Foto de Solen Feyissa no © Unsplash

Descobre como enviar fax pelo Gmail

Embora tenha perdido popularidade, o fax continua a ser usado para o envio de documentos importantes para determinadas empresas e organismos governamentais.

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, já não precisas de um aparelho de grandes dimensões para enviar faxes. Hoje em dia, é possível enviar faxes com recurso a um simples computador e até num smartphone.

Basta teres uma conta Gmail ou, em alternativa, recorrer a aplicações de fax online. Hoje vamos explicar, passo a passo, como enviar um fax a partir do correio eletrónico mais utilizado no mundo.

Uma vez que o Gmail não tem esta funcionalidade incorporada, precisas de utilizar um serviço externo, como o Fax.Plus. Mas não te preocupes, é muito fácil e, acima de tudo, seguro!




Como enviar um fax pelo Gmail

O primeiro passo é iniciar sessão no Gmail e carregar em ‘Google Apps’ (quadrado com seis ‘bolinhas’ no canto superior direito). Desce até ao fim e clica em Chrome Web Store.

  1. Pesquisa e abre o serviço “Fax Plus”. Clique no botão Usar/Instalar;
  2. É hora de configurar;
  3. Concluída esta parte mais chata, a extensão já está instalada;
  4. Carrega no ícone e introduz o número de fax do destinatário, que começa sempre com um “+” seguido do indicativo do país e do número de fax local. Sem qualquer espaço entre eles;
  5. Clica em Novo Fax;
  6. Vai ser aberta uma janela tal e qual como se estivesses a enviar um e-mail só que com o endereço do destinatário adicionado pelo serviço;
  7. Podes adicionar alguma mensagem que consideres útil;
  8. Utiliza o ícone do clipe para anexar os ficheiros que pretendes enviar como fax.
  9. Se está tudo correto, clica no botão ‘Enviar’ e, de seguida, receberás um e-mail a confirmar que foi enviado!
Lê Também:   iPhone disponibiliza finalmente atualização muito desejada pelos utilizadores

É possível enviar faxes em vários formatos, nomeadamente WordExcel, PDF, JPG, TXT e TIFF. Esta extensão está também disponível para Android e iOS e oferece um período de testes sem qualquer custo.

Porém, após esse período, tem um custo de seis euros por mês e permite-te enviar até 200 páginas para 180 países, atribui um número de fax para receber faxes, oferece armazenamento ilimitado de faxes entre outros benefícios.

Mas também há serviços inteiramente gratuitos. No entanto, apresentam limitações no número de páginas e destinatários. Se não lidas com faxes regularmente, talvez seja uma boa opção para ti. Já se envias e recebes regularmente, provavelmente terás mesmo de pagar.

Já conhecias esta possibilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *