Essencial Fellini | 6 filmes de regresso aos cinemas
6 filmes realizados por Federico Fellini regressam aos cinemas portugueses nos próximos meses de agosto e setembro.
A Risi Film, a Alambique e a Festa do Cinema Italiano associam-se à celebração do centenário do nascimento de Federico Fellini com a reposição de seis títulos emblemáticos em cópias restauradas, entre os meses de agosto e setembro, nas salas de cinema nacionais, cineclubes e auditórios do país.
Os filmes serão também lançados em novas edições DVD e disponíveis nas principais plataformas VoD até ao final do ano 2020. A este lançamento especial foi dado o nome de “Essencial Fellini“, uma forma dos espectadores conhecerem melhor os trabalhos deste cinema.
Em Janeiro de 1920, em Rimini, Itália, nascia Federico Fellini, genial inventor e grande mestre do cinema italiano. Fellini teve uma carreira de quase 50 anos e na sua maioria com grandes êxitos vencedores de vários prémios. Em 1960, ganhou a Palma de Ouro por “A Doce Vita” e foi nomeado 12 vezes aos Óscares. 4 dos seus filmes arrecadaram mesmo o galardão na categoria de Melhor Filme Internacional (anteriormente designado Melhor Filme de Língua Estrangeira). Em nome pessoal conseguiu um Óscar Honorário, que lhe foi entregue em 1993. A iniciativa “Essencial Fellini” procura repensar e redescobrir a multifacetada obra do cineasta.
O crítico Àngel Quintana, da revista Cahiers du Cinéma, revelou o seguinte sobre a obra felliniana:
As fronteiras entre ficção e realidade, às quais se substitui a visão de um cineasta demiurgo, criador de grandes artifícios visuais que volta a apropriar-se do grotesco carnavalesco, são postas em causa e surgem como projeções do inconsciente de uma sociedade. […] Autênticas explorações de um espaço que revelam a ilusão do espectáculo ou reflexões sobre as loucuras da criação, muitos dos filmes de Fellini têm como tema o processo criativo e fazem do “eu” do autor o centro desse processo. Fellini, investido por múltiplos alter ego, leva a cabo um complexo jogo de espelhos para entender como se constrói a realidade do homem moderno, que deve muito ao elo que consegue estabelecer com os seus próprios sonhos, recordações, desejos, frustrações e obsessões.
A seguir podes conhecer os filmes de Federico Fellini que regressam às salas de cinema. Será um verão cinematográfico especial tendo em conta estas obras-primas.