Devolo GigaGate | A ponte Wi-Fi de alta velocidade

A Devolo, líder europeia no mercado das Powerlines via rede elétrica, lançou agora uma bridge Wi-Fi de alta velocidade, especialmente concebida para o espaço multimédia de uma sala de estar ou de um small office.

devolo_gigagate

 

GIGAGATE | WI-FI DE ALTA VELOCIDADE PARA MULTIMÉDIA

O GigaGate da Devolo tem por objetivo disponibilizar Wi-Fi e internet super-rápida onde ela é cada vez mais necessária: smart TVs, streamers, Set-Top-Boxes de IPTV, consolas de jogos, além obviamente dos computadores, tablets e smarthpones. Tivemos oportunidade de testar em primeira mão este novo produto do qual aqui vos damos conta.

Streaming de vídeo 4K, áudio de alta resolução, jogos exigentes e rápido acesso a um NAS, são alguns dos maiores desafios hoje em dia nas nossas salas ou num small office  – uma ligação à rede e à internet estável e de alta velocidade. A resposta da Devolo que já conhecíamos como a referência nas powerlines (auxiliares de expansão das redes de dados via rede elétrica), dá pelo nome de GigaGate, concretamente uma ponte (bridge) Wi-Fi de alta velocidade, capaz de transmitir internet de 1 gigabit a partir de um router com essa capacidade.

O Devolo GigaGate – Starter Kit é composto por uma elegante Base, que se liga ao router via cabo ethernet (fornecido) e um Satélite que deve ser tipicamente posicionado junto do nosso sistema multimédia, ou no local de maior concentração dos dispositivos que fazem um uso mais exigente do Wi-Fi e da internet de alta velocidade. A ligação entre ambos é automática e imediata utilizando Wi-Fi de alta velocidade na banda de 5 GHz.

Lê Também:
A Banca dos Beijos 2 está quase a chegar

Lê Também: Powerline Devolo 1200+ WiFi ac | Em análise

devolo_gigagate

 

LIGÁMOS E USAMOS O DEVOLO GIGAGATE

Além do Wi-Fi a 2,4 GHz até 300 Mbps para smartphones e tablets em geral, o Satélite inclui também uma porta gigabit e quatro portas multimédia (Fast Ethernet), que permitem ligar estações de trabalho, ou dispositivos multimédia, criando uma solução all-in-one com internet na máxima velocidade. Como já estão a imaginar, estamos perante algo especialmente bem vindo por parte de quem, como nós, usa serviços de streaming, como o Netflix®, Spotify®, ou Tidal® (entre muitos outros).

Se esta solução resolve em boa medida o problema frequente do router não estar próximo ou já não ser suficiente para as necessidades dos diversos componentes e conteúdos do sistema multimédia da sala de estar, podemos ainda completar a rede por via de Satélites adicionais (vendidos separadamente), até oito conectados a uma só Base.

A ligação do sistema foi imediata, sem praticamente nenhum recurso ao manual. Base e Satélite emparelham com grande facilidade e sem qualquer necessidade de configuração. Esta naturalmente é exigida no caso habitual da ligação dos dispositivos móveis ao Wi-Fi, a qual decorreu com grande facilidade, tanto via chave de segurança (iPhone p.ex.), como via botão WPS (para o Android).

No caso de andares diferentes e placas de betão de permeio, tal como sugerido pela Devolo, o uso das powerlines via rede elétrica continua a ser a solução mais adequada que o GigaGate. Mas na generalidade dos espaços dum só piso, Base e Satélite funcionam muito bem mesmo a distâncias consideráveis. Experimentámos várias posicionamentos, a 5, 10 e até 15m de distância, com bastante sucesso, sendo fácil atingir ligações de 700, 900 e até 1073 Mbit/s.

Lê Também:
Leonardo DiCaprio e Barry Jenkins adaptam Virunga para a Netflix

Importante ter em conta que, para o sistema atingir a sua máxima velocidade, é nalguns casos importante deixá-lo procurar a melhor configuração interna, designadamente a escolha do melhor canal. Ao fim dum par de horas obtivemos com alguma surpresa 1073 Mbit/s em locais onde previamente já estávamos bastante satisfeitos com os belos 400 Mbit/s inicialmente medidos.

Estas medições são possíveis via a nossa já conhecida aplicação Cockpit, apo´s atualizada para a sua nova versão, disponíveis para os principais sistemas operativos (Windows, OSX e Linux). A app para smartphone, pelo menos no nosso caso ainda não reconhece o GigaGate embora como é hábito chez Devolo, tal não se faça esperar muito.

devolo_gigagate

Lê Também: Devolo WiFi repeater ac, em Análise

PREÇOS E DISPONIBILIDADE

O devolo GigaGate já está disponível no nosso mercado. O Starter Kit, que consiste em uma Base e um Satélite, custa 229,90 €. Um Satélite adicional 139,90 €.

Para mais informações, por favor visite www.devolo.pt.

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *