"Os Croods - Uma Nova Era" ©Cinemundo

Os Croods – Uma Nova Era, em análise

“Os Croods – Uma Nova Era” é uma sequela decente e um razoável filme de entretenimento, mas que fica aquém do nomeado a Óscar do original. A qualidade do elenco e da animação mantém-se, mas a narrativa é mais pobre e focada no choque e não tanto no conteúdo. É um excelente filme para os mais pequenos, mas os adultos provavelmente já não acharão tanta piada.

Em 2013, a família dos “Croods” saiu da sua caverna e entrou no grande ecrã, trazendo um espirito pré-histórico que já não se sentia desde os “Flintstones”. Divertidos, irreverentes e desenrascados, as suas aventuras conquistaram pequenos, graúdos e até a Academia se rendeu, nomeando o filme para o Óscar de Melhor Filme de Animação em 2014.

Meses após a estreia do filme, e confirmando o seu sucesso, a produtora DreamWorks Animation anunciou que uma sequela iria ser produzida e que os escritores e realizadores Chris Sanders e Kirk DeMicco regressariam para expandir a história. No entanto, com atrasos e reviravoltas em 2016 a sequela acabou por ser cancelada, e apenas em 2017 se voltaria a confirmar que a produção estava de novo em curso, mas com alterações na equipa. Joel Crawford foi o escolhido como novo realizador, Mark Swift substituiu Jane Hartwell e Kristine Belson como produtor e o argumento passou a estar nas mãos de Dan Hageman, Kevin Hageman, Paul Fisher e Bob Logan. Mark Mothersbaugh é o novo compositor da banda sonora, substituindo Alan Silvestri.

Lê Também:
Os Croods, em análise

Entre a estreia do primeiro e do segundo filme, a DreamWorks uniu-se à Netflix para produzir uma série de animação, “Dawn of the Croods”, voltada para o público mais jovem, que conta a história dos Croods antes de se terem cruzado com Guy. A série foi lançada entre 2015 e 2017, tendo direito a 4 temporadas.

Reagendamentos derivados da pandemia da COVID-19 e a sequela “Os Croods – Uma Nova Era” (titulo original The Croods: A New Age) estreou finalmente em Novembro de 2020 nos EUA e em Julho de 2021 em Portugal. A distribuição do filme ficou ao encargo da Universal Pictures.

Quanto ao casting, os atores originais regressaram aos seus papéis, com Nicolas Cage como Grug, Emma Stone a interpretar Eep, Ryan Reynolds a dar voz a Guy, Catherine Keener no papel de Ugga, Clark Duke na voz de Thunk e Cloris Leachman como Gran. As novas adições contaram com Peter Dinklage a interpretar Phil Betterman, Leslie Mann a dar a voz a Hope Betterman e Kelly Marie Tran é Dawn Betterman. Quanto ao elenco da dobragem para português contamos com estrelas como Tomás Alves, Filipa Areosa, José Condessa, Mafalda Luís de Castro, Ana Brito e Cunha, Pedro Pernas, Cláudia Cadima e Pedro Bargado.

Croods
“Os Croods – Uma Nova Era” ©Cinemundo

Os Croods – Uma Nova Era” representa uma mudança da narrativa do homem da caverna para a evolução humana e o desenvolvimento da agricultura, da tecnologia e de espantosas invenções. O desafio passa a ser não só a sobrevivência, mas também a construção de uma sociedade onde grupos de indivíduos bastante diferentes consigam conviver. Temos o visível contraste entre os “selvagens” Croods e os “civilizados” Betterman.

Enquanto o filme original contou com uma base filosófica da parábola da “Alegoria da Caverna” de Platão e com a surpresa da novidade, que conjugado com uma animação cativante, um humor espontâneo e um ritmo acelerado, o tornou um dos melhores filmes de animação desse ano, no caso da sequela já não podemos contar com o mesmo nível de sucesso. “A New Age” é um seguimento que vale a pena acompanhar, mas que fica aquém do seu predecessor.

Croods
“Os Croods – Uma Nova Era” ©Cinemundo

Tanto o carisma do elenco, assim como a animação vibrante e atraente continuam a ser pontos fortes da saga. Nicolas Cage, Emma Stone e Ryan Reynolds constituem a alma do filme, Cloris Leachman deixa mais a sua marca na sequela e os Betterman entregam performances de aplaudir, com realce para o papel de Peter Dinklage e da interação entre Grug e Phil.

Outro grande ponto positivo deste filme, que constitui talvez a sua cena mais memorável é a das… THUNDER SISTERS! O poder feminino ao resgate dos homens e ao som do tema “Feel the Thunder” é épico, é memorável, é poderoso!

Porém, no que a sequela perde é ao nível da narrativa. A profundidade, autenticidade e empenho nas suas temáticas sofreu um certo desleixo, que deixa o filme um pouco vazio. É o suficiente para nos entreter durante hora e meia, mas saindo do cinema levamos a música das Thunder Sisters e pouco mais.

Croods
“Os Croods – Uma Nova Era” ©Cinemundo

Os Croods – Uma Nova Era” vai nos encantar com as suas cores e a sua animação, vai-nos fazer rir e até vibrar, os Betterman e as suas invenções são interessantes, mas no final quando se falar de “Croods” a maioria da audiência irá recordar-se do filme original.

TRAILER | A PRIMEIRA FAMÍLIA DA TERRA ENCONTRA UMA NOVA E EVOLUÍDA FAMÍLIA!

O teu voto vai para “Croods” ou “New Age”?

Os Croods: Uma Nova Era, em análise
Croods

Movie title: The Croods: A New Age

Movie description: Sobreviver não é fácil, mas o convívio com uma nova família, os Bettermans, que se acha mais evoluída é um desafio para qual os Croods não estão preparados. Poderão as duas famílias encontrar forma de viver em conjunto?

Date published: 1 de July de 2021

Country: EUA

Duration: 95 minutos

Director(s): Joel Crawford

Actor(s): Nicolas Cage , Ryan Reynolds, Emma Stone, Catherine Keener, Leslie Mann, Peter Dinklage, Clark Duke, Cloris Leachman , Kelly Marie Tran, Chris Sanders

Genre: Animação, Comédia, Aventura

  • Emanuel Candeias - 65
  • Virgílio Jesus - 70
68

CONCLUSÃO

“Os Croods – Uma Nova Era” vai nos encantar com as suas cores e a sua animação, vai-nos fazer rir e até vibrar, os Betterman e as suas invenções são interessantes, mas no final quando se falar de “Croods” a maioria da audiência irá recordar-se do filme original.

Pros

  • Elenco: tanto o original como as novas adições
  • Animação continua vibrante e atraente
  • “Feel the Thunder” e as Thunder Sisters!

Cons

  • Narrativa pouco ambiciosa, vazia e trivial
Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sending