Sueca (Svenska Filminstitutet). Para celebrar o ciclo, a Cinemateca Portuguesa convidou o diretor do arquivo fílmico da Cinemateca Sueca, Jon Wengström, que estará em Lisboa para uma conferência. Titulada “Cinematecas Hoje e no Futuro”, a conferência acontece já na próxima sexta-feira, dia 9, às 18h30.

Quanto à sessão inaugural do Ciclo, esta tem lugar no dia 8 às 21h30, numa sessão especial de “Os Proscritos”, de Victor Sjöström, com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo.

Até ao final do mês o Ciclo “As Cinematecas Hoje: Cinemateca Sueca“ propõe um percurso histórico pelo cinema sueco, dos anos 10 aos anos 90 do século XX, que permite em simultâneo contar a história da cinemateca que manteve vivos estes filmes, preservando-os e divulgando-os. Cerca de oitenta anos de uma das mais importantes cinematografias do mundo, através de cópias restauradas, a maioria das quais em suporte analógico original, num Ciclo que reúne um conjunto de obras de autores consagrados, como Victor Sjöström, Mauritz Stiller e Ingmar Bergman, entre outros.

Cinemateca Sueca em destaque na Cinemateca Portuguesa

Cinemateca Portuguesa
Svenska Filminstitutet

Destaque também para outros cineastas menos importantes (Hasse Ekman, Mai Zetterling, Arne Sucksdorff, Bo Widerberg e Jan Troell).

Fundada em 1933 por Bengt Idestam-Almquist, a Cinemateca Sueca adquiriu uma posição de grande relevo entre as cinematecas europeias ao longo dos anos e os seus diretores no período que vai dos anos cinquenta aos noventa, Anna-Lena Wibom e Rolf Lindfors foram personalidades marcantes na vida da FIAF, a Federação Internacional de Arquivos de Filmes. A Cinemateca Portuguesa sempre manteve uma grande proximidade com a Cinemateca Sueca, daí que a instituição pública portuguesa queira celebrar num ano em que comemora os seus 70 anos.

A conferência “Cinematecas Hoje e no Futuro” tem entrada livre, mediante levantamento de bilhete na bilheteira do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *