Esquadrão Suicida | As loucas indumentárias do Joker

Na pele do Joker de Esquadrão Suicida, Jared Leto é a perfeita imagem de um gangster ensandecido com um estilo tão doido como a sua personagem.

 

<< O sensual guarda-roupa de Harley Quinn | O vestuário sobrenatural de Enchantress >>

 

Para uma personagem cujo estilo exuberante tem vindo a ser uma das suas principais características, é interessante que a primeira vez que vemos o Joker em Esquadrão Suicida, a única cor viva ele que apresenta é a do seu cabelo. Preso no Arkham Asylum ele aparece-nos com um colete-de-forças branco a bloquear os seus movimentos, mas depressa se liberta dele – mesmo a tempo de torturar a sua médica preferida com uns quantos choques elétricos.

esquadrão suicida

Aquando desse eletrizante momento, o Joker está de tronco nu, mostrando ao mundo as tatuagens que tanto transtornaram alguns dos mais ferrenhos fãs da DC, que não estavam preparados para ver assim uma personagem que tantas vezes tem sido representado como palhaço dandy do Inferno. Bem, ele continua a ser uma espécie de dandy, mas o seu gosto mudou bastante e está agora mais próximo da estética dos grandes gantgsers do momento. Daí vêm as tatuagens, os dentes metálicos e, mais tarde, a joalharia excessiva. Kate Hawley, a figurinista,  inspirou-se maioritariamente nos chefes dos cartéis de droga dentro dos EUA e chegou mesmo a tentar comprar peças de joalharia que tinham pertencido a esses criminosos.

joker-esquadrao-suicida-tatuagens

Tão exuberante é este novo Joker que nem tem gosto pelos fatos roxos que o definiram ao longo das suas passadas aparições cinematográficas. Aliás, o mais próximo que vemos desse roxo intenso é uma luva cirúrgica usada por ele durante a sua fuga do Asilo. Quando, pelo contrário o vemos como o rei do crime de Gotham, ele veste um smoking e o que parece ser o conteúdo inteiro da montra de uma relojoaria de luxo.

Lê Também:
50 atores irreconhecíveis em filmes do século XXI

esquadrão suicida

esquadrão suicida

esquadrão suicida

Esta opulência descarada remete novamente para a imagem do gangster espampanante dos tempos modernos. Veja-se ainda um fato de lamé dourado que ele veste para intimidar um guarda prisional ou a sobrecasaca de pele de crocodilo que usa sobre um par de calças de pijama e boxers com a bandeira dos EUA a dourado. Tudo isto é de um luxo absoluto, mas a aplicação desse luxo está mais próxima dos participantes de Jersey Shore do que de qualquer noção clássica de elegância masculina.

Lê Também: O Clube de Dallas – Sublimes prestações de Matthew McConaughey e Jared Leto

Por entre as breves aparições do Joker no filme, ainda o vemos ocasionalmente envergar algo mais discreto, mas isso ou é feito quando este se está a disfarçar ou quando está em privado. Esse registo de descontração privada chega ao seu perverso píncaro quando o vemos deitado no chão do que parece ser o seu quarto, rodeado de várias armas como uma espécie de altar à carnificina sem sentido.

esquadrão suicida

esquadrão suicida

Também monocromático é o figurino que ele usa para tentar resgatar a sua amada das garras das forças governamentais. Só que nessa ocasião a sua indumentária é tudo menos relaxada ou informal. De um helicóptero e com uma metralhadora nas mãos, o vilão mais ensandecido da história da banda-desenhada exibe-se com um fraque completo com gravata branca, flor na lapela e sapatos marfim personalizados com a perversa imagem de uma boca em disforme riso (como nas suas tatuagens).

Lê Também:
Downton Abbey | Novas modas para “Uma Nova Era”

esquadrão suicida

Anteriormente no filme, havíamos visto este vilão na companhia de Harley durante o seu auge romântico – ela com o seu uniforme original e ele de fraque. A partir do flashback, essa imagem e o figurino dele tornam-se marcas potentes dos seus anos de glória e malvadez. Grandes fãs da personagem hão de ver logo que esse momento e seus figurinos são uma homenagem a uma das mais famosas ilustrações do casal.

esquadrão suicida

 

<< O sensual guarda-roupa de Harley Quinn | O vestuário sobrenatural de Enchantress >>

 

Do maior pavão (ou fashion victim) de Esquadrão Suicida passamos á sua verdadeira antagonista. Vem descobrir o estilo de Enchantress, na próxima página!


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1571 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.