"Modern Family" e "Vikings" dizem adeus. Já "The Handmaid's Tale" chega finalmente à televisão nacional |©FOX/NOS

Mapa das Séries | Estreias nacionais de maio 2020

[tps_header]

Estreias nacionais de séries são uma constante nesta era digital que vivemos. Como conseguir acompanhar toda a ficção televisiva que estreia e compreender qual a que mais vale a pena?  A Magazine.HD dá uma ajuda! 

Em maio temos direito ao princípio do fim de “Modern Family”, com o início da emissão da sua décima primeira temporada e também o adeus a “Vikings”. Tempo também para descobrir novos conteúdos diversos, muitos deles protagonizados por estrelas do grande ecrã como Jude Law, Nicole Kidman, Elle Fanning,  Mark Ruffalo, entre outros nomes sonantes…

[/tps_header]

ESTREIAS  DE 1 A 7 DE MAIO 

Estreias Nacionais séries maio
“Modern Family” despede-se ao fim de 11 temporadas |©FOX

Estreia da semana: “Modern Family” – 4 de maio às 21h00 (FOX Comedy)

A primeira semana do mês arranca em grande com diversas estreias nacionais de peso num único dia e em geral com diversas primeiras temporadas em plataformas múltiplas.

No dia 1 e na Netflix surge a mais recente criação do já incontornável Ryan Murphy, que nos trouxe séries como”American Horror Story”, “American Crime Story”, “Nip/Tuck”, ou “Pose”, entre outras. Associa-se a Ian Brennan com quem já trabalhou em “Glee” e “Scream Queens” e traz-nos uma versão utópica da velha Hollywood. Aqui, um grupo de aspirantes a atores e cineastas procuram encontrar sucesso na Hollywood do pós-guerra.

Também no primeiro dia de maio arranca na Amazon Prime Video “Upload”, uma comédia de ficção científica criada por Greg Daniels, co-criador da versão americana de “The Office” e de “Parks and Recreation”. A série passa-se em 2033, numa realidade em que pessoas à beira da morte podem ser transportadas para hotéis de realidade virtual, os quais são administrados por seis grandes empresas de tecnologia. Basta que tenham fundos para tal…

Entre o leque vasto de estreias nacionais, é impossível não assinalar a 4 de maio, pelas 21h00, a estreia da última temporada de “Modern Family”. A comédia, gravada em registo de falso documentário ou “mockumentary“, transformou a paisagem das sit-coms norte-americanas quando surgiu há 11 anos – dispensando risos enlatados e quebrando  estereótipos na construção de personagens com esta proposta do que seria uma “família moderna”.

Noutros destaques, Cobie Smulders (“How I Met Your Mother”) e Jake Johnson (” New Girl”) regressam à televisão portuguesa, na FOX Life, no dia 6 de maio, numa estreia em episódio duplo, para contar a história de uma veterana da Marinha norte-americana que se torna investigadora privada em Portland, Oregon, enquanto toma conta do seu irmão que sofre de Síndrome de Down.

Série Elenco Estreia
Hollywood- T1

David Corenswet, Darren Criss, Jeremy Pope

Netflix, 1 de maio
Trying – T1

Rafe Spall, Esther Smith, Imelda Staunton

Apple TV+, 1 de maio

Upload – T1

Andy Allo, Robbie Amell, Kevin Bigley

Amazon Prime Video, 1 de maio

Betty – T1

Rachelle Vinberg, Nina Moran, Moonbear

HBO Portugal, 2 de maio
Wild Card – T1

Joely Fisher, Jamie Johnston, Chris Potter

RTP2, 2 de maio às 20h30
Modern Family – T11

 Ed O’Neill, Sofía Vergara, Julie Bowen

FOX Comedy, 4 de maio às 21h00
Agatha Raisin – T1

Ashley Jensen, Jamie Glover, Lucy Liemann

FOX Crime, 6 de maio às 22h00

Stumptown – T1

Cobie Smulders, Jake Johnson, Michael Ealy

FOX Life, 6 de maio às 22h20

Workin’ Moms/Supermães – T4

Catherine Reitman, Dani Kind, Juno Rinaldi

Netflix, 6 de maio

Scissor Seven – T2

He Xiaofeng, Jiang Guangtao, Duan Yixuan

Netflix, 7 de maio




ESTREIAS  DE 8 A 15 DE MAIO 

the undoing
A HBO volta a empurrar Nicole Kidman para o registo do drama televisivo com “The Undoing” depois de brilhar em “Big Little Lies”|  © HBO Portugal

Estreia da semana: ” The Undoing” – 10 de maio (HBO Portugal)

Uma semana de grandes primeiros episódios, especialmente de novos conteúdos da Netflix e da HBO, tanto que escolher uma estreia da semana foi uma autêntica batalha. Deixa-se a ressalva: nesta segunda semana de maio, o que não falta são motivos para ficar em casa junto à televisão.

À Netflix chega a nova temporada da comédia mordaz “Dead to Me”, ou a segunda parte da quarta temporada de “Rick and Morty” com episódios exibidos semanalmente a partir de dia 10 de maio. Ainda nesta plataforma, destaque para a estreia absoluta de “White Lines” a 15 de maio. A série de mistério criminal não só é uma criação de Alex Pina, responsável por “La Casa de Papel”, como ainda conta com o português Nuno Lopes – Melhor Ator no Festival de Veneza pela sua interpretação no filme “São Jorge” –  entre o elenco central.

Já a HBO Portugal entrega-nos nesta semana um impecável catálogo de estreias nacionais que acompanham a tendência internacional. No dia 10 estreia “The Undoing”, uma série da autoria de David E.Kelley – produtor e argumentista vencedor de 11 Emmys e responsável por séries como “Big Little Lies”, “Boston Legal” ou “Ally McBeal”. Este pesado drama psicológico centrado na vida de uma terapeuta (Kidman) que se prepara para lançar o seu primeiro livro conta com Susanne Bier (“Birdbox”, “The Night Manager”) na cadeira da realização.

No dia 11 de maio estreia, também na HBO, “I Know This Much Is True”. Esta mini-série de seis episódios escrita e realizada por Derek Cianfrance (“Blue Valentine – Só Tu e Eu”, “Como Um Trovão”) é protagonizada por Mark Ruffalo, que se desdobra em duas personagens e dá vida aos irmãos gémeos Dominick e Thomas Birdsey. A série dramática acompanha a vida destes irmãos ao longo das suas diversas etapas, oscilando entre presente, situado nos anos 90 e a sua infância e juventude.

Destaque ainda para “The Third Day”, a estrear no dia 12 de maio, na HBO Portugal, uma mini-série dramática de mistério co-produzida pela Plan B Entertainment de Brad Pitt. Nesta narrativa protagonizada por Jude Law as fronteiras entre a realidade e a fantasia vão-se dissipando para um homem que visita uma misteriosa ilha na costa britânica.

Série Elenco Estreia
Dead to Me – T2

Christina Applegate, Linda Cardellini, James Marsden

Netflix, 8 de maio

The Eddy – T1

André Holland, Joanna Kulig, Amandla Stenberg

Netflix, 8 de maio

Valéria – T1

Diana Gómez, Silma López, Paula Malia

Netflix, 8 de maio
Gold Digger/O Oportunista – T1

 Julia Ormond, Ben Barnes, Sebastian Armesto

RTP2, 10 de maio

The Undoing – T1

Nicole Kidman, Hugh Grant, Donald Sutherland

HBO Portugal, 10 de maio
Rick and Morty – T4 (Parte 2)

 Justin Roiland, Chris Parnell, Spencer Grammer

Netflix, 10 de maio

Black-ish – T6

Anthony Anderson, Tracee Ellis Ross, Marcus Scribner

FOX Comedy, 11 de maio às 20h40

I Know This Much Is True – T1

Mark Ruffalo, Melissa Leo, Kathryn Hahn

HBO Portugal, 11 de maio

The Third Day – T1

Jude Law, Naomie Harris, Katherine Waterston

 HBO Portugal, 12 de maio

Gigantes – T2

Daniel Grao, Isak Férriz, Nene AMC, 13 de maio às 22h10

White Lines – T1

Laura Haddock, Marta Milans, Juan Diego Botto

Netflix, 15 de maio

She-Ra and the Princesses of Power – T5

Aimee Carrero, Marcus Scribner, Karen Fukuhara 

Netflix, 15 de maio




ESTREIAS DE 16 A 23 DE MAIO

Vikings Season 6 estreias nacionais
“Vikings” chega à sua derradeira sexta temporada já este mês |©NOS

Estreia da semana: “Vikings”-  18 de maio às 22h10 (TVCine Action)

Uma terceira semana do mês na qual as estreias nacionais de séries nos inundam de nostalgia, em grande parte porque o TVCine Action exibe aquela que é a sexta e última temporada da série histórica “Vikings”, um sucesso incontornável e a grande aposta na ficção do canal “History”. A partir de 18 de maio e às segundas-feiras será possível assistir aos 20 episódios finais desta louvável reconstrução histórica que acompanha o mundo brutal e impiedoso das  temíveis tribos nórdicas.Sobre a nova temporada, Michael Hirst, criador da série, defende “Eu sempre soube quando Vikings terminaria e, após 89 episódios, acredito realmente que a saga de Ragnar Lothbrok e dos seus filhos foi contada. Vamos dar aos nossos fãs o final adequado e definitivo que merecem”.

A semana traz, claro, outras apostas interessantes a descobrir. No dia 16 de maio chega à HBO “The Great”, série de subversão histórica protagonizada por Elle Fanning e Nicholas Hoult. Esta é uma criação de Tony McNamara, indicado ao Óscar pelo irreverente argumento que escreveu para o filme de Yorgos Lanthimos – “A Favorita”. Para quem viu o filme, não restam dúvidas de que esta história sobre uma jovem Catarina da Rússia, na sua ascensão de “Catarina, a Nada” para “Catarina, a Grande”, não será menos que hilariante e de certo nada terá de linear. “The Great” apresenta-se como uma história “muito moderna” sobre o passado.

E porque de antigas narrativas se podem sempre criar versões modernas, chega a 19 de maio e ao AMC, pelas 22h10, uma nova atualização, em formato de série, da comédia romântica dos anos 90 – “Quatro Casamentos e um Funeral”. Esta nova interpretação da história protagonizada por Hugh Grant e Andie MacDowell foi criada pela hilariante Mindy Kaling (“The Office”, “The Mindy Project”).

Série Elenco Estreia

The Great – T1

Elle Fanning, Nicholas Hoult, Sebastian de Souza

HBO Portugal, 16 de maio

Patria – T1

Elena Irureta, Ane Gabarain, Iñigo Aranbarri

HBO Portugal, 17 de maio

Leo Mattei: Proteção de Menores – T7

Jean-Luc Reichmann, Alexandre Achdjian, Florence Maury

Fox Crime, 18 de maio às 22h55

Vikings – T6

Gustaf Skarsgård, Katheryn Winnick, Alexander Ludwig

TVCine Action, 18 de maio às 22h10
Stargirl – T1

Brec Bassinger, Meg DeLacy, Amy Smart

HBO Portugal, 19 de maio

Four Weddings and a Funeral/ Quatro Casamentos e um Funeral – T1

Nathalie Emmanuel, Nikesh Patel, Rebecca Rittenhouse AMC, 19 de maio às 22h10
Siren – T3

Alex Roe, Eline Powell, Fola Evans-Akingbola

Syfy, 20 de maio às 22h15

Homecoming – T2

Janelle Monáe, Julia Roberts, Stephan James

Amazon Prime Video, 22 de maio

 Dinasty/ Dinastia – T3

Elizabeth Gillies, Rafael de la Fuente, Robert Christopher Riley

 Netflix, 23 de maio




ESTREIAS  DE 24 A 31 DE MAIO

Estreias Nacionais Séries Netflix
Steve Carell e Ben Schwartz em “Space Force” |©Netflix

Estreia da semana: “Space Force” – 29 de maio (Netflix)

A semana que fecha o mês de maio apresenta estreias nacionais de séries imperdíveis, tanto em conteúdo inédito que é emitido pela primeira vez a nível mundial mas também com uma estreia bem esperada na televisão nacional.

A estreia que já bem tardava na televisão portuguesa é “The Handmaid’s Tale”, a distopia feminista protagonizada por Elizabeth Moss. A série originalmente emitida pela Hulu nos Estados Unidos e premiada com 8 Emmys já tinha sido adicionada ao catálogo do serviço NOS PLAY, disponível para clientes NOS mediante subscrição extra, mas chega pela primeira vez à televisão nacional a 25 de maio pela mão dos canais TVCine.”The Handmaid’s Tale” é um retrato assustador e tenso de uma realidade alternativa onde as poucas mulheres férteis que restam são forçadas a servir de barrigas de aluguer e conceber os filhos das famílias mais elitistas.

Já  o filme português “A Herdade”, que fez furor a nível internacional, foi agora adaptado ao formato de mini-série. Esta nova interpretação da longa-metragem em quatro partes estreou na RTP a 30 de abril, está disponível no NOS PLAY, e chega ao catálogo da HBO Portugal a 26 de maio. A série está também disponível na FilmIn. Não há desculpa para não ver!

Por fim, destaque para uma produção original Netflix que chega a 29 de maio. Greg Daniels, que em tempos foi argumentista de “The Simpsons” e que co-criou “The Office”, está imparável e depois de abrir o mês com “Upload” na Amazon Prime Video, fecha-o com a estreia de “Space Force”, comédia espacial que criou a meias com o cada vez mais versátil Steve Carell.

Em “Space Force” Steve Carell dá vida ao General Mark R. Naird, um piloto que é surpreendido com uma notícia inesperada: irá liderar um novo ramo das forças armadas dos EUA – a Força Espacial – e preparar uma nova viagem à lua numa corrida pelo domínio espacial. Uma espécie de comédia no local de trabalho, pelas quais Daniels é conhecido, mas que leva agora o conceito para uma situação mais extrema e absurda a não perder.

Série Elenco Estreia

The Handmaid’s Tale – T1

Elisabeth Moss, Yvonne Strahovski, Joseph Fiennes

TvCine Emotion, 25 de maio às 22h10

American Housewife – T4

Katy Mixon, Ali Wong, Diedrich Bader

FOX Comedy, 25 de maio às 23h25

The Blacklist – T7

 James Spader, Megan Boone, Harry Lennix AXN, 26 de maio às 23h50 (episódio duplo)
A Herdade – T1

Albano Jerónimo, Sandra Faleiro, Miguel Borges

HBO Portugal, 26 de maio

Unreal –  T2

Shiri Appleby, Craig Bierko, Jeffrey Bowyer-Chapman

TVCine Emotion, 27 de maio às 22h10

Diggstown – T2

Vinessa Antoine, Stacey Farber, Brandon Oakes

AXN White, 28 de maio às 21h25

Central Park – T1

Josh Gad, Leslie Odom Jr., Tituss Burgess

Apple TV+, 29 de maio

 Space Force – T1

Steve Carell, John Malkovich, Ben Schwartz

 Netflix, 29 de maio

[tps_footer]

Entre finais inevitáveis e novas séries de comédia e de drama que se multiplicam, quais destas estreias nacionais entram na vossa lista de visualização? 

Lê Também:   Mapa das Séries | Estreias nacionais de abril 2020

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *