Mulan | © Disney

Disney | 50 curiosidades que provavelmente não sabes

[tps_header]

Será que és mesmo fã da Disney? Desafiamos-te a percorrer esta lista de curiosidades e a contar quantas delas é que já sabias… ou suspeitavas!

A Disney é sinónimo de magia e muitas muitas histórias! E se já nos alegra o espírito ver as suas longa-metragens, sejam animadas ou até live-action, e que nos transportam sempre para um universo vibrante, cheio de cor e até música, também temos um gosto especial quando descobrimos alguns segredos deste magnífico universo.

Aqui vamos revelar 50 curiosidades da Disney. Algumas até já são bastantes conhecidas pelo mundo inteiro mas outras, talvez não. Será que és um verdadeiro fã dos estúdios que ganharam vida com o rato Mickey? Não te preocupes, se não sabias até agora, esta é também a oportunidade ideal para descobrires estas pérolas da história.

[/tps_header]

O NOME DE WALT DISNEY

Walt Disney | © Disney

Com origens francesas, Walt Disney era na verdade d’Isigny. Por não ser de fácil pronunciação, o homem por trás deste universo mágico adaptou o nome para Disney.

No entanto as origens francesas continuam bem presentes em filmes do portfólio dos estúdios, como “Os Aristogatos” ou “Ratatouille” mais recentemente.




MICKEY & MINNIE

Mickey e Minnie
Mickey e Minnie | © 2004 – Walt Disney Studios

A história de amor entre Mickey e Minnie não aconteceu apenas nos ecrãs e histórias da Disney. Wayne Anthony Allwine, que foi a voz do rato Mickey por 32 anos, casou-se com Russi Taylor, a voz de Minnie em 1991. Os dois permaneceram casados até à morte de Allwine em 2009.




O RATO MICKEY

mickey disney
Rato Mickey | © Walt Disney

Já reparaste que o rato Mickey apenas tem quatro dedos em cada mão? Ao que parece foram os próprios animadores que sentiram que os cinco dedos o fariam parecer estranho, e por isso ficaram-se apenas pelos quatro.




A APOSTA NA PRINCESA

branca de neve disney
“Branca de Neve e os 7 Anões” | © Disney

Branca de Neve foi uma das maiores apostas dos estúdios da Disney, e considerada uma aposta de risco, onde se poderia perder tudo. Comvárias histórias que revelam que os estúdios se envolveram em dívidas para suportar a produção, “Branca de Neve e os Sete Anões” custou 1,4 milhões de dólares. Mas com o tempo, revelou-se uma boa aposta e ajustado à inflação actual, continua a ser um dos filmes mais tentáveis de sempre!




A PRIMEIRA BANDA SONORA

Branca de Neve
A Branca de Neve e os Sete Anões | © 1937 Disney. All rights reserved.

Os estúdios da Disney foram responsáveis pelo lançamento da primeira banda sonora oficial de um filme. Foi em 1944, com as músicas do seu sucesso de animação “A Branca de Neve e os Sete Anões”.




BRANCA DE NEVE

A Branca de Neve e os Sete Anões | © 1937 Disney. All rights reserved.

Tendo sido um dos primeiros projectos de animação do estúdio, foram várias as técnicas para trazer à vida a história de “Branca de Neve”. Mas sabias que uma delas foi a aplicação real de rouge? O objectivo era atingir um tom de pele natural e por isso o rouge foi aplicado directamente nas películas de animação.




AS PROPORÇÕES DAS PRINCESAS

Beauty and the Beast
Bela | © 1991 – Walt Disney Productions

Há muito que se fala sobre o corpo das princesas, e se são ou não demasiado fantasiados, mas a verdade é que as primeiras princesas da Disney foram todas elas desenhadas a partir de modelos reais. Por exemplo, Ariel (“A Pequena Sereia”) e Bela (“A Bela e o Monstro”), duas das que mais se costuma falar, foram inspiradas em Sherri Stoner.

Sherri Stoner não foi apenas modelo de duas princesas Disney como também se tornou argumentista e produtora de filmes de animação, incluindo “Animaniacs” e “Casper”.




“OITO” ÓSCARES HONORÁRIOS

Branca de Neve
© 1937 – Disney. All rights reserved.

Por “Branca de Neve e os Sete Anões”, Walt Disney foi presenteado pela Academia com um Óscar de “tamanho normal” e sete mais pequenos, a simbolizar os sete anões da história. O prémio foi atribuído como Óscar honorário, no âmbito do reconhecimento pela inovação apresentada nos ecrãs na longa-metragem de animação.




DISNEY NOS ÓSCARES

winnie the pooh disney
“As Extras Aventuras de Winnie the Pooh” | © Disney

Ao longo dos anos, os estúdios da Disney deixaram muitas marcas nas cerimónias da Academia mas Walt Disney conquistou algo que mais ninguém conseguiu. Walt Disney arrecadou 26 Óscares e foi nomeado 59 vezes. O seu último prémio foi ganho postumamente, em 1969, por “As Extras Aventuras de Winnie the Pooh”.




A INSPIRAÇÃO DO MONSTRO

Bela e o Monstro
© 1991 – Walt Disney Productions

Alguma vez tentaram decifrar se o monstro, de “A Bela e o Monstro” era algum animal em específico? A verdade é que ele não é apenas um! Glen Keane foi o animador supervisor para a criação do Monstro e decidiu inspirar-se no jardim zoológico para desenhar a personagem. Depois de uma visita inspiracional, foram utilizados a juba de um leão, a cabeça e os cornos de um búfalo, as sobrancelhas de um gorila, as presas de um javali selvagem, o tronco de um urso e as pernas e cauda de um lobo.




O CORCUNDA DE NOTRE DAME

Consegues ver a Bela ali no canto? | © Disney

Só em “Corcunda de Notre Dame”, existem três cameos: Bela, a carpete mágica de Alladin e até Pumba, de “O Rei Leão”, preparado para ser cozinhado.




PERSONAGENS MAIS SILENCIOSAS

Princesas Disney
Aurora, de “A Bela Adormecida” © Walt Disney Pictures

Há duas personagens centrais da Disney que simplesmente não gostam de falar. Ninguém consegue bater “Dumbo”, que apesar de ser um elefante, nunca fala uma única vez no filme. Mas se o excluirmos por não falar de facto, a personagem que menos se pronunciou no seu próprio foi Aurora, em “A Bela Adormecida“. A princesa tem apenas 18 falas ao longo do filme, espalhadas ao longo de apenas 18 minutos de aparição no ecrã ao longo de todo o filme.




AS LÍNGUAS ESCONDIDAS

O Rei Leão
O Rei Leão | © Disney

Apesar dos filmes terem sido todos feitos e falados na língua inglesa por defeito, alguns deles foram buscar inspiração a outras culturas. Em “O Rei Leão”, Simba é a palavra swahili para leão, e em “O Livro da Selva“, Bhalu é a palavra hindi para urso.




SEM PRINCESAS DURANTE 30 ANOS

a bela adormecida disney
“A Bela Adormecida” | © Disney

A maioria dos fãs provavelmente nem se apercebeu deste intervalo mas sim, é a verdade! A Disney fez um intervalo de 30 anos entre filmes de princesas. Depois de “A Bela Adormecida”, que não foi considerado um sucesso pelos estúdios, a primeira princesa a aparecer foi apenas em 1989, “A Pequena Sereia”.




OS DÁLMATAS SALVADORES

101 dálmatas disney
“101 Dálmatas” | © Disney

“A Bela Adormecida” continua a ser uma das histórias mais reconhecíveis do universo Disney mas perante os números da bilheteira nunca se conseguiu equiparar a outros êxitos, como “A Branca de Neve e os Sete Anões” por exemplo. Dado o falhanço da sua estreia, os salvadores do departamento de animação da Disney foi mesmo “101 Dálmatas”, lançado dois anos após a história de Aurora e que permitiu uma nova visão para a animação.




OS EFEITOS VISUAIS DA PEQUENA SEREIA

Disney
Ursula em “A Pequena Sereia” | © Disney

Sabias que aquele clip da tempestade em “A Pequena Sereia”, demorou cerca de um ano para ser feito e teve 10 artistas a trabalhar nele? No filme final, a cena tem apenas dois minutos!




A ÚLTIMA SUPERVISÃO DE WALT DISNEY

o livro da selva disney
“O Livro da Selva” | © 1967 – Walt Disney Studios

Sabias que o último filme da Disney a ser supervisionado pelo próprio Walt Disney foi “O Livro da Selva”? O magnata viria a morrer pouco depois em 1966, por cancro do pulmão.




O PRIMEIRO FILME DISNEY NA TV

Alice no País das Maravilhas | © Disney. All rights reserved.

A magia da Disney só começou a aparecer nos pequenos ecrãs em 1954. O primeiro filme animado a estrear-se na televisão foi mesmo “Alice no País das Maravilhas”, e no âmbito da série Disneyland, que procurava trazer um pouco da magia dos parques temáticos e estúdios Disney à tv.




JOSS WHEDON NA DISNEY

Toy Story
Rex, “Toy Story” | © 1995 – Walt Disney Studios. All rights reserved.

Parece difícil de acreditar se não falarmos nos “Vingadores” não é? Mas é verdade! Joss Whedon fez parte do grupo de argumentistas do êxito “Toy Story” e foi o criador da personagem de Rex, o dinossauro cobarde, e da icónica frase “You are a sad, strange little man” (trad. livre: Tu és um triste, estranho homem pequeno).




FILMES CRIADOS AO ALMOÇO

Uma Vida de Insecto
Uma Vida de Insecto | © Disney Pixar

Já pensaram como é que surgem as ideias para os mais variados filmes do catálogo da Disney? Sim, muitos são baseados em contos fantásticos que já existem há muito tempo na cultura, mas outros surgiram como ideias de brainstorming durante pausas de almoço. Só em 1994, ainda antes de “Toy Story” estar terminado, a equipa reuniu-se ao almoço e saiu de lá com as ideias para “Wall-E”, “Monstros e Companhia”, “Uma Vida de Insecto” e “À Procura de Nemo”. Hora produtiva não vos parece?




DISNEY E THE RING?

Lilo & Stitch | © 2005 Walt Disney Pictures

Sabes que existe uma ligação entre a Disney e o filme de terror “The Ring”? Sabem aquela voz doce que tanto gostamos da Lilo, de “Lilo e Stitch”? A jovem actriz que lhe dá a voz é Daveigh Case, a mesma rapariga que nos aterroriza os sonhos com o seu papel de Samara Morgan no filme de terror.




O TÍTULO DE REI LEÃO

shakespeare
© Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

Antes de se tornar “O Rei Leão”, o filme teve o título de “King of the Jungle”, ou seja, o rei da Selva. O título foi alterado assim que alguém da equipa referiu que os leões não habitam nas selvas.




TOY STORY COM INSPIRAÇÃO DE KUBRICK

Toy Story
Sid, “Toy Story” | © 1995 – Walt Disney Studios. All rights reserved.

A carpete do corredor da casa de Sid, o bully de “Toy Story”, foi inspirada no tenebroso corredor de “The Shining”. A influência surgiu da mente de Lee Unkrich, editor do filme e que é fã de Kubrick.




CÃES E MANCHAS

101 Dálmatas
© 1961 – Walt Disney Productions

Se os protagonistas já são 101 dálmatas, conseguem imaginar quantas manchas de dálmatas terá o filme todo de “Os 101 Dálmatas”? Segundo alguns fãs mais atentos, o filme tem 6,469,952 manchas pretas.

Já numa outra vertente, podemos ver que “Os 101 Dálmatas” têm ligação ao filme “Lady and the Tramp”, cujas várias personagens caninas aparecem na montra de uma loja de animais no primeiro filme.




ALADDIN VS MC HAMMER

Aladdin
© 1992 – Walt Disney Productions

As inspirações para as personagens Disney vêm mesmo de muito lado! Sabias que para se conseguir capturar os movimentos das calças de Aladdin, a inspiração foi o artista M. C. Hammer? O animador Glen Keane viu nos vídeos do artista uma oportunidade para perceber qual a melhor forma de capturar o movimento das calças sempre que Aladdin se mexia.




A INSPIRAÇÃO DE CRUELLA DE VIL

Cruella De Vil
Cruella De Vil | © 1961 – Walt Disney Productions

Uma das vilãs mais icónicas da Disney é Cruella de Vil e de acordo com Marc Davis, responsável pela sua criação, foi levemente baseada na actriz Tallulah Bankhead. Já o facto de ter um sotaque semelhante (na língua inglesa), é mera coincidência – Betty Lou Gerson foi quem deu a voz na animação original e, segundo a própria, as parecenças devem-se ao facto de serem ambas raparigas do Alabama, e que por essa razão os seus sotaques são semelhantes.




DÈJÁ VUs

Disney
Robin Hood | © 1973 – Walt Disney Studios. All rights reserved.

Conhecem aquela sensação de Dèjá Vu? Sim, é normal que o sintam ao verem animações da Disney, e não, não estamos a falar das aparições de personagens de outras histórias. De forma a reduzir custos nas produções, os estúdios da Disney começaram a utilizar uma técnica de animação, rotoscopia, que permitiu usar a mesma animação em diversos projectos. Por exemplo, várias partes do filme “Robin dos Bosques”, de 1973, foram retiradas de “A Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), “O Livro da Selva” (1967) e “Os Aristogatos” (1970).




O ÚLTIMO SELO DE APROVAÇÃO

os aristogatos disney
“Os Aristogatos” | © Disney

“O Livro da Selva” foi o último filme supervisionado pelo Walt Disney mas o último projecto a ter o selo de aprovação foi mesmo “Os Aristogatos”, lançado em 1970. Inicialmente, a longa-metragem esteve para ser feita como um filme para televisão, com duas partes e como parte integrante do programa “The Wonderful World of Disney”. A mudança para ser uma animação lançada no cinema foi idealizada por Walt Disney.




FRAMES DE HORAS

Monstros e Companhia
Monstros e Companhia | © Disney Pixar

Com técnicas cada vez mais detalhadas, tens ideia de quanto tempo demora a ser feita uma animação? Para teres uma ideia, no filme “Monstros e Companhia”, o monstro Sulley tem mais de 2.3 milhões de cabelos individuais, e sim, todos eles são animados! Neste caso em particular, sabe-se que cada frame individual da personagem levou, em média, 12 horas a ser produzido!




 CHRISTIAN BALE EM POCAHONTAS

pocahontas
Thomas e John Smith, “Pocahontas” | © Disney

Aqui nem sempre ouvimos as versões originais, mas sabias que até Christian Bale tem Disney no currículo? Sim, o actor foi o jovem Thomas, um dos membros da equipa de John Smith, em “Pocahontas”.




O NOME DE BOO

Monsters Inc
Monstros e Companhia | © Disney/Pixar

Será para sempre a pequena Boo, mas sabes que a pequena menina de “Monstros e Companhia” teve o seu nome revelado durante o filme? O nome de Boo é Mary, o nome da própria actriz que a interpretou (Mary Gibbs), e pode ser visto escrito num desenho do quarto da criança.




O NOME DE WALL-E

Wall-E | © Disney Pixar

Sabes de onde vem a inspiração do nome de Wall-E? Do próprio mentor dos estúdios! A icónica personagem tem o seu nome inspirado no de Walter Elias Disney.




PRINCESAS LOIRAS

Princesas Disney
Rapunzel é loira apenas por magia © Walt Disney Pictures

Já repararam que todas as princesas da Disney têm uma cor de cabelo diferente? E antes que digam que não é verdade, porque há mais que uma loira, podemos dizer que não é bem assim. Aurora, de “A Bela Adormecida” é de facto a única princesa loira; Cinderela é indicada como tendo um cabelo “tom morango”, e a verdade é que Rapunzel é uma morena, tendo apenas bonitos (e longos) cabelos loiros pela magia e feitiço a que foi sujeita.




OS BARULHOS DE ANIMAIS

The Lion King
O Rei Leão | © Disney

Sabias que os latidos de “Os 101 Dálmatas” foram criados por Clarence Nash, a voz do Pato Donald? E que os rugidos de “O Rei Leão” são na verdade de tigres? Ao que parece os verdadeiros rugidos de leões não foram considerados altos e imponentes o suficiente para serem utilizados na animação!




BRUCE, O TUBARÃO VEGETARIANO

Finding Nemo
À Procura de Nemo | © Disney Pixar

Há uma pequena ligação entre a Disney/Pixar e o icónico “Jaws”! Ao que parece, Bruce, o tubarão ‘vegetariano’ de “À Procura de Nemo”, foi buscar o seu nome ao tubarão mecânico de “Jaws” (que por sua vez foi buscar o nome ao advogado de Steven Spielberg).




SININHO, A PEQUENA FADA

Peter Pan
Sininho | © Disney

Especula-se muito que a pequena fadinha Sininho, de “Peter Pan”, foi inspirada na actriz Marilyn Monroe mas esse é apenas um mito urbano. A personagem pequenina e com um feitio vincado foi baseada na actriz Margaret Kerry, que chegou a replicar birras pelos palcos e bastidores de forma a usarem as expressões para o desenho de Sininho.




KEN

Toy Story 3
Barbie e Ken | © Disney Pixar

O boneco Ken de “Toy Story 3” não é uma versão comum do boneco. A Pixar fez questão que a nova personagem fosse baseada na versão ‘Animal Lovin’ Ken, de 1988.




AS VOZES DE OUTRORA

entrelaçados disney
“Entrelaçados” | © Disney

Por vezes existem cameos das personagens, mas foi em “Entrelaçados” que a Disney proporcionou 3 cameos de vozes. As vozes originais princesas da Disney que voltaram ao universo mágico da animação foram Jodie Benson (Ariel, “A Pequena Sereia”), Paige O’Hara (Bela, “A Bela e o Monstro”) e Judy Kuhn (Pocahontas).




UM JANTAR ROMÂNTICO

canais tvcine
Lady and the Tramp | © 1955 – Walt Disney Studios. All rights reserved.

É sem dúvida umas das cenas mais icónicas mas… quase que não existiu! A cena do jantar romântico de “Lady and the Tramp”, que até hoje continua a ser uma das cenas com mais paródias pelo mundo, não foi bem vista por Walt Disney. Apesar de ele gostar da ideia dos cães terem emoções humanas, ele não aceitava a ideia de se fazer uma refeição romântica com um fio de esparguete a ser partilhado, porque os cães costumam “discutir” pela comida. No entanto o animador Frank Thomas não desistiu e apresentou um rascunho a apresentar a ideia que ficaria no filme final.




UM VESTIDO DE PESO

Amy Adams
Amy Adams em “Enchanted” | © Disney

Em “Enchanted” as animações da Disney ganharam vida no mundo real mas a transição não foi assim ‘tão leve’. Ao que parece, o vestido branco utilizado por Amy Adams chegava aos 20 kg, tendo a actriz considerado extremamente difícil andar com ele.




BILLY CRYSTAL E O QUASE…

Monstros: A Universidade
Monstros: A Universidade | © Disney Pixar

Hoje é a voz icónica de Mike Wazowski, de “Monstros e Companhia”, mas sabias que Billy Crystal esteve quase para ser Buzz Lightyear, de “Toy Story”? O papel eventualmente foi para Tim Allen, depois de Crystal recusar, e o actor chegou mesmo a confirmar anos mais tarde que a recusa para “Toy Story” foi um dos seus maiores arrependimentos.




FILHAS ÚNICAS

Frozen
Ana e Elsa são a única dupla de irmãs em que são ambas consideradas princesas da Disney | © Disney

A maioria das princesas são filhas únicas e as excepções contam-se pelos dedos de uma mão! A primeira é Ariel, que tinha um vasto número de irmãs sereias, mas desde então apenas Merida, de “Brave”, havia entrado no grupo restrito de princesas com irmãos. No entanto mais recentemente há que não esquecer que Elsa e Ana, de “Frozen“, são uma poderosa dupla de irmãs e princesas da Disney!




O COFRE DA DISNEY

Disney
The Magical World of Disney | © 2015 Disney Enterprises, Inc. All rights reserved.

Sempre esteve envolto em mistério, e muitas histórias existem, mas é de facto uma verdade. Existe um cofre da Disney e está localizado em Glendale, na California. Ao que consta, trata-se de um edifício que guarda todo o conteúdo dos estúdios, desde os filmes produzidos até hoje até aos modelos e rascunhos e desenhos feitos na produção dos mesmos.




BELA E O MONSTRO, UM CONTO DRAMÁTICO

a bela e o monstro disney
“A Bela e o Monstro” | © Disney

A primeira ideia de “A Bela e o Monstro” nada tinha a ver com a versão mágica que conhecemos hoje. De facto, a primeira versão apresentada aos estúdios era mais dramática, nada tinha de adaptação musical, e tinha lugar em França, durante o século XVIII. O primeiro pitch de sketches durava 20 minutos mas Keffrey Katzenberg, na altura um dos responsáveis dos estúdios, não gostou da ideia e rapidamente a descartou, pedindo uma nova visão.




O LEGADO DO GÉNIO

Aladdin Génio
Aladdin | © Disney

Robin Williams deu vida ao icónico Génio de “Aladdin” e o seu trabalho é um dos maiores legados dentro deste universo mágico. O actor improvisou a maioria das suas falas e proporcionou para os arquivos do estúdio mais de 30 horas de gravações! O material guardado seria suficiente para fazer mais um filme mas a Walt Disney Studios está impedida de o fazer por uma cláusula do contrato do actor. A cláusula impeditiva não está relacionada com a Disney mas sim com o facto do actor não ter querido que a sua família pudesse a ficar pagar qualquer tipo de taxa relativamente a ganhos do trabalho do actor após a sua morte.




ABBA FORAM UMA OPÇÃO MUSICAL

Disney
O Rei Leão | © Disney

Até aos dias de hoje é uma das bandas sonoras mais icónicas do portfólio dos estúdios do Rato Mickey, mas o que muitos não sabem é que Elton John não foi a primeira escolha para “O Rei Leão”. Tim Rice, o escritor das canções do filme animado, quis que fossem os ABBA a fazer parte da banda sonora original. Quando o grupo recusou, Rice virou-se então para o cantor Elton John.




CAN YOU FEEL THE LOVE TONIGHT QUASE DE FORA

The Lion King
Simba e Nala, “O Rei Leão” | © Disney

É um dos temas mais conhecidos da banda sonora de “O Rei Leão”, mas “Can You Feel The Love Tonight” esteve quase excluída por completo do projecto final. Os estúdios inicialmente retiraram-na por entenderem que não se enquadrava no tema de pai-filho. No entanto, depois de um primeiro visionamento (sem a música), Elton John fez pressão e argumentou que era importante que o tema fizesse parte do filme. O cantor chegou mesmo a afirmar que a razão pela qual aceitou fazer parte da banda sonora do filme foi para poder escrever uma canção de amor da Disney.




FILMES 2D

winnie the pooh disney
“Winnie the Pooh” | © Disney Enterprises, Inc. All rights reserved.

O último filme animado em 2D lançado pela Disney, foi já em 2011, “Winnie the Pooh”.




UM MUNDO INTERLIGADO

Disney
Frozen | © Disney

Não há um único filme dos estúdios que não tenha ligação a pelo menos mais um! Se olharem com atenção, todas as personagens da Disney já fizeram aparições noutros filmes (se bem se lembram, uma das mais recentes é a aparição de Finn e Rapunzel em “Frozen”, na coroação de Elsa).




MICKEY, PATO DONALD E PATETA

Disney
Pato Donald, Pateta e Mickey | © 2004 – Walt Disney Studios

O trio maravilha, que constitui um dos primeiros grupos de personagens icónicas dos estúdios, também se faz notar em várias filmes actuais. Apesar de não fazerem parte dos contos de princesas, os três já tiveram aparições em vários filmes, mas aquela que reuniu os 3 foi em “A Pequena Sereia”. Se prestarem atenção, conseguirão vê-los na audiência do concerto do Rei Tritão. Não acreditam? Então revejam o filme!

[tps_footer]

Já fizeste as contas? Quantas sabias?

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *