Jacques Cousteau numa expedição do Mar Vermelho (1963) © National Geographic

Disney+ exibe o aclamado documentário, Cousteau Passado e Futuro

“Cousteau Passado e Futuro”, um documentário da National Geographic, da realizadora nomeada ao Óscar Liz Garbus, vai chegar à Disney+ Portugal.

Amplamente divulgado pela crítica, “Cousteau Passado e Futuro” é uma produção da National Geographic Documentary Films e vai ter estreia exclusiva na Disney+ Portugal a 24 de novembro. De Liz Garbus, cineasta já nomeada ao Óscar, o documentário conta a história do emblemático ambientalista e realizador Capitão Jacques-Yves Cousteau, um dos mais importantes exploradores do século XX.

SUBSCREVE JÁ À DISNEY+

Com produção de Dan Cogan (“The Apollo”), e da Story Syndicate, “Cousteau Passado e Futuro” estreou no Festival de Cinema de Telluride de 2021. Posteriormente, passou pelo circuito de festivais tendo arrecadado o Prémio Grierson na categoria de Melhor Documentário, na edição de 2021 do Festival de Cinema de Londres BFI e ainda o Critics’ Choice Documentary Award, na categoria de Melhor Documentário de Ciência/Natureza.

Um dos mais importantes exploradores do século XX, o Capitão Jacques-Yves Cousteau documentou as maravilhas exóticas que se escondem no oceano através de equipamentos inovadores. Venceu uma Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e dois Óscares, e esteve ainda à frente de dois emblemáticos programas de televisão, “The Undersea World of Jacques Cousteau” e “The Cousteau Odyssey”.

Lê Também:
Disney+ e National Geographic levam famosos à aventura

O seu trabalho tornou-se no epíteto da sua vida no mar e no seu famoso barco, o Calypso; foi autor de mais de 50 livros sobre a sua vida subaquática e inventou o Aqua-Lung, promovendo a evolução da prática de mergulho. A longo prazo, deixou também a sua marca como ambientalista, tendo sido uma das grandes figuras a alertar a população para o o aquecimento dos oceanos muitas décadas antes de a crise climática chegar à capa dos jornais. Apelou à protecção da Antártida, participou na primeira Cimeira da Terra e continua a ser uma das grandes figuras inspiradoras da temática.

Cousteau
© National Geograhic/Disney+

Recorrendo a mais de 550 horas de material de arquivo e imagens quase nunca antes vistas, Liz Garbus deixa que o material conte por si mesmo a história de Cousteau.

“Becoming Cousteau” centra-se no homem sobre quem a maioria das pessoas, ainda que tenham crescido a adorá-lo, pouco sabe. Começou por procurar petrolíferas que patrocinassem as suas aventuras à volta do mundo, e foi mais tarde que tomou consciência e se tornou no primeiro e mais importante defensor da preservação dos oceanos. Ainda que a sua vida familiar se tenha pautado por alguma instabilidade e tenha sido marcada por grandes perdas, Cousteau manteve-se fiel ao seu grande amor — o mar.

No entanto, fazem também parte do documentário mais de 100 horas de registos áudio, entrevistas e observações de colaboradores e membros da equipa, incluindo da primeira mulher e colaboradora, Simone Melchior, da segunda mulher, Francine Triplet, e do que esteve envolvido na criação da The Cousteau Society (Sociedade Cousteau).

TRAILER | UMA EXPLORAÇÃO DE JACQUES COUSTEAU

Conhecias a história de Jacques Cousteau? Vais ver o documentário na Disney+ Portugal?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2003 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *