"Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc" ©Ufotable

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc, em análise

Um dos atuais reis do anime regressa para a sua 2ª temporada, “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc”, seguindo diretamente a história do filme sequela.

Apesar da devastação do incidente do “Mugen Train” (Comboio Infinito, em português) ainda pesar tanto no coração do público como sobre os membros do Demon Slayer Corps, a luta contra Muzan Kibutsuji e os seus demónios continua. Desta vez Tanjirou e companhia terão que se infiltrar num distrito de lazer – o Yoshiwara Entertainment District, procurar as esposas do Pilar do Som (Tengen Uzui) e enfrentar o demónio de rank superior que fez deste distrito o seu ninho.

O anime japonês baseado na série de mangá de mesmo título, escrita e ilustrada por Koyoharu Gotouge, teve a sua 2ª temporada, intitulada “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc”, anunciada a 14 de Fevereiro de 2021. A nova temporada manteve a realização por Haruo Sotozaki, com desenhos de personagens de Akira Matsushima e animação produzida pelos estúdios Ufotable. Assistimos ainda ao regresso da restante equipa de produção e do elenco da primeira temporada e do filme “Mugen Train”.

Lê Também:   Demon Slayer – Kimetsu No Yaiba – O filme: Comboio Infinito, em análise

A temporada foi transmitida pela Funimation e pela Crunchyroll (disponível em Portugal) entre 5 de Dezembro de 2021 até 13 de Fevereiro de 2022, num total de 11 episódios. Para o “Entertainment District Arc”, os temas musicais foram ambos realizado por Aimer, na abertura “Zankyō Sanka” (“Song of Reverberation”) e no encerramento “Asa ga Kuru” (“Daybreak”). Ambos os temas enquadram-se no ambiente de folia e boémia, havendo um equilíbrio entre a parte mais festiva na abertura e a realidade mais negra destes locais no encerramento.

A continuação do anime contou assim com as estrelas Natsuki Hanae a liderar como Tanjirou Kamado, Akari Kitou no papel de Nezuko Kamado, Hiro Shimono e Yoshitsugu Matsuoka interpretam Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira respetivamente, e com Katsuyuki Konishi a estrear-se como o protagonista Tengen Uzui. A 2ª temporada inclui também Miyuki Sawashiro na voz de Daki e Ryota Osaka deu vida a Gyuutarou.

Entertainment District Arc
“Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc” ©Ufotable

Demon Slayer” era um dos animes mais esperados da temporada de Inverno de 2021. Mangá, anime e o filme têm sido grandes fenómenos de sucesso, com o público a ansiar fervorosamente por novos arcos. Em Fevereiro de 2021, a mangá tinha mais de 150 milhões de cópias em circulação, tornando-se a nona série de mangá mais vendida de todos os tempos. O filme de sequela “Mugen Train” de 2020 tornou-se o filme de anime e filme japonês de maior bilheteria de todos os tempos. Aquando da 1ª temporada estreada em 2019, não pararam de chover elogios, particularmente direcionados à qualidade da animação, da integração perfeita com os efeitos digitais e das cenas de batalha fluidas. Tudo isso levou o anime a vencer diversos prémios, entre eles dois prémios nos Crunchyroll Anime Awards 2020 (Melhor Anime e Melhor Cena de Ação) e acima de tudo a ser considerado por muitos como um dos melhores anime da década.

O êxito da criação de Gotouge começa nas fortes influências em anime de referência como “JoJo’s Bizarre Adventure”, “Naruto” e “Bleach”, e ainda na inspiração de Tanjiro em “Rurouni Kenshin”. A animação, que cativou de início com as fortes cores e os traços carregados, adicionada à fusão digital e conjugando-se com a fluidez das cenas são já uma imagem de marca deste anime. Todavia, nesta temporada a equipa de produção conseguiu superar-se nas cenas de ação, entregando memoráveis lutas, de prender por completo a audiência nos seus lugares.

Kimetsu no Yaiba
“Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc” ©Ufotable

Em termos de narrativa, o “Entertainment District Arc” consegue achar uma harmonia, transmitindo os pontos-chave do arco de uma maneira extremamente envolvente e aliciante. É certo que talvez mais um episódio pudesse permitir explorar umas pequenas nuances, mas no final há o sentimento de uma resolução perfeita da história que estava a ser contada. Um dos pontos mais fortes do anime desde o seu lançamento é a transmissão de uma história completa, sem atrasos e desvios desnecessários, mas que se preocupa com o desenvolvimento lógico da mensagem e a criação de papéis ricos e relevantes.

Assistimos a um desenvolvimento natural das personagens principais: Tanjirou, Zenitsu e Inosuke, à introdução de personagens interessantes e bem escritas: como Tengen Uzui, ao mesmo tempo que é reforçada a mensagem da aparente invencibilidade dos demónios em comparação com os humanos, onde apenas a extrema força de vontade consegue superar esse fosso. Somos também lembrados que, no fundo, os demónios não passam de humanos que experienciaram terríveis infortúnios, mas que a dada altura das suas vidas desistiram de lutar e perderam a sua compaixão.

“Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc” ©Ufotable

Se não tiveste a oportunidade de ver o anime na Crunchyroll não percas a oportunidade com a estreia no canal Biggs. O “Entertainment District Arc” reforça a posição de “Demon Slayer” como um dos melhores anime em andamento e cada vez deixa mais a sua marca na História deste género. Imperdível, obrigatório, viciante… tens mesmo de ver! Como boas notícias finais, a 3ª temporada também já foi confirmada. A continuação do anime irá adaptar o “Swordsmith Village Arc” e também já foram lançados os designs de algumas das novas personagens principais desse arco.

TRAILER | A CAÇA DOS DEMON SLAYER CORPS AOS TWELVE KIZUKI COMEÇA AGORA!

Qual é o teu top 3 de anime?

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc, em análise
Demon Slayer

Name: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc

Description: A jornada de Tanjirou e dos seus companheiros continua numa missão pelo Entertainment District, um lugar onde os desejos são vendidos e os demónios habitam. Viajando ao lado do Pilar do Som, Tengen Uzui, eles terão que encontrar aliados e salvar a cidade do inimigo monstruoso que a aterroriza.

  • Emanuel Candeias - 90
90

CONCLUSÃO

Com as expectativas muito elevadas, depois de uma 1ª temporada estrondosa e de um filme sequela épico, a 2ª temporada, com “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc”, mantém a qualidade e continua a impressionar. Sem dúvida um dos melhores anime da década.

Pros

  • Cenas de ação, inacreditavelmente, continuam a melhorar!
  • Narrativa focada e incisiva.
  • Crescimento das personagens.

Cons

  • Tengen Uzui não tem tanto impacto como Kyoujurou Rengoku. No entanto não deixa de ser uma personagem muito interessante.
  • Pouco desenvolvimento da história background dos demónios.
  • Poderia ter sido investido um pouco mais no treino de Tanjirou, Zenitsu e Inosuke, assim como na passagem da história do filme para a nova temporada.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Leave a Reply