DARK

Dark | Guia para a Segunda Temporada

[tps_header]

Antes de regressarmos a Winden, talvez seja melhor relembrar (ou tentar perceber) o que aconteceu na primeira temporada de Dark…Em 2017, “Dark” ocupou o 4º lugar do nosso top “As Melhores Séries Estreadas em 2017,” conquistando-nos desde o primeiro episódio. Dois anos mais tarde, temos finalmente a esperança de encontrar mais algumas respostas para este brilhante quebra-cabeças alemão. Mas…será que ainda te lembras das perguntas e teorias?

[/tps_header]

Contém spoilers!

Partindo do inicío, “Dark” foi apresentada como uma série de mistério onde

Após o desaparecimento de uma criança, quatro famílias desesperadas procuram entender o que aconteceu, à medida que vão expondo um mistério que atravessa três gerações.

Lê Também:   Mapa das Séries: Todas as estreias nacionais de junho 2019

Parece dentro da normalidade para o género, não é? O problema começa quando nos começamos a aperceber da dimensão das analepses e prolepses que Baran bo Odar e Jantje Friese construíram em torno dos Nielsen, Kahnwald, Tiedemann e Doppler.

Para (tentar) facilitar, eis uma árvore genealógica dos principais habitantes de Winden:

dark family tree
Imagem cedida por Christianlorenz97

Vamos então mergulhar nas narrativas cruzadas de “Dark”.




DARK: O BÁSICO

dark jonas
Jonas Kahnwald (Louis Hofmann)

Antes de entrarmos nos detalhes, relembra que “Dark” começa em 2019 com o suicídio de Michael Kahnwald, pai de Jonas e marido de Hannah, o qual deixa uma carta com a indicação de “não abrir até 4 de novembro às 10:13 da noite.”

À medida que avançamos para essa data, descobrimos que um rapaz ruivo chamado Erik Obendorf está desaparecido há duas semanas, estando o caso entregue ao polícia Ulrich Nielsen. Sabemos que o caso é bastante pessoal para ele, uma vez que o seu irmão adolescente também desapareceu sem deixar rasto em Winden, há 33 anos atrás, ou seja, em 1953.

No dia 4, o filho de Ulrich, Mikkel, desaparece na floresta perto das grutas. No dia seguinte, o corpo de um miúdo com roupa dos anos 80 e uma moeda de 1986 à volta do pescoço aparece na floresta. Os seus olhos estavam cobertos de marcas de queimaduras graves e os seus tímpanos estavam completamente rebentados.

Lê Também:   Netflix em Junho | Os filmes que recomendamos

A versão adolescente de Jonas estava com Mikkel na noite do seu desaparecimento, pelo que decide tentar encontrá-lo. Na manhã seguinte, Mikkel emerge da mesma gruta em que entrou, só se apercebendo que já não está em 2019, mas em 1986, quando chega à cidade.

É a partir deste momento que ficamos a conhecer as três primeiras linhas temporais de “Dark” – 1953, 1986 e 2019, – por onde as várias gerações das quatro famílias viajam.




NOAH

dark netflix
Noah (Mark Waschke) e Mikkel (Daan Lennard Liebrenz)

Noah é provavelmente o personagem mais sombria e misteriosa da série. Podemos descrevê-lo como um padre homicida com a habilidade de viajar no tempo.

As origens de Noah são um elemento que gostaríamos, sem dúvida, de ver esclarecido na segunda temporada. No entanto, existem algumas pistas sobre quem ele poderá ser. Contrariamente a todos os outros habitantes de Winden, o misterioso padre é o único que aparenta ter sempre a mesma idade.

Lê Também:   30 thrillers baseados em factos reais

Existe uma insinuação de que Noah poderá ser o marido distante de Agnes Nielsen e o pai de Tronte, isto porque a mesma refere que foi casada com um padre. E, se prestares atenção, irás reparar que Tronte tem pequenas marcas de cigarro nos braços, que supostamente foram infligidas pelo seu pai.

Para além destes fatores, em 1953, o agricultor que viu as suas 33 ovelhas aparecerem mortas salienta que “Há um padre novo na igreja.” O timing coincide com a chegada de Agnes e Tronte, que alugam um quarto à mãe de Claudia.




CLAUDIA

dark claudia
Claudia Tiedemann (Julika Jenkins)

Em 1986, Claudia é a diretora da central nuclear localizada no centro de Winden, a qual nesse Verão sofreu uma fuga de radioatividade. Como resultado, barris de lixo nuclear foram armazenados nas caves, sendo mais tarde roubados pelo Estranho para servir como fonte de energia do dispositivo criado por Tannhaus, o qual é usado para criar/destruir os buracos no tempo.

Apercebe-mo-nos de que Claudia também está ciente das viagens no tempo e de que ela própria também terá algum conhecimento, quando a sua cadela desaparecida em 1953, reemerge das caves em 1986, onde esta a encontra. A mãe de Regina aparenta ser também a principal rival de Noah, mas ainda não estamos 100% seguros disso.

Lê Também:   Black Mirror | 25 factos que (provavelmente) desconheces

Claudia é igualmente responsável por entregar as plantas do dispositivo a Tannhaus, pedindo-lhe que construa a máquina, e quem convence o Estranho a repará-la, de forma a destruir o buraco temporal. Do seu lado, Noah defende que esta última parte é mentira, mas lá está, teremos de esperar para ver quem está a dizer a verdade.

Ficamos então com a ideia de que existem dois lados que irão entrar em conflito nesta nova temporada: Helge e Noah vs. o Estranho e Claudia…




O ESTRANHO

O Estranho (Andreas Pietschmann)

Descobrimos que o Estranho é de facto Jonas Kahnwald, filho de Michael que se suicidou na abertura da série, em adulto. 

O Estranho é um viajante do tempo que quer destruir o buraco temporal, algo que planeia fazer com a ajuda de uma máquina criada pelo relojoeiro e perito em viagens no tempo, Tannhaus.

De acordo com Noah, o buraco temporal foi na verdade criado quando o Estranho o tentou fechar.




HELGE

dark helge
Helge Doppler (Hermann Beyer)

Helge é o pai de Peter e o sogro de Charlotte. O mesmo é também o dono da ‘gruta temporal’, pelo menos em 2019 e 1986, e o peão de Noah, ajudando-o nos raptos e a cobrir o seu rasto.

À semelhança de Noah, a linha temporal de Helge também ainda não é clara. Sabemos que Helge era criança em 1953, quando o Ulrich de 2019 recua no tempo e tenta matar o Helge criança com uma pedrada na cabeça, deixando-o na ‘gruta temporal.’ No entanto, o pai de Peter não morre.

Lê Também:   TOP Séries que Regressam em 2019

Quando Jonas em adulto ativa a máquina feita por Tannhaus, com a intenção de fechar o buraco temporal, mas que acaba por o criar, ligando a sua versão adolescente à versão criança de Helge, uma vez que ambas estavam na ‘gruta temporal,’ embora em anos diferentes – Helge em 1953 e Jonas em 1986. Quando se tentam tocar, Jonas é projetado para o futuro que, segundo o ciclo, corresponde a 2052.

Já o que acontece a Helge não é claro, mas é provável que este seja o momento em que Noah o recruta, tendo em conta que o seu filho Peter, refere que o seu pai foi raptado em criança, em 1953.

Entretanto em 2019, Peter também comenta que Helge teve um acidente em novembro de 1986. Aliás, conhecemos Helge no mesmo ano a sofrer de demência, mas com ataques ocasionais de consciência, em parte devido a Ulrich o ter apontado como principal suspeito.

A versão 2019 de Helge afirma poder arranjar as coisas e alterar o passado e o futuro, fugindo da instituição onde vive para regressar a 1986. Nessa linha temporal, tenta convencer o Helge de meia-idade a desistir de trabalhar com Noah, mas sem sucesso. O resultado foi a morte da sua versão 2019 e o ferimento da de meia-idade.




PETER

Stephan Kampwirth
Charlotte (Karoline Eichhorn) e Peter Doppler (Stephan Kampwirth)

Como referimos, Peter é o filho de Helge e o marido de Charlotte, uma polícia da esquadra de Ulrich. Peter é homossexual, tendo encontros ocasionais com um prostituto travesti.

O seu contacto com os buracos temporais dá-se em 2019, na noite do desaparecimento de Mikkel, quando o corpo de Mads cai do tecto do ‘bunker’ de Helge na casa da floresta. Assustado, Peter chama Tronte, o pai de Mads e Ulrich. Quando ambos estão a analisar o corpo, a versão 2052 de Claudia aparece, ordenando-lhes que levem Mads para um sítio em que seja encontrado. Mediante a situação, é provável que Peter esteja a par das viagens no tempo.




MIKKEL E JONAS

dark netflix
Mikkel e Jonas

Mikkel é o pai de Jonas, filho de Ulrich, que em criança viaja para 1986, de onde não consegue regressar. Sem saber para onde ir e sozinho, Mikkel é levado para o hospital onde conhece a enfermeira Ines.

Os dois criam um laço e quando Mikkel tem alta, Ines decide acolhê-lo. A criança conta-lhe que é do futuro, embora a enfermeira inicialmente não acredite nele. No entanto, mais tarde, quando Mikkel (re)nasce e torna-se no rapaz que ela conheceu abandonado no hospital, ela não faz nada para prevenir o seu (re)desaparecimento.

No meio das linhas, Jonas apaixona-se por Martha, a irmã de Mikkel, que é na realidade a sua tia, o que o afasta assim que se apercebe deste facto.




BARTOSZ

Bartosz Tiedemann (Paul Lux)

Bartosz é o melhor amigo de Jonas em 2019, mas que partilha a mesma paixão: Martha, o que originou uma disputa entre ambos (antes de Jonas saber que Martha era sua tia).

O filho de Tiedemann é contactado por Noah, que lhe oferece várias previsões, todas corretas, convencendo-o a confiar nele. Desta forma, se de facto existir uma batalha, Bartosz já terá muito provavelmente escolhido o seu lado. Ainda assim, Claudia é a avó do jovem, mas que o mesmo acreditava estar morta até 2019, de acordo com o que os seus pais lhe contaram.

Existem ainda teorias de que Bartosz poderá, na realidade, ser Noah…




OS PARADOXOS

netflix

Ao longo de “Dark” o que não faltam são paradoxos, como já pudeste ver através deste artigo: o regresso para tentar impedir o que realmente acabou por despoletar o evento. Como referimos, o Estranho cria o buraco temporal ao tentar destruí-lo. Tannhaus só consegue terminar a sua máquina quando Noah lhe traz a sua versão partida (mas completa) do futuro.

De facto, Noah guarda consigo um caderno que parece ser um cronograma de todos os eventos, o que poderá significar que ele vem de um futuro mais distante (possivelmente 2052?), ou que é realmente um perito em viagens no tempo que estuda as diferentes linhas temporais. Mas se assim for, também significa que é impossível alterar o curso da história.




AS VIAGENS TEMPO

netflix

O epicentro das viagens no tempo de “Dark” partem de uma cave subterrânea, o bunker da casa da floresta de Helge, onde Noah construiu uma máquina que abre buracos temporais espaçados por precisamente 33 anos. Segundo a teoria que Charlotte partilha, um ano não tem 365 dias, uma vez que o ciclo só é completo e ‘reiniciado’ a cada 33 anos.

As crianças desaparecidas são os ratos de laboratório da máquina do tempo, a qual ainda não se encontra a funcionar corretamente, acabando por os matar e largar num buraco temporal aleatório (dentro da sequência). Simultaneamente, é aberto outro buraco de forma a que Helge possa arrastar os corpos para um sítio em que sejam encontrados.

Lê Também:   TOP MHD | Melhores Séries Estreadas em 2018

Por exemplo, o rapaz encontrado logo no primeiro episódio é Mads, o irmão de Ulrich que desapareceu em 1986 e que acabou por ser ‘cuspido’ para 2019.




O FUTURO

Dark
Jonas num primeiro vislumbre da segunda temporada

A primeira temporada de “Dark” termina com Jonas num futuro distópico, introduzindo a primeira linha temporal futurista da série: 2052.

A série termina assim, com Jonas num futuro e uma arma apontada à cabeça…

 

Acompanhaste a primeira temporada?

[tps_footer]

Lê Também:   TOP MHD | Melhores Séries de 2018

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *