Delta Sweete revisitado por Mercury Rev

50 anos passaram desde que Delta Sweete de Bobbie Gentry foi lançado, timing ideal para os Mercury Rev anunciarem o seu álbum de covers do icónico LP. “Sermon” é a primeira faixa.

Está assim marcado para 8 de Fevereiro de 2019 o lançamento de Bobbie Gentry’s The Delta Sweete Revisited, por meio da Bella Union. Mercury Rev, a banda americana formada em 1989, tão conhecida pelo seu álbum de sucesso Deserter’s Songs, embarca agora neste novo projecto de releitura da obra-prima esquecida (talvez por alguns) de Bobbie Gentry.

No seu  refúgio para gravação nas Montanhas Catskill no estado de Nova York, o núcleo fundador dos Mercury Rev, Jonathan Donahue e “Grasshopper”, juntamente com Jesse Chandler (antigo membro dos Midlake), homenageia o triunfo criativo de Gentry abordando-o com uma sonoridade espaçosa e um toque alucinatório.

Lê Também:
Mercury Rev: Deserter’s Songs na calada da noite

Mas não estão sozinhos. Para o sucesso desta missão, contam com um alinhamento de primas-donas da música jazz, country, folk e alternativa, digna descendência da que foi uma das primeiras cantoras e compositores femininas da história da pop: Norah Jones, Hope Sandoval, Beth Orton, Lucinda Williams, Rachel Goswell, Vashti Bunyan, Marissa Nadler, Susanne Sundfør, Phoebe Bridgers, Margo Price, Kaela Sinclair, Carice Van Houten e Laetitia Sadier.

Já temos acesso ao primeiro single de Bobbie Gentry’s The Delta Sweete Revisited, o cover da “Sermon”, ao qual é a vez de Margo Price de dar voz e vida e que nos fala assim do que significa para si a lendária Bobbie Gentry:

Bobbie Gentry é uma das maiores escritoras e intérpretes do nosso tempo. Ela era a definição de country funk e soul do sul. As suas músicas foram bem trabalhadas, obras literárias. Bobbie produziu muito do seu próprio trabalho, pelo qual não recebeu crédito.  A sua influência na minha música tem sido enorme e a sua influência no mundo da música em geral é devastadora. Bobbie é icónica, original, eloquente e intemporal. Ela é uma maravilha indescritível  num mundo de clichés desgastados. Permaneceu uma voz forte e um eterno espírito do Delta, envolto em mistério, mas para sempre aqui.

MERCURY REV, BOBBIE GENTRY’S THE DELTA SWEETE REVISITED | “SERMON”

O alinhamento também já é conhecido, assemelhando-se ao do álbum original. No comunicado da imprensa é possível encontrar alguns indícios do que será este álbum de covers. Apesar das mudanças, a essência de Bobbie Gentry ainda está muito presente. A sua oscilação entre orgulho e mágoa, permanece no melancólico “Penduli Pendulum”.  O duo escolhido para interpretar esta música, Vashti Bunyan, com 54 anos de experiência no mundo da música, e Kaela Sinclair, com um álbum lançado este ano, tornam ainda mais explícita aquela oscilação de sentimentos.

Em “Courtyard”, o desesperado final de cordas e harpejos de guitarra, tão conhecido do LP de Bobbie Gentry, sofre uma reviravolta quando Mercury Rev monta um impressionante Delta Krautrock, no qual a cantora inglesa Beth Orton divaga, tal como a autora, sobre uma perda profunda acompanhada de uma valiosa memória.

Mercury Rev Delta Sweete Boby Gentry
Mercury Rev

“Ode to Billie Joe” não faz parte de Delta Sweete. Mas “Ode to Billie Joe” é aquilo a que chamamos de um “must” de Bobbie Gentry, que não poderia não aparecer. Assim Mercury Rev e Lucinda Williams juntam-se ao jantar de uma  família do Mississipi e entram na discussão daquele assunto trágico, que tanto marcou a artista.

Bobbie Gentry’s The Delta Sweete Revisited é tudo o que um álbum de covers deve ser, dois universos complementares: por um lado, a reverência pela música através de uma “imitação” do original; por outro lado, um lugar onde dar largas ao espírito inventivo e inovador. Bobbie Gentry’s The Delta Sweete Revisited será seguramente um excelente tributo à memória de Bobbie Gentry.

Lê Também:
Absolutely Free lançam "Still Life"

MERCURY REV, BOBBIE GENTRY’S THE DELTA SWEETE REVISITED | Alinhamento

  1. Okolona River Bottom Band ft. Norah Jones
  2. Big Boss Man ft. Hope Sandoval
  3. Reunion ft. Rachel Goswell
  4. Parchman Farm ft. Carice van Houten
  5. Mornin’ Glory ft. Laetitia Sadier
  6. Sermon ft. Margo Price
  7. Tobacco Road ft. Susanne Sundfør
  8. Penduli Pendulum ft. Vashti Bunyan with Kaela Sinclair
  9. Jessye Lisabeth ft. Phoebe Bridgers
  10. Refractions ft. Marissa Nadler
  11. Courtyard ft. Beth Orton
  12. Ode To Billie Joe ft. Lucinda Williams

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.