© FromSoftware

Elden Ring | Tudo o que precisas de saber

“Elden Ring” já demonstra ser um dos lançamentos do ano. Se estás a pensar em comprar o jogo, vem descobrir tudo o que precisas de saber sobre o novo título da FromSoftware.

“Elden Ring” já é, em fevereiro, indiscutivelmente um dos lançamentos do ano, menos de um mês após ter alcançado o estado “gold”. Como já é habitual dos jogos da FromSoftware, o universo do jogo é extremamente grande, e consigo traz inúmeros colecionáveis, segredos, masmorras, e muito, muito mais. Tendo isto em conta, que melhor maneira existe de começares a tua aventura nas The Between Lands com uma lista de tudo aquilo que precisas de saber sobre “Elden Ring”?

Lê Também:
Os Jogos Mais Esperados de 2022

O LANÇAMENTO

Elden Ring
©FromSoftware

Não podíamos deixar de começar pelas informações que realmente interessam: “Elden Ring” está disponível para Xbox One, Playstation 4, Xbox Series X|S, Playstation 5 e PC. O jogo lança hoje e já é um dos títulos mais aclamados pela crítica.




AS CLASSES INICIAIS

Elden Ring
©FromSoftware

“Elden Ring” tem 10 classes iniciais para escolheres de entre as quais determinarás as tuas armas, armadura, atributos, habilidades e feitiços iniciais. Tem em mente que isto é apenas uma linha de base para a tua personagem e não te vai necessariamente prender a um caminho ou a outro.

As 10 Classes Iniciais disponíveis em “Elden Ring” são:

  • Astrólogo;
  • Bandido;
  • Confessor;
  • Herói;
  • Prisioneiro;
  • Profeta;
  • Samurai;
  • Vagabundo;
  • Guerreiro;
  • Miserável;




ESTATÍSTICAS E ATRIBUTOS DOS PERSONAGENS

Elden Ring
©FromSoftware

As estatísticas básicas presentes no Elden Ring serão familiares a qualquer pessoa que já tenha jogado Dark Souls. Estas incluem HP, FP, e Stamina. Existem 8 Estatísticas Principais ou Atributos disponíveis no Elden Ring que irão determinar ainda mais a capacidade de combate da tua personagem, incluindo: Vigor, Mente, Resistência, Força, Destreza, Inteligência, Fé e Arcano.

Cada Estatuto e os seus efeitos correspondentes estão listados abaixo:

  • Vigor – aumenta o HP total;
  • Mente – aumenta a FP;
  • Resistência – aumenta a Resistência e a Carga de Equipa;
  • Força – aumenta o poder de ataque de armas baseadas na Força, tais como Greatswords e Battle Axes;
  • Destreza – aumenta o poder de ataque de armas baseadas em Destreza, incluindo Arcos e Adagas;
  • Inteligência – necessária para lançar Sorceries e aumenta o seu respetivo dano;
  • Fé – necessário para lançar Encantações e aumenta a sua efetividade;
  • Arcano – aumenta as tuas hipóteses na Discovery;



OS KEEPSAKES DE “ELDEN RING”

Elden Ring
©FromSoftware

Os Keepsakes em Elden Ring são presentes iniciais especiais selecionados durante a criação da personagem. Qualquer classe pode escolher qualquer Keepsake para começar o jogo. Todos os Keepsakes também podem ser obtidos mais tarde. Pensa neles como um bónus extra para ajudar a tua build a sobreviver mais tempo. Podes também optar por não aceitar um Keepsake se preferires.

Existem 9 Keepsakes em “Elden Ring”, incluindo:

  • Crimson Amber Medallion: um medalhão incrustado com Crimson Amber. Aumenta o HP máximo;
  • Land’s Between Rune: consome este item para as Runes, permitindo-te subir de nível rapidamente;
  • Golden Seed: usado para melhorar o teu Vial;
  • Fanged Imp Ashes: Uma invocação espiritual;
  • Cracked Pot: Componente de item artesanal usado para criar vasos de arremesso;
  • Stonesword Key: Abre uma fechadura Imp Gargoyle Lock;
  • Bewitching Branch: Cinco ramos sagrados carregados com poder de sedução;
  • Boiled Prawn: Cinco pedaços de camarão que impulsionam a negação de danos físicos;
  • Shabriri’s Woe: Aumenta a acumulação de loucura.



NÍVEL DE TUTORIAL

Elden Ring
©FromSoftware

À semelhança de outros tantos títulos da FromSoftware, “Elden Ring” vai enviar-te para um encontro bastante difícil com um boss logo nas tuas primeiras horas de jogo, algo que a maioria dos jogadores não será capaz de derrotar imediatamente. Não te preocupes! Há uma forma de regressar a esta área mais tarde. Os jogadores são então encorajados a aceitar um nível de tutorial mais fácil para aprenderem o básico do jogo, incluindo o ataque, tipos de inimigos e muito mais.




O MUNDO DE “ELDEN RING”

Elden Ring
©FromSoftware

O mundo de “Elden Ring” é bastante grande, o maior de todos os títulos de Soulsborne até à data e inclui 6 regiões (ou biomas) distintos, incluindo campos ventosos, penhascos montanhosos e pântanos venenosos. Cada região é incrivelmente grande e diversa, estando potencialmente dividida em sub-regiões. Por exemplo, a primeira região do Limgrave tem as suas próprias definições adicionais que moldam a paisagem, incluindo as planícies varridas do Limgrave Ocidental e Oriental, a costa da Weeping Península e o Castelo de Stormveil. Cada região contém uma Legacy Dungeon – um encontro nas masmorras sombrias que trará muitas lembranças aos jogadores do franchise “Dark Souls”. Estas masmorras incluem inimigos desafiantes, mini-bosses e um épico encontro final contra um dos demónios do jogo. Cada zona também inclui vários tipos de cavernas, minas e outros encontros subterrâneos, expandindo substancialmente o conteúdo geral da região.

As regiões em Elden Ring não precisam de ser completadas em nenhuma ordem específica e tanto as Legacy Dungeons como os bosses principais dentro delas também não precisam necessariamente de ser derrotados antes de o jogador poder passar para a região seguinte. “Elden Ring” é uma verdadeira experiência de mundo aberto com poucas limitações para o jogador no que toca a situações desta natureza. Podem existir múltiplas rotas para o teu objetivo, tais como atravessar um portão do castelo ou passar por uma entrada lateral menos conhecida quando o Castelo Stormveil for o teu destino. Procurar rotas alternativas, especialmente se preferires evitar o combate, ou usar a furtividade, será importante para que alcances os teus objetivos.




O MAPA DE “ELDEN RING”

Elden Ring
©FromSoftware

O Mapa do Mundo de “Elden Ring” tem um belo estilo desenhado à mão que também inclui a mecânica já conhecida de Fog of War, que limita a visão das regiões que ainda tens por visitar. Vários tipos diferentes de ícones podem ser colocados no mapa pelo próprio jogador, permitindo-te designar pontos de interesse para os quais poderás querer voltar mais tarde, incluindo bosses desafiantes, tesouros, NPCs e mais. Os beacons também podem ser colocados em qualquer parte do mapa. Esses beacons aparecerão então no mundo do jogo como pilares altos de luz azul, ajudando-te a encontrar mais facilmente os teus objetivos desejados. No entanto também podes ir descobrindo fragmentos do mapa ao longo da tua jornada, uma vez que te irão ajudar a limpar todo o Fog Of War sem teres que visitar a região em questão.




“ELDEN RING” VS. “DARK SOULS”

Elden Ring
©FromSoftware

As formas de jogabilidade em “Elden Ring” devem ser bastante familiares aos jogadores que já jogaram títulos como “Dark Souls”, mas este jogo é muito mais do que um “Dark Souls 4”. Alguns dos melhores sistemas de jogabilidade da franquia “Soulsborne” voltaram e foram também introduzidos novos sistemas. Por exemplo, as Souls presentes em “Dark Souls” são agora chamadas de Runes em “Elden Ring”. Tal como noutros jogos Souls, podes usar estas Runes para elevar o nível da tua personagem ou comprar itens a comerciantes NPC’s. Os Bonfires são agora Sites of Lost Grace. Estes estão espalhados por todo o mapa e permitem tarefas semelhantes às das antigas Bonfires como elevar o nível do teu personagem e alocar pontos de atributos. Morrer em “Elden Ring” vai enviar-te de volta para o Site of Lost Grace mais próximo. Ao morreres, também largas todas as tuas Runas no chão e tens uma hipótese durante a tua próxima vida de as recuperares. Por falar em morte, o dano da queda foi significativamente reduzido para te ajudar a navegar melhor no mundo massivo de “Elden Ring”. Saltar faz agora tabém parte de “Elden Ring”, adicionando ainda mais mobilidade e opções de exploração à experiência de jogabilidade principal do jogo.




A DIFICULDADE DE “ELDEN RING”

Elden Ring
©FromSoftware

Não existe nenhum slider de dificuldade ou modo fácil que possas selecionar em “Elden Ring”. Em vez disso, os jogadores que estão a combater são encorajados a continuar a sua aventura em busca de melhores armas, armaduras e habilidades, a elevar ainda mais o nível do seu personagem ou a procurar a ajuda de outros jogadores via co-op. Tanto o New Game Plus como finais múltiplos existirão em “Elden Ring” , embora uma recente entrevista com um dos criadores do jogo tenha apontado que seria impossível completar  “Elden Ring” a 100%  na tua primeira sessão de jogo devido a múltiplas ramificações do jogo, especialmente na reta final da história.




O COMBATE EM “ELDEN RING”

Elden Ring
©FromSoftware

Existem tantas opções de combate em “Elden Ring” que a quantidade de costumização que podes ter numa build é quase infinita. Como podes esperar num jogo de estilo Souls, as armas podem tanto ser de uma ou duas mãos. As armas de duas mãos também te dão acesso a ataques únicos do tipo Weapon Art chamados Ashes of War. Ataques carregados também são possíveis no “Elden Ring”, resultando em ainda mais danos para a saúde e postura.

Os danos posturais nos inimigos constituem também uma grande parte do combate em “Elden Ring”, embora não haja um contador visível nos inimigos que te mostre quanto dano posturais eles sofreram. Assim que quebrares a postura de um adversário, será mais fácil para ti conseguir um grande golpe crítico. O Powerstancing faz um regresso épico a “Elden Ring”, permitindo que os jogadores desbloqueiem novos e poderosos movimentos enquanto usam duas armas ao mesmo tempo. A única restrição aqui é que ambas as armas precisam de ser do mesmo tipo. Falámos há pouco na mecânica de salto em “Elden Ring” como um novo meio de movimento e exploração, mas saltar também serve um propósito em combate. Por exemplo, os ataques de salto fazem significativamente mais danos de saúde e postura aos inimigos.




FEITIÇOS EM “ELDEN RING”

Elden Ring
©FromSoftware

Os feitiços em “Elden Ring” são habilidades mágicas poderosas que vêm sob a forma de Sorceries ou Incantations. As Sorceries requerem uma quantidade específica de Intelligence para serem usadas, enquanto as Incantations requerem o Faith. Ambos os tipos de feitiço usam FP para se concretizarem.

Os feitiços também podem ser carregados e muitas vezes têm efeitos totalmente novos em comparação com a sua forma normal, e não estamos a falar apenas de mais danos. Alguns feitiços, quando carregados, podem também derrubar inimigos montados em cavalos ou colocar efeitos mais duradouros no ambiente. Os feitiços em “Elden Ring” têm de ser memorizados primeiro antes de poderem ser lançados. Cada Feitiço requer 1 ou 2 espaços de memorização, dependendo da força do Feitiço.




O PAPEL DA FURTIVIDADE

Elden Ring
©FromSoftware

Movimentares-te através do botão Crouch/Stealth também pode ter um grande impacto no resultado dos teus combates dentro de “Elden Ring”. Os inimigos terão menos probabilidades de reparar em ti se estiveres agachado, e os benefícios do stealth são ainda mais amplificados durante o ciclo noturno. Atacar inimigos enquanto agachado pode resultar em grandes danos críticos.




A IMPORTÂNCIA DO TEU ARSENAL

Elden Ring
©FromSoftware

Existe uma vasta gama de armas no jogo incluindo Espadas, Lanças, Tacos e muito, muito mais. Existem também armaduras de tipos leves, médias e pesadas, dando-te muitas opções para te defenderes ao longo da tua aventura nas The Lands Between. A armadura pesada, em particular, proporciona maior equilíbrio para a tua construção, tornando-te menos susceptível de cambalear ao sofreres ataques inimigos. Empunhar uma arma pesada com duas mãos também te proporciona um efeito semelhante.

Um sistema de peso de equipamento também está presente em “Elden Ring”. Com este sistema, quando carregas mais de 70% da tua carga máxima de equipamento, a tua capacidade de fuga torna-se mais lenta e desajeitada. Se ultrapassares a carga máxima de equipamento irás perder completamente qualquer tipo de manobra de evasão (algo que não sugerimos). As Smithing Tables podem ser encontradas no mundo e podes utilizá-las para completar alguns upgrades de armas.

André Silva

Host do podcast "Duplo Sentido". Provavelmente o jogador mais azarado do mundo, o fanático por tecnologias e videojogos conseguiu vingar no pequeno grande mundo dos eSports (mesmo que por pouco tempo).

André Silva has 197 posts and counting. See all posts by André Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.