Clássicos: Film Noir

Especial “Clássicos: Film Noir” em maio no TVCine2

Durante o mês de maio o Canal TVCine2 tem uma rubrica muito especial dedicada ao género do film-noir que conquistou Hollywood nos anos 40.

Os Clássicos de maio do TVCine 2 estão dedicados a um género do cinema que teve grande êxito na década de 1940 em Hollywood. Suspense, terror, intriga, obsessão, crime, ética e moral ambíguas, são alguns dos elementos que fizeram dos Film Noir um grande sucesso, revistos hoje como obras primas do cinema.

Uma das marcas estéticas do Film Noir, senão mesmo a sua maior característica, era a iluminação. Com ela era evidente o forte contraste entre o claro e o escuro, o branco e o negro, a luz e a sombra, de forma a destacar elementos ou personagens ou a mitigar situações e sequências. A designação Film Noir virá de uma famosa colecção criada pela editora francesa Gallimard, a Série Noire, que consistia de romances policiais com capa preta e amarela e sobrecapa preta e extremidades brancas.

CLÁSSICOS: FILM NOIR PASSA NO TVCINE2

TVCine
“O Sniper” é o primeiro filme do especial Clássicos: Film Noir
Lê Também:
10 filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa em maio

A utilização da luz é uma característica dos cineastas alemães, como Fritz Lang, Billy Wilder e Robert Siodmak, representantes maiores do expressionismo, que tiveram que fugir da Europa nazi e que em Hollywood puderam exponenciar toda a sua arte, sem grandes restrições. 

“O Sniper” (1952), de Edward Dmytryk é o primeiro filme exibido. Neste filme um sniper asassina brutalmente jovens mulheres, todas morenas. Cabe à polícia traçar o perfil psicológico deste homicida para ajudar à sua captura. “O Sniper” foi nomeado ao Óscar de Melhor Argumento Original.

“4 Homens e Uma Mulher” (1955), de Phil Karlson é o filme que se segue. O enredo aliás acabou por servir de inspiração à série Ocean’s e Martin Scorsese já confessou que foi muito influenciado pelo trabalho de Phil Karlson quando ele próprio realizou o seu “Casino” (1995).

“O Homem do Revólver Silencioso” (1958), de Don Siegel, e “Assassino Por Contrato” (1958), de Irving Lerner, são os restantes filmes noirs de Hollywood, que constituem o Clássicos: Film Noir.

Clássicos: Film Noir, de 10 a 31 de maio, sempre às terças-feiras, às 22h, no TVCine 2.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1358 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.