Jonas (Louis Hofmann) e Martha (Lisa Vicari) (© Netflix

DARK | Guia para a terceira e última temporada

O ciclo está prestes a fechar-se em “Dark”, mas será que estás preparado para entrar dentro do apocalipse?

Atenção, este artigo contém spoilers da primeira e segunda temporada de “Dark”!

Antes do quebra-cabeças alemão refilávamos com os chamados “cliffhanger”, aquele final de temporada que só iríamos descobrir com o início da próxima. “Dark” eleva este conceito a um novo nível, longínquo do comum dos mortais. As perguntas sem resposta multiplicam-se na narrativa criada por Baran bo Odar e Jantje Friese, tecendo uma teia onde o “fim é o início e o início o fim”. Confuso?

De acordo com o criador da máquina do tempo da série, H.G. Tannhaus (Arnd Klawitter), “um objeto ou informação proveniente do futuro é enviada para o passado desencadeando a um ciclo interminável, no qual nenhum objecto tem uma origem real ou concreta. Existe sem ter sido criado.” É com este conceito, conhecido como o Paradoxo de Bootstrap ou Causal, em mente que vamos entrar na última temporada, procurando descobrir como é que uma mãe filha da própria filha é e acreditando que tudo irá ter o seu significado.

1 de 7

JONAS VS. ADAM

dark t3
Adam (Dietrich Hollinderbaumer)| © Netflix

Quando a segunda temporada estreou, estávamos convencidos de que Noah (Mark Waschke), o assustador padre responsável por torturar as crianças, era o inimigo. Não poderia ser assim tão simples. Na realidade, Noah era apenas uma das peças do jogo de Adam (Dietrich Hollinderbaumer), um viajante que fez do ano de 1921 a sua base, criando uma sala dedicada a um engenho que recorre à Partícula de Deus para viajar livremente, ou seja, sem estar preso ao ciclo dos 33 anos, como as restantes personagens.

Como nada em “Dark” tem uma resposta simples, descobrimos que o personagem desfigurado é na verdade Jonas com 66 anos de idade. O mesmo parece ser o líder de um grupo devoto a quebrar o ciclo vicioso de eventos ao anular o próprio tempo, ou seja, o conceito de tempo linear deixaria de existir. Parte do seu plano passa por colocar a sua versão jovem, Jonas, a bordo, o que aparentemente implica que Adam mate Martha (Lisa Vicari), enquanto Jonas (Louis Hofmann) observa impotente. De acordo com o mesmo, será esta dor que o levará a tornar-se na versão à sua frente e que mais tarde o fará querer destruir o mundo e construir um novo.

1 de 7

Inês Serra

Cresci a ir ao cinema, filha de pais que iam a sessões duplas...Será genético? Devoro livros e algumas séries. Fã incondicional do fantástico e do sci-fi. Gostaria de viver todos os dias com o mote Spielbergiano - "I dream for a living"

One thought on “DARK | Guia para a terceira e última temporada

  • Outro misterio que espero que seja mostrado agora é com relação a Jonas, por exemplo o que e quando ele fez entre a adolescência até ficar adulto. Até agora vimos ele adolescente, ele adulto e velho; mas a serie ainda não deu muita margem para explicar os períodos entre essas fases

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *