Shadow of the Colossus (PS4) | em análise
12 anos depois, Shadow of the Colossus está de volta à Playstation e é um dos melhores remakes de sempre. Quando este jogo foi lançado para a PS2, os olhos dos jogadores já estavam postos na PS3 e o jogo, apesar de brutalmente aclamado pela crítica e por quem o jogou, não teve o sucesso de marcado que merecia. Agora, neste remake, Shadow of the Colossus mostra que os grandes jogos nunca envelhecem!
O jogo comporta-se bem na PS4 normal, sem quebras e com belos gráficos, mas na PS4 Pro eleva-se ainda mais. Na Pro podemos escolher entre Full HD e 60 fps ou 4K e 30fps. A 60fps o jogo comporta-se lindamente, com uma fluidez brutal e uma jogabilidade quase perfeita. Na opção a 4K, na qual joguei mais tempo, os cenários tornam-se esmagadores e nunca notei quebras a não ser numa ou outra batalha, sem qualquer impacto no jogo e no que estava a fazer.
Conseguindo captar tudo o que de bom a versão PS2 tinha, este jogo apresenta-nos um design fantástico, de nos deixar de boca aberta com o detalhe em cada cenário e os efeitos de luz e sombra que foram uma agradável surpresa. Apesar de os cenários serem, quase sempre, desprovidos de vida, a sensação de imensidão está muito bem conseguida. Claro que depois tudo ganha outro impacto quando enfrentamos os Colossos, os grandes momentos do jogo são quando enfrentamos estes monstros que enchem o ecrã. Destaque também para o Photo Mode, que claramente quererão usar para registar alguns destes cenários.
Ao avançarmos de forma simples num jogo simples, os cenários são fantásticos. A qualidade das montanhas, da relva e das texturas dos colossos está muito acima do que eu esperava. Este é um jogo lindo e que não fica atrás de outros brutais jogos desta geração. A forma como a luz atravessa as folhas e ramos numa floresta ou o pelo dos colossos, demonstra que este é graficamente um grande jogo.
Em termos sonoros o jogo volta a apresentar a banda sonora que já conhecemos, e é absolutamente linda e arrepiante. Durante as batalhas, o ambiente do jogo torna-se ainda mais importante, e a banda sonora não falha, levando-nos a sentir a importância do momento.
Na jogabilidade esta nova versão basicamente acaba com os problemas de jogabilidade da versão original. Escalar e saltar é agora mais intuitivo e nunca me senti prejudicado por uma falha nos comandos.
O enredo, simples, leva-nos a caçar e matar dezasseis colossos. E é aqui que o jogo se torna imortal. Poucos jogos levam o jogador a sentir tristeza por matar um “boss”, mas aqui é o que sentimos. É uma curiosa ligação que criamos com estas bestas vivas que nos leva a questionar se estamos a fazer o que é certo. Cada batalha é única, um puzzle que teremos de desvendar ao enfrentarmos algo demasiado grande para caber no nosso ecrã. E assim avançamos, enquanto o nosso personagem se transforma, tal como nós. Poucos jogos têm tal impacto num jogador. Quando acabamos este jogo, somos um jogador diferente… tudo isto graças a um dos finais mais marcantes da História dos videojogos.
Shadow of the Colossus é um dos melhores jogos de sempre. Ponto. Agora está ainda melhor. Não é um jogo perfeito e continua a apresentar alguns problemas de camera, mas nada disto mancha minimamente um jogo tão bom. Se ainda não jogaram, então têm de fazê-lo. A questão agora é apenas uma: conseguirá um remaster ser o melhor jogo do ano? Talvez…
Luís Pinto
HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS
PS4:
- PlayStation 4 Pro
- Razer Raiju Controller
- Razer Leviathan Sound System
PC:
- Headphones Razer Carcharias
- Keyboard Razer Epic Chroma
- Mouse Razer Naga Epic Chroma
- Monitor AOC U3277PWQU
Mobile:
- LAIQ Glow
Shadow of the Colossus
Game title: Shadow of the Colossus
Game description: 12 anos depois, Shadow of the Colossus está de volta à Playstation e é um dos melhores remakes de sempre. Agora, neste remake, Shadow of the Colossus mostra que os grandes jogos nunca envelhecem!
-
Jogabilidade - 86
-
Gráficos - 91
-
Som - 95
-
Enredo - 91
RESUMO
O MELHOR: Design de topo. Um videojogos emocionante a cada minuto. Banda sonora fantástica
O PIOR: Alguns problemas de camera
EDITORA: SCE
PLATAFORMA: PlayStation 4