Esquadrão Suicida | O estilo de Deadshot

Entre os coloridos anti-heróis de Esquadrão Suicida, o Deadshot de Will Smith tem um dos figurinos mais relativamente discretos. Não deixa, no entanto, de ser uma figura cheia de estilo.

 

<< Introdução | O sensual guarda-roupa de Harley Quinn >>

 

Antes de vermos Will Smith em ação como Deadshot, uma das primeiras imagens de Esquadrão Suicida é a deste vilão dentro da sua cela. Aí, o seu figurino é deliberadamente genérico, reduzindo a figura deste mestre hitman a apenas mais um banal criminoso no seu uniforme de presidiário. Tendo em conta que, quando em combate, os protagonistas de Esquadrão Suicida estão cobertos com símbolos, mensagens e nomes que os caracterizam, este anonimato prisional é particularmente impactante.

esquadrão suicida

Antes de nos debruçarmos sobre o fato de combate de Deadshot temos ainda que falar do vislumbre da sua vida pessoal antes de este acabar na cadeia. Num flashback, observamos a relação próxima que o assassino tem coma filha, enquanto os dois fazem compras de Natal. É precisamente o amor paternal que serve como principal elemento humanizante na caracterização de Deadshot pelo que esta é uma cena crucial para o seu desenvolvimento.

Vê Também: Suicide Squad | Warner Bros lança vídeos individuais para cada vilão

Essa componente quase doméstica não implica, no entanto, que Deadshot apareça como um normal pai de meia-idade. Pelo contrário, Floyd Lawson é quase um dandy ou um gangster saído da Harlem dos anos 70. O casaco de cabedal comprido, as luvas, o cinto com uma fivela vistosa, detalhes metálicos nos sapatos, o chapéu de abas largas e a camisola de gola alta complementada por um crucifixo formam um conjunto imensamente vistoso, que o coloca em enorme contraste com a sua filha angelical num casaco branco.

esquadrão suicida

Podemos acusar Kate Hawley de estar a capitalizar numa imagética fortemente associada à cultura afro-americana como modo de facilmente caracterizar (ou estereotipar) a personagem, mas é nos detalhes que estão as verdadeiras glórias destes figurinos. Neste caso, referimo-nos ao crucifixo que evidencia uma componente espiritual que volta a marcar presença no seu fato de combate. De uma cruz de metal passamos a ter uma passagem parafraseada da Bíblia a adornar a garganta do assassino profissional: “I am the light – the way.” A mesma mensagem também adorna as suas armas num toque de pérfido humor negro.

esquadrão suicida

Como podemos ver, ao olhar para a nossa realidade, o fervor religioso e uma vida de crime vêm muitas vezes de mãos dadas. Mas, mais que uma referência aos mafiosos e gangsters que inundam a cultura pop, estes detalhes servem para humanizar a personagem e dar um pouco de personalidade a um fato de combate um pouco genérico. Aqui, a armadura preta domina a figura de Will Smith como já é hábito neste tipo de filmes de super-heróis (especialmente da DC), e os detalhes são por isso de grande relevância.

esquadrão suicida

esquadrão suicida

Outros desses detalhes a destacar são as armas (verdadeiras!) que integram os braços da armadura, os toques de vermelho vivo e a máscara completa com uma mira laser. Essa máscara foi criada à insistência de David Ayer que chegou mesmo a desenhá-la juntamente com a armadura peitoral. Apesar dessa armadura preta ser genérica, os detalhes conseguem personalizar o look de Deadshot e marcam-no, desde início, como uma das personagens mais sãs e de fácil simpatia nesta trupe de mortíferos super criminosos.

 

<< Introdução | O sensual guarda-roupa de Harley Quinn >>

 

Continua a exploração deste guarda-roupa na próxima página, onde exploramos os figurinos da grande diva do Esquadrão Suicida – a divertida e tresloucada Harley Quinn.


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1577 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.