© NOS Audiovisuais

European Film Challenge | Mais 50 grandes filmes europeus

Como ajuda para o European Film Challenge, que depois do concurso para uma viagem a Cannes agora oferece a possibilidade de uma ida ao Festival de Veneza, oferecemos uma lista de excelentes filmes europeus que podes procurar para participar nesta iniciativa.

Como introdução, relembremos aquilo que já tínhamos publicado em artigos anteriores:

Até dia 15 de julho o EFC desafia-te a veres filmes europeus para te habilitares a ganhar uma viagem ao Festival de Veneza – são 10 semanas para veres 10 filmes! A iniciativa decorre em vários países da Europa tendo chegado a Portugal este ano com o desafio do Festival de Cannes.
Para participar é simples! O European Film Challenge é um desafio baseado em pontos e cada utilizador adiciona pontos ao ver filmes europeus: 4 pontos por ver um filme, 3 pontos por adicionar uma nova plataforma (VOD, cinema, DvD, etc), 5 pontos por ver um filme na plataforma FILMIN, mais pontos extra dados semanalmente através de desafios especiais, e pelo convite de amigos.

Esta é uma oportunidade imperdível, especialmente se fores um cinéfilo que já regularmente vê filmes europeus. Considerando isso mesmo, decidimos oferecer aqui uma lista de recomendações baseada em obras que se encontram, de momento, disponíveis ou em DVD editado no nosso país ou na plataforma online da FILMIN. Para elaborar esta lista tentámos corresponder aos critérios do desafio, mas optamos por só incluir filmes que tenham feito parte da competição oficial do Festival de Veneza em anos anteriores. Assim, quem participar até fica com ideia do tipo de filmes que poderá ver se ganhar o prémio deste desafio. Além disso, para impedir que alguns cineastas dominassem a lista de recomendações, cada realizador só teve direito a um título nesta pequena coleção.

1 de 50

Sem mais demoras, usa as setas para explorar os diferentes slides da lista, sendo que os filmes estão ordenados por ordem cronológica, sendo que primeiro temos as obras mais recentes. Além disso, aqueles que estão disponíveis na FILMIN têm um link  incluído. O primeiro filme é…

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

A FAVORITA
de Yorgos Lanthimos

european film challenge a favorita veneza
© Big Picture Films

Título Original: The Favourite

País: Reino Unido, Irlanda

Idioma: Inglês

Ano: 2018

Género: Drama, Biografia, História

Duração: 119 min

Sinopse: Início do século XVIII. Inglaterra está em guerra com França. No entanto, as corridas de patos continuam a prosperar e comem-se ananases ostensivamente. Uma frágil rainha Anne ocupa o trono e a sua amiga mais próxima, Lady Sarah, governa o país por ela e ao mesmo tempo cuida da saúde precária de Anne e gere o seu temperamento imprevisível. Quando a nova criada Abigail chega, o seu charme conquista Sarah. Sarah leva Abigail sob a sua asa e Abigail vê uma oportunidade de voltar às suas raízes aristocráticas. Como a guerra acaba por consumir bastante o tempo de Sarah, Abigail entra em cena subtilmente para assumir o papel de dama de companhia da rainha. Esta ascendente amizade dá-lhe assim a hipótese de cumprir as suas ambições, não deixando nenhuma mulher, homem, política ou coelho ficar no seu caminho. Qual delas será “A Favorita”?

Prémios: Vencedor do Óscar de Melhor Atriz, do Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Comédia, sete BAFTAs incluindo Melhor Filme Britânico e dois prémios do Festival de Veneza, Melhor Atriz e o Grande Prémio do Júri.

1 de 50

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *