© NOS Audiovisuais

European Film Challenge | Mais 50 grandes filmes europeus

[tps_header]

Como ajuda para o European Film Challenge, que depois do concurso para uma viagem a Cannes agora oferece a possibilidade de uma ida ao Festival de Veneza, oferecemos uma lista de excelentes filmes europeus que podes procurar para participar nesta iniciativa.

Como introdução, relembremos aquilo que já tínhamos publicado em artigos anteriores:

Até dia 15 de julho o EFC desafia-te a veres filmes europeus para te habilitares a ganhar uma viagem ao Festival de Veneza – são 10 semanas para veres 10 filmes! A iniciativa decorre em vários países da Europa tendo chegado a Portugal este ano com o desafio do Festival de Cannes.
Para participar é simples! O European Film Challenge é um desafio baseado em pontos e cada utilizador adiciona pontos ao ver filmes europeus: 4 pontos por ver um filme, 3 pontos por adicionar uma nova plataforma (VOD, cinema, DvD, etc), 5 pontos por ver um filme na plataforma FILMIN, mais pontos extra dados semanalmente através de desafios especiais, e pelo convite de amigos.

Esta é uma oportunidade imperdível, especialmente se fores um cinéfilo que já regularmente vê filmes europeus. Considerando isso mesmo, decidimos oferecer aqui uma lista de recomendações baseada em obras que se encontram, de momento, disponíveis ou em DVD editado no nosso país ou na plataforma online da FILMIN. Para elaborar esta lista tentámos corresponder aos critérios do desafio, mas optamos por só incluir filmes que tenham feito parte da competição oficial do Festival de Veneza em anos anteriores. Assim, quem participar até fica com ideia do tipo de filmes que poderá ver se ganhar o prémio deste desafio. Além disso, para impedir que alguns cineastas dominassem a lista de recomendações, cada realizador só teve direito a um título nesta pequena coleção.

[/tps_header]

Sem mais demoras, usa as setas para explorar os diferentes slides da lista, sendo que os filmes estão ordenados por ordem cronológica, sendo que primeiro temos as obras mais recentes. Além disso, aqueles que estão disponíveis na FILMIN têm um link  incluído. O primeiro filme é…

Lê Também:   A Volta ao Mundo em 80 Filmes

A FAVORITA
de Yorgos Lanthimos

european film challenge a favorita veneza
© Big Picture Films

Título Original: The Favourite

País: Reino Unido, Irlanda

Idioma: Inglês

Ano: 2018

Género: Drama, Biografia, História

Duração: 119 min

Sinopse: Início do século XVIII. Inglaterra está em guerra com França. No entanto, as corridas de patos continuam a prosperar e comem-se ananases ostensivamente. Uma frágil rainha Anne ocupa o trono e a sua amiga mais próxima, Lady Sarah, governa o país por ela e ao mesmo tempo cuida da saúde precária de Anne e gere o seu temperamento imprevisível. Quando a nova criada Abigail chega, o seu charme conquista Sarah. Sarah leva Abigail sob a sua asa e Abigail vê uma oportunidade de voltar às suas raízes aristocráticas. Como a guerra acaba por consumir bastante o tempo de Sarah, Abigail entra em cena subtilmente para assumir o papel de dama de companhia da rainha. Esta ascendente amizade dá-lhe assim a hipótese de cumprir as suas ambições, não deixando nenhuma mulher, homem, política ou coelho ficar no seu caminho. Qual delas será “A Favorita”?

Prémios: Vencedor do Óscar de Melhor Atriz, do Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Comédia, sete BAFTAs incluindo Melhor Filme Britânico e dois prémios do Festival de Veneza, Melhor Atriz e o Grande Prémio do Júri.


SUSPIRIA
de Luca Guadagnino

european film challenge veneza suspiria
© NOS Audiovisuais

Título Original: Suspiria

País: Itália

Idioma: Inglês, Alemão, Francês, Russo

Ano: 2018

Género: Terror, Fantasia, Mistério

Duração: 152 min

Sinopse: A jovem bailarina americana Susie Bannion chega a Berlim nos anos 70 para uma audição na famosa Companhia de Dança Helena Markos, impressionando a reconhecida coreografa do grupo, Madame Blanc, com o seu talento natural. Quando Susie passa ao lugar de bailarina principal, Olga, que ocupava essa posição, descontrola-se e acusa as diretoras da companhia de serem bruxas. À medida que os ensaios se intensificam para a performance final da peça reconhecida da companhia, Susie e Madame Blanc tornam-se assustadoramente próximas, sugerindo que o lugar de Susie na companhia vai além de apenas dançar. Enquanto isso, um psicoterapeuta curioso que tenta desvendar os terríveis segredos da companhia, recruta a ajuda de outra bailarina, que investiga as profundezas dos aposentos escondidos do estúdio, onde terríveis descobertas aguardam. Este é “Suspiria”.

Prémios: Vencedor de dois Film Independent Spirit Awards, para Melhor Fotografia e Melhor Elenco, assim como dois prémios do Festival de Veneza.


ANOITECER
de László Nemes

european film challenge anoitecer
© Midas Filmes

Título Original: Napszállta

País: Hungria

Idioma: Húngaro

Ano: 2018

Género: Drama

Duração: 142 min

Sinopse: 1913, Budapeste, o coração da Europa. Irisz Leiter, 20 anos, chega à capital húngara depois de ter passado a infância e adolescência num orfanato. Tenta arranjar trabalho na loja que pertencera aos falecidos pais. Quando um homem a interpela à procura de Kalman Leiter, Irisz é subitamente confrontada com o seu passado. Na procura de respostas sobre o que aconteceu à sua família, Irisz depara-se com segredos sombrios e é arrastada para o turbilhão de uma civilização nas vésperas do seu anoitecer.

Prémios: Vencedor do Prémio FIPRESCI do Festival de Veneza.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/anoitecer


AMMORE E MALAVITA
de Antonio e Marco Manetti

european film challenge veneza ammore e malavita
© Midas Filmes

Título Original: Ammore e Malavita

País: Itália

Idioma: Italiano

Ano: 2017

Género: Comédia, Crime, Musical

Duração: 140 min

Sinopse: Nápoles. Ciro é um assassino temido. Juntamente com Rosario, é um dos dois “tigres” que serve Don Vincenzo, o “rei do peixe” e a sua mulher, Donna Maria. Fatima, uma jovem enfermeira, é uma sonhadora. As suas vidas pertencem a mundos distantes, mas estão destinadas a cruzar-se de novo. Fatima vai estar no sítio errado à hora errada. Como viu demasiado, Ciro tem de se livrar dela, mas as coisas não correm como planeado. Quando os dois se encontram face a face e se reconhecem, o amor que sentiam um pelo outro reacende-se. Para Ciro só há uma opção: trair Don Vicenzo e Donna Maria e matar as pessoas que estão a tentar matá-lo. O amor conquista tudo. Vai travar-se uma luta sem misericórdia nas ruas esplêndidas de Nápoles. Que a música, a acção, o amor e as balas voem!

Prémios: Vencedor de cinco prémios Davi di Donatello, incluindo Melhor Filme, assim como dois prémios do Festival de Veneza.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/ammore-e-malavita


CUSTÓDIA PARTILHADA
de Xavier Legrand

european film challenge custodia partilhada veneza
© Midas Filmes

Título Original: Jusqu’à la garde

País: França

Idioma: Francês

Ano: 2017

Género: Drama

Duração: 94 min

Sinopse: O casal Besson divorciou-se. Para proteger o filho do pai que acusa de violência doméstica, Miriam pede a custódia total. Mas a juíza concede ao pai direito de visita. Refém entre os pais, Julien vai fazer tudo para evitar que o pior aconteça.

Prémios: Vencedor de dois prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Prata de Melhor Realização, assim como quatro prémios César, incluindo Melhor Filme.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/custodia-partilhada


O MEU AMIGO PETE
de Andrew Haigh

european film challenge veneza o meu amigo pete
© Alambique Filmes

Título Original: Lean on Pete

País: Reino Unido, França

Idioma: Inglês

Ano: 2017

Género: Drama

Duração: 121 min

Sinopse: Charley Thompson tem 15 anos. Deseja um lar, comida na mesa e um liceu que possa frequentar mais do que parte do ano. Sendo filho de um pai sozinho que trabalha em armazéns por todo o Pacífico Noroeste, a estabilidade é difícil de encontrar. Esperando ter um novo começo, eles mudam-se para Portland, onde Charley aceita um emprego de Verão e se torna amigo do cavalo de corrida em decadência, Lean on Pete. Uma história profundamente comovente sobre amor, solidão, família e amizade, contada pelo prisma único da ligação de um rapaz a um cavalo de corrida muito especial.

Prémios: Vencedor do Prémio Marcello Mastroianni do Festival de Veneza, nomeado para quatro British Independent Film Awards, incluindo Melhor Realizador e Melhor Ator.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/o-meu-amigo-pete


PARAÍSO
de Andrey Konchalovsky

european film challenge veneza paraiso
© Legendmain

Título Original: Ray

País: Rússia, Alemanha

Idioma: Russo, Alemão, Francês, Iídiche

Ano: 2016

Género: Drama, Guerra

Duração: 130 min

Sinopse: “Paraíso” conta a cativante história de três indivíduos, Olga, Jules e Helmut, cujos caminhos se cruzam na devastação da guerra, onde a noção de Paraíso é irrevogavelmente alterada. Usando o poder de monólogos confessionais e passagens de found footage, o tema do filme pode ser resumido usando as famosas palavras do filósofo alemão Karl Jaspers: “O que aconteceu é um aviso. Esquecê-lo é um delito. Foi possível que acontecesse, e ainda é possível que volte a acontecer a qualquer momento. Somente no saber e conhecimento pode ser evitado.”

Prémios: Vencedor do Leão de Prata para Melhor Realização.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/paraiso


A VIDA DE UMA MULHER
de Stéphane Brizé

a vida de uma mulher melhores posters
© Alambique Filmes

Título Original: Une Vie

País: França, Bélgica

Idioma: Francês, Latim

Ano: 2016

Género: Drama

Duração: 119 min

Sinopse: Normandia, 1819. Acabada de sair do convento onde estudara, Jeanne Le Perthuis des Vauds, uma jovem até aí muito protegida e ainda cheia de sonhos infantis, casa-se com Julien de Lamare. Este depressa se revela mesquinho, brutal e volúvel. Aos poucos, as ilusões de Jeanne começam a esfumar-se. O filme inspira-se na obra de Guy de Maupassant.

Prémios: Vencedor do prémio FIPRESCI do Festival de Veneza, nomeado para dois prémios César.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/a-vida-de-uma-mulher


O SENHOR JUÍZ
de Christian Vincent

european film challenge o senhor juiz
© Films4You

Título Original: L’hermine

País: França

Idioma: Francês

Ano: 2015

Género: Drama, Comédia, Crime

Duração: 98 min

Sinopse: Michel Racine é um temido juiz. Rígido consigo e com os outros, é chamado o Juiz dos dois números. Com ele, todos apanham mais de dez anos. Tudo muda quando Racie reencontra Birgit Lorensen-Coteret, um dos membros do júri que terá de julgar um homem acusado de homicídio. Há 6 anos atrás, Racine amava Birgit. Mas em segredo. E talvez a única mulher que Racine terá amado.

Prémios: Vencedor dos prémios de Melhor Ator e Melhor Argumento do Festival de Veneza, vencedor do prémio César para Melhor Atriz Secundária.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/o-senhor-juiz


A ESPERA
de Piero Messina

a espera european film challenge veneza
© Alambique Filmes

Título Original: L’Attesa

País: Itália, França

Idioma: Francês, Italiano

Ano: 2015

Género: Drama

Duração: 96 min

Sinopse: Anna passa os seus dias em solidão, deambulando pelos grandes quartos de uma antiga mansão com sinais de decadência. De repente, surge Jeanne, uma jovem que pretexta ser namorada de Giuseppe, o filho de Anna. Ele convidara-a a ir ter com ele à Sicília para passarem uns dias juntos. As duas mulheres não se conhecem. Anna nem sequer sabia da existência de Jeanne. E Giuseppe não está. Para onde foi ele?

Prémios: Vencedor de três prémios do Festival de Veneza e dois troféus do Sindicato de Críticos de Cinema de Itália.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/a-espera


MARGUERITE
de Xavier Giannoli

marguerite veneza european film challenge
© Alambique Filmes

Título Original: Marguerite

País: França, República Checa, Bélgica

Idioma: Francês, Inglês, Italiano

Ano: 2015

Género: Drama, Comédia, Música

Duração: 124 min

Sinopse: Anos 20, não longe de Paris. É dia de festa no castelo de Marguerite Dumont. Ninguém sabe muito sobre esta mulher, exceto o facto de ser rica e de ter dedicado toda a vida à sua grande paixão: a música. Marguerite canta. Canta com toda a sua alma, mas terrivelmente desafinada. Marguerite tem vivido esta paixão dentro da sua concha e o público hipócrita, sempre presente para uma boa gargalhada, age como se ela fosse a diva que pensa ser.

Prémios: Vencedor de um prémio do Festival de Veneza e de quatro prémios César, incluindo Melhor Atriz.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/marguerite


3 CORAÇÕES
de Benoît Jacquot

tres coracoes european film challenge
© Leopardo Filmes

Título Original: 3 coeurs

País: França, Alemanha, Bélgica

Idioma: Francês, Mandarim

Ano: 2014

Género: Drama, Romance

Duração: 106 min

Sinopse: Numa aldeia de província, uma noite, Marc encontra Sylvie depois de ter perdido o comboio para regressar a Paris. Eles deambulam pelas ruas até de manhã, falando de tudo excepto deles próprios, numa sintonia rara. Quando Marc apanha o primeiro comboio marca um encontro com Sylvie, em Paris, uns dias depois. Não sabem nada um do outro. Sylvie irá a esse encontro, e Marc por infelicidade, não. Procura-la-á e encontrará outra, Sophie, sem saber que é irmã de Sylvie.

Prémios: Nomeado para quatro prémios Lumiere, incluindo Melhor Filme.


ALMAS NEGRAS
de Francesco Munzi

european film challenge almas negras
© Festa do Cinema Italiano

Título Original: Anima Nere

País: Itália, França

Idioma: Italiano

Ano: 2014

Género: Drama, Crime

Duração: 105 min

Sinopse: Um filme noir de extraordinária força emotiva e coerência narrativa, Anime Nere é uma história de família e crime organizado, um thriller que se desenvolve entre Milão e uma aldeia montanhosa da Calábria, Africo, um dos lugares onde a ‘ndrangheta, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo, está mais presente. Três irmãos e um destino de sangue. Não há espaço para redenções, nem heroísmos, onde se respira o cheiro inelutável do fado, como nas tragédias da Grécia clássica.

Prémios: Vencedor de quatro prémios do Festival de Veneza e nove prémios Davi di Donatello, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/almas-negras


LONGE DOS HOMENS
de David Oelhoffen

longe dos homens european film challenge
© Alambique Filmes

Título Original: Loin des hommes

País: França

Idioma: Francês, Árabe, Espanhol

Ano: 2014

Género: Drama, Guerra, Western

Duração: 101 min

Sinopse: Argélia, 1954. Daru é filho de colonos espanhóis que anseia uma vida mais fácil para poder dedicar-se ao ensino. Na sua escola, ajuda os alunos árabes a ler e escrever francês, mas numa manhã, um polícia confia-lhe Mohammed, um argelino acusado de assassinar o seu primo. Os dois homens embarcam numa travessia pelas montanhas do Atlas, sendo perseguidos pelas tropas que reclamam vingança. Daru e Mohammed revoltam-se e seguem debelando todos os obstáculos para salvar as suas vidas e conseguir a liberdade.

Prémios: Vencedor de três prémios do Festival de Veneza e uma menção especial do júri do Festival de Cinema de Roma.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/longe-dos-homens


PASOLINI
de Abel Ferrara

pasolini european film challenge
© Leopardo Filmes

Título Original: Pasolini

País: França, Bélgica, Itália

Idioma: Inglês, Italiano, Francês

Ano: 2014

Género: Drama, Biografia

Duração: 84 min

Sinopse: Um dia, uma vida. Roma, na noite de 2 de novembro de 1975… O grande poeta e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini é assassinado. Pasolini é um símbolo de uma arte que batalha contra o poder. Os seus escritos são escandalosos, os seus filmes são perseguidos pelos censores, muita gente o ama e muitos o odeiam. No dia da sua morte, Pasolini passa as últimas horas com a sua amada mãe e mais tarde com os amigos mais próximos, e finalmente sai para a noite no seu Alfa Romeo em busca de aventura na cidade eterna. Pela aurora, Pasolini é encontrado morto numa praia em Ostia nos arredores da cidade. Num filme flutuante e visionário, uma mistura de realidade e imaginação, Abel Ferrara reconstrói o último dia do grande poeta.

Prémios: Vencedor de um prémio especial do Sindicato dos Críticos de Cinema Italianos, para a atriz Adriana Asti.


UM POMBO POUSOU NUM RAMO A REFLETIR NA EXISTÊNCIA
de Roy Andersson

roy andersson pombo european film challenge
© Alambique Filmes

Título Original: En duva satt på en gren och funderade på tillvaron

País: Suécia, Alemanha, Noruega, França, Dinamarca

Idioma: Sueco, Inglês

Ano: 2014

Género: Drama, Guerra, Western

Duração: 101 min

Sinopse: O drama, a hipocrisia e o desespero humano tratado de uma perspetiva audaz com um acutilante sentido de humor e uma extraordinária capacidade criativa. Uma comédia negra sobre o peso da existência, que completa a “Trilogia dos Vivos”, iniciada em 2000 com o filme “Canções do Segundo Andar” e continuada em 2007 com “Tu Que Vives”.

Prémios: Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza e do European Film Award para Melhor Comédia.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/um-pombo-pousou-num-ramo-a-reflectir-na-existencia


MISS VIOLENCE
de Alexandros Avranas

miss violence european film challenge
© Legendmain

Título Original: Miss Violence

País: Grécia

Idioma: Grego

Ano: 2013

Género: Drama

Duração: 99 min

Sinopse: No dia do seu 11º aniversario Angeliki salta da varanda e atira-se para a morte com um sorriso no rosto. Enquanto a Polícia e os Serviços Sociais tentam descobrir a razão para este aparente suicídio, a família de Angeliki continua a insistir que foi um acidente. Qual é o segredo que a jovem Angeliki levou com ela? Por que razão a família persiste em tentar “esquecer” a jovem e a seguir em frente com a sua vida?

Prémios: Vencedor de quatro prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Prata para Melhor Realização e a Taça Volpi para Melhor Ator.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/miss-violence


SACRO GRA
de Gianfranco Rosi

sacro gra european film challenge
© Leopardo Filmes

Título Original: Sacro GRA

País: Itália, França

Idioma: Italiano

Ano: 2013

Género: Documentário

Duração: 95 min

Sinopse: Conduzindo a sua carrinha, Gianfranco Rosi parte para explorar o GRA (Grande Raccordo Anulare), mais conhecido como GRA de Roma, a autoestrada que circunda a capital italiana. Atrás do ruído contínuo esconde-se um mundo invisível.

Prémios: Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza.


LINHAS DE WELLINGTON
de Valeria Sarmiento

linhas de wellingotn european film challenge
© Leopardo Filmes

Título Original: Linhas de Wellington

País: Portugal, França

Idioma: Português, Francês, Inglês

Ano: 2012

Género: Drama, História, Guerra

Duração: 151 min

Sinopse: Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objetivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis.

Prémios: Vencedor de quatro prémios Sophia e de dois Globos de Ouro de Portugal, incluindo o galardão para Melhor Ator.


VERGONHA
de Steve McQueen

vergonha european film challenge
© NOS Audiovisuais

Título Original: Shame

País: Reino Unido

Idioma: Inglês

Ano: 2011

Género: Drama

Duração: 101 min

Sinopse: Brandon é um Nova-Iorquino que evita estabelecer relacionamentos íntimos com mulheres, antes alimentando os seus desejos através de um vício compulsivo por sexo. Quando a sua instável irmã mais nova se muda para o seu apartamento, trazendo à superfície dolorosas memórias do passado de ambos, a vida insular de Brandon entra numa espiral sem controlo.

Prémios: Vencedor de quatro prémios do Festival de Veneza, incluindo a Taça Vulpi para Melhor Ator. Nomeado para dois BAFTAs e um Globo de Ouro, para Melhor Ator.


GALINHA COM AMEIXAS
de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

european film challenge galinha com ameixas
© Midas Filmes

Título Original: Poulet aux prunes

País: França, Alemanha, Bélgica

Idioma: Francês, Inglês

Ano: 2011

Género: Drama, Comédia

Duração: 93 min

Sinopse: Teerão, 1958. Nasser Ali Khan, o mais famoso violinista, perde o seu violino, partido durante uma discussão. Incapaz de encontrar outro que o possa substituir, Nasser Ali percebe que a vida sem música é intolerável. Fecha-se no quarto, sem sair da cama e os seus sonhos fazem-no regressar à sua infância ou transportam-no para o futuro dos seus filhos. Durante essa semana, à medida que as peças da sua história se encaixam, descobrimos o seu segredo e a razão que o leva a desistir da vida em nome da música e do amor.

Prémios: Vencedor de prémios dos Festivais de Abu Dhabi, Dublin e São Paulo.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/galinha-com-ameixas


FAUSTO
de Aleksandr Sokurov

european film challenge fausto
© LEFFEST

Título Original: Faust

País: Rússia

Idioma: Alemão

Ano: 2011

Género: Drama, Fantasia, Mistério

Duração: 140 min

Sinopse: Último filme da tetralogia sobre o poder realizada por Aleksandr Sokurov, “Fausto” é baseado na primeira parte da tragédia homónima de Goethe: um homem de ciência deixa-se manipular por um sujeito traiçoeiro, que lhe promete dinheiro e a mulher que deseja, numa época marcada pela fome e pela corrupção.

Prémios: Vencedor de três prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Ouro.


A TOUPEIRA
de Tomas Alfredson

a toupeira european film challenge
© NOS Audiovisuais

Título Original: Tinker Tailor Soldier Spy

País: Reino Unido, França, Alemanha

Idioma: Inglês, Russo, Húngaro, Francês, Turco

Ano: 2011

Género: Drama, Mistério, Thriller

Duração: 122 min

Sinopse: Durante a Guerra Fria, o agente secreto George Smiley é obrigado a sair da reforma para investigar a possibilidade de haver uma “toupeira” – um agente soviético infiltrado no topo da hierarquia dos serviços secretos britânicos.

Prémios: Nomeado para três Óscares, incluindo Melhor Ator. Vencedor de dois BAFTAs e um British Independent Film Award.


TRÊS
de Tom Tykwer

european film challenge tres
© Alambique Filmes

Título Original: 3

País: Alemanha

Idioma: Alemão, Inglês

Ano: 2010

Género: Drama, Comédia, Romance

Duração: 119 min

Sinopse: Hanna e Simon estão casados há 20 anos. Vivem em Berlim e são atraentes, modernos, cultos, práticos. Não têm filhos e dão-se bem um com o outro, mas a paixão desapareceu há muito da sua relação. Ambos desejam conhecer novas pessoas. Um dia Hanna conhece Adam, um jovem cientista e apaixona-se por ele. Ao mesmo tempo e, em circunstâncias diferentes, Simon conhece Adam e também se apaixona.

Prémios: Vencedor de dois Bavarian Film Awards, três German Film Awards e dois German Film Critics Association Awards.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/tres


ATTENBERG
de Athina Rachel Tsangari

attenberg european film challenge
© Alambique Filmes

Título Original: Attenberg

País: Grécia

Idioma: Grego, Inglês, Francês

Ano: 2010

Género: Drama

Duração: 97 min

Sinopse: Marina não é uma rapariga como as outras. Aos 23 anos, vive em quase total reclusão, tendo apenas por companhia o pai, um arquiteto sorumbático e misantropo, e Bella, a melhor amiga. A sua vida passa-se entre os documentários de David Attenborough sobre a vida selvagem, a música dos Suicide e Françoise Hardy e os ensinamentos de Bella sobre a vida sexual, que aprende de maneira pouco ortodoxa. Até ao dia em que chega à sua pequena cidade um desconhecido (Yorgos Lanthimos, realizador de “Canino”) que lhe mostrará outras maneiras de levar a vida…

Prémios: Vencedor de dois prémios do Festival de Veneza, incluindo a Taça Volpi para Melhor Atriz.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/attenberg


VÉNUS NEGRA
de Abdellatif Kechiche

venus negra european film challenge
© Leopardo Filmes

Título Original: Vénus noire

País: França, Bélgica

Idioma: Francês, Afrikaans, Inglês, Holandês

Ano: 2010

Género: Drama, História

Duração: 159 min

Sinopse: Paris, 1817, na Real Academia de Medicina. “Nunca vi uma cabeça de um humano tão semelhante à de um macaco”. Diante de um molde do corpo de Saartjie Baartman, o veredicto do anatomista Georges Cuvier é categórico. Um grupo de colegas de renome rebenta em aplausos. Sete anos mais cedo, Saartjie deixa a sua terra natal, no sul de África, com o seu dono, Caezar, para expor o seu corpo em espectáculos de aberrações, em Londres. Livre e escravizada ao mesmo tempo, a Vénus Hotentote tornou-se um ícone das vielas, destinada ao sacrifício na busca por uma trémula visão de prosperidade.

Prémios: Vencedor de um prémio do Festival de Veneza, nomeado para o prémio César de Atriz Mais Promissora.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/venus-negra


POTICHE – MINHA RICA MULHERZINHA
de François Ozon

european film challenge potiche
© Midas Filmes

Título Original: Potiche

País: França

Idioma: Francês

Ano: 2010

Género: Comédia

Duração: 103 min

Sinopse: 1977, Suzanne é a mulher submissa de um rico industrial, Robert Pujol, que dirige a sua fábrica com mão de ferro. Robert é um tirano para os seus trabalhadores, mas também para os filhos e para a mulher. Quando, por causa de um problema, Robert é obrigado a descansar e passar algum tempo fora, Suzanne assume a liderança da fábrica. Para surpresa de todos, Suzanne prova ser uma ótima líder, que com a ajuda do deputado comunista, Maurice Babin, consegue parar a greve dos trabalhadores, oferecer-lhes melhores condições e reerguer a fábrica. Mas quando Robert regressa, a situação complica-se.

Prémios: Nomeado para o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, quatro prémios César e para o European Film Award votado pelas audiências.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/potiche-minha-rica-mulherzinha


A SOLIDÃO DOS NÚMEROS PRIMOS
de Saverio Costanzo

solidao dos numeros primos european film challenge
© Alambique Filmes

Título Original: La solitudine dei numeri primi

País: Itália, França, Alemanha

Idioma: Italiano, Alemão, Inglês

Ano: 2010

Género: Drama

Duração: 114 min

Sinopse: Um número primo é inerentemente uma coisa solitária: só pode ser dividido por si próprio ou por um; nunca encaixa verdadeiramente com outro. Alice e Mattia também se movem nos seus próprios eixos, sozinhos com as suas tragédias pessoais de infância. Mas à medida que vão entrando na idade adulta, os seus destinos parecem irrevogavelmente ligados.

Prémios: Vencedor do prémio Pasinetti para Melhor Atriz do Festival de Veneza, nomeado para três prémios Davi di Donatello.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/a-solidao-dos-numeros-primos


LOURDES
de Jessica Hausner

lourdes european film challenge
© Alambique Filmes

Título Original: Lourdes

País: Áustria, França, Alemanha

Idioma: Francês

Ano: 2009

Género: Drama

Duração: 96 min

Sinopse: Christine passou grande parte da sua vida confinada a uma cadeira de rodas. Para escapar ao isolamento, decide fazer uma viagem a Lourdes. Uma manhã acorda e aparentemente foi curada por milagre. O chefe do grupo de peregrinos, um sedutor voluntário da Ordem de Malta, começa a interessar-se por ela, a qual decide aproveitar esta nova oportunidade para ser feliz.

Prémios: Vencedor de quatro prémios do Festival de Veneza e do European Film Award para Melhor Atriz.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/lourdes


EXPIAÇÃO
de Joe Wright

expiacao atonemente european film challenge
© Focus Features

Título Original: Atonement

País: Reino Unido, França

Idioma: Inglês, Francês

Ano: 2007

Género: Drama, Mistério, Romance

Duração: 123 min

Sinopse: No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, uma jovem de 13 anos, vê a sua irmã mais velha, Cecilia, despir as suas roupas e mergulhar na fonte do jardim da sua casa de campo. Junto a Cecilia, está o filho do caseiro, Robbie Turner, um amigo de infância que, tal como com a irmã de Briony, se diplomou recentemente em Cambridge. No final desse dia, a vida dos três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira, da qual nunca antes tinham ousado sequer aproximar-se, e ter-se-ão tornado vítimas da imaginação vívida da jovem. Briony, por seu lado, terá cometido um terrível crime, que procurará expiar toda a sua vida…

Prémios: Vencedor do Óscar para Melhor Banda-Sonora Original, dois Globos de Ouro, dois BAFTAs e um prémio do Festival de Veneza.


A RAINHA
de Stephen Frears

a rainha european film challenge
© Pathé Pictures

Título Original: The Queen

País: Reino Unido, França, Itália

Idioma: Inglês, Francês, Alemão

Ano: 2006

Género: Drama, Biografia, História

Duração: 103 min

Sinopse: A 31 de Agosto de 1997, o mundo acorda em choque com a morte de Diana, Princesa de Gales. Alguns dias mais tarde, milhões de pessoas acompanhariam, em directo, o seu funeral. A Rainha especula sobre a batalha épica que se terá travado entre a Família Real e o Governo Britãnico durante esses dias, enquanto uma nação em luto aguardava decisões por parte dos seus lideres.

Prémios: Vencedor do Óscar para Melhor Atriz. Também ganhou dois Globos de Ouro, dois BAFTAs, um prémio SAG, um British Independent Film Award, um Critics Choice Award, dois European Film Awards e três prémios do Festival de Veneza, incluindo a Taça Volpi para Melhor Atriz.


OS AMANTES REGULARES
de Phillippe Garrel

os amantes regulares european film challenge
© LEFFEST

Título Original: Les amants réguliers

País: França

Idioma: Francês

Ano: 2005

Género: Drama, Romance

Duração: 183 min

Sinopse: François tem 20 anos em Maio de 1968, tempo de revoltas estudantis em França. Há cargas policiais sobre as barricadas construídas pelos jovens. E aí que pela primeira vez se cruza com a bela Lilie. Perseguidos nos telhados, conseguem escapar da polícia de choque. De manhã, sente que viveu uma guerra civil e Lilie desapareceu. François escreve, é um poeta não publicado, com os seus amigos, artistas e estudantes. São uma dezena, têm entre 20 e 25 anos: fumar haxixe, a descoberta do ópio, mudar a vida, as festas, as miúdas… Lilie reaparece uma noite. O desejo de revolução é forte. Mais forte ainda o amor que vai nascer entre os dois.

Prémios: Vencedor de dois prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Prata para Melhor Realização.


UM FILME FALADO
de Manoel de Oliveira

european film challenge um filme falado
© Madragoa Filmes

Título Original: Um Filme Falado

País: Portugal, França, Itália

Idioma: Português, Francês, Italiano, Inglês, Grego

Ano: 2003

Género: Drama, Comédia, História

Duração: 96 min

Sinopse: Rosa Maria, uma jovem professora de História, parte com a sua filha Maria Joana num cruzeiro que atravessa o Mediterrâneo e se dirige a Bombaim, na Índia, onde se reunirão com o seu marido. Através das diversas cidades onde o cruzeiro pára, Rosa Maria vai pela primeira vez conhecer lugares de que falava nas suas aulas, mas que nunca antes visitara. Por isso, a viagem por Ceuta, Marselha, as ruínas de Pompeia, Atenas, as pirâmides do Egipto e Istambul, é também uma viagem pela civilização mediterrânea, e uma evocação de tudo o que de decisivo marcou a nossa cultura ocidental. Mas nesse cruzeiro, ela vai também conhecer três mulheres que muito a impressionam: uma francesa, empresária de renome; uma italiana, antiga modelo famosa; e uma grega, atriz e professora; e sobretudo o comandante do navio, um americano de origem polaca. A caminho de um porto no Golfo Pérsico, uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e ameaça o navio e a vida dos passageiros…

Prémios: Vencedor do prémio SIGNIS do Festival de Veneza.


QUEM ÉS TU?
de João Botelho

european film challenge quem es tu joao botelho
© LEFFEST

Título Original: Quem És Tu?

País: Portugal

Idioma: Português

Ano: 2001

Género: Drama, História

Duração: 112 min

Sinopse: Maria de Noronha aos 13 anos, filha de Madalena de Vilhena e de Manuel de Sousa Coutinho, é uma rapariga demasiado branca e frágil, doente de febres altas e de violentas hemoptises provocadas por uma tuberculose impiedosa. Para aliviar a dor, colhe papoilas do seu jardim, transporta-as sempre nos braços e, à noite deposita-as nas almofadas da sua cama. Mas as papoilas têm um efeito devastador. O seu profundo sono é rompido por fantasmas e alucinações: o luxo e a decadência do século XVI português, o contra-ataque dos Jesuítas e a terrível Inquisição, a última esperança no nascimento extraordinário de um rei muito desejado, a loucura e a castidade do rei, a peste, o sangue e o esperma, a violação de túmulos para que se aprenda dos mortos, uma desastrosa e fatal batalha, um rei nu desaparecido, uma nação desfeita, ocupada por estranhos. Só nos restam fantasmas.

Prémios: Vencedor de um prémio do Festival de Veneza, nomeado para o Globo de Ouro para Melhor Ator.


PARA SEMPRE MOZART
de Jean-Luc Godard

european film challenge para sempre mozart
© Gaumont

Título Original: For Ever Mozart

País: França, Suíça

Idioma: Francês

Ano: 1996

Género: Drama, Comédia, Guerra

Duração: 84 min

Sinopse: Godard em Sarajevo, para filmar a guerra e a História, mas também o Amor, a Morte e o cinema. Todos os temas “godardianos”, portanto, num filme que evoca, em cores, luzes e movimentos de câmara, todos os esplendores de uma arte de que Godard não cessa de encenar o fim. Mas um fim que se pretende glorioso, e por isso “For Ever Mozart” pode ser “uma saturação de signos magníficos banhados na luz da sua ausência de explicação”, como dizem as palavras de Manoel de Oliveira citadas no filme. (Cinemateca Portuguesa)

Prémios: Vencedor de um prémio da crítica no Festival de Veneza, integrou o top 10 anual da Cahiers du Cinéma.


TRÊS CORES: AZUL
de Krysztof Kieslowski

tres cores azul european film challenge
© Leopardo Filmes

Título Original: Trois couleurs: Bleu

País: França, Polónia, Suíça

Idioma: Francês, Romeno, Polaco

Ano: 1993

Género: Drama, Música, Mistério

Duração: 98 min

Sinopse: Após a morte do seu marido Patrice, um grande compositor, e da sua filha Anna, num acidente de viação, Julie decide começar uma nova vida, anónima e independente, livre de quaisquer compromissos, sentimento de pertença ou amor. Olivier, o assistente de Patrice, apaixonado por Julie, tenta sair do isolamento em que vive, após terminar o trabalho inacabado de Patrice, o marido de Julie.

Prémios: Vencedor de sete prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Ouro e a Taça Volpi para Melhor Atriz, nomeado para três Globos de Ouro.


OS LIVROS DE PRÓSPERO
de Peter Greenaway

european film challenge livros de prospero
© Midas Filmes

Título Original: Prospero’s Books

País: Reino Unido, Holanda, França, Itália

Idioma: Inglês

Ano: 1991

Género: Drama, Fantasia

Duração: 124 min

Sinopse: Próspero, outrora Duque de Milão, reina agora numa ilha longínqua, onde vive com a sua única filha Miranda. Doze anos antes, o irmão de Próspero em colusão com o Rei de Nápoles exilara Próspero e a filha. Uma noite Próspero imagina-se a criar uma formidável tempestade capaz de trazer à sua ilha os seus inimigos. Decide escrever uma peça sobre a dita tempestade, recitando em voz alta as falas de cada um dos personagens. É a história do passado de Próspero e da sua vingança…

Prémios: Nomeado para o BAFTA para Melhores Efeitos Visuais.


RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA
de João César Monteiro

european film challenge recordacoes da casa amarela
© Madragoa Filmes

Título Original: Recordações da Casa Amarela

País: Portugal

Idioma: Português

Ano: 1989

Género: Comédia, Drama

Duração: 122 min

Sinopse: Lisboa, 1989: Um pobre-diabo de meia idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade. Atormentado pela doença, e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinéfila como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão. Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano, e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão “rica e estranha” que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: “Vai, e dá-lhes trabalho!”. E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado…

Prémios: Vencedor de dois prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Prata para Melhor Realização.


MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS
de Pedro Almodóvar

european film challenge mulheres a beira de um ataque de nervos
© Filmes Castello Lopes

Título Original: Mujeres al borde de un ataque de “nervios”

País: Espanha

Idioma: Espanhol

Ano: 1988

Género: Comédia, Drama

Duração: 88 min

Sinopse: Num apartamento de luxo de Madrid, três mulheres chegam ao seu limite psicológico. A super sexy Pepa, sempre obcecada por Ivan, o amante que terminou a relação com ela deixando-lhe uma mensagem no atendedor automático. A sua melhor amiga, a neurótica Candela procura refúgio em casa de Pepa, depois de descobrir que o seu amante é um terrorista. E a ex-mulher de Ivan, Lucia acaba de regressar de uma estadia de vinte anos num asilo para doentes mentais. Na realidade elas estão completamente loucas, à beira de um ataque de nervos… e uma delas está prestes a cometer um crime, a menos que as outras desequilibradas mulheres a consigam deter. E ainda há Carlos, o filho de Ivan, cuja noiva foi acidentalmente posta KO por um gaspacho demasiado letal!

Prémios: Vencedor de dois prémios do Festival de Veneza, cinco prémios Goya e dois European Film Awards. Nomeado para o Óscar, o Globo de Ouro e o BAFTA para Melhor Filme numa Língua Estrangeira.


GATO PRETO, GATO BRANCO
de Emir Kusturica

gato preto gato branco kusturica european film challenge
© LEFFEST

Título Original: Crna macka, beli macor

País: Jugoslávia, França, Alemanha, Áustria, Grécia

Idioma: Romeno, Sérvio, Búlgaro

Ano: 1988

Género: Comédia, Crime, Romance

Duração: 124 min

Sinopse: Adaptado de um romance dos anos 30, da autoria do escritor russo Isaac Babel, “Gato Preto, Gato Branco” conta a história de um grupo de ciganos que habitam à beira do Danúbio. Matko, o Cigano, vive de pequenos negócios escuros com os russos. O seu primeiro grande trabalho é desviar um comboio que transporta gasolina de Belgrado com destino à Turquia. Para conseguir montar a operação pede dinheiro a Dadan, o padrinho da comunidade, que vive rodeado por um harém. Mas o assalto corre mal e agora Matko não tem dinheiro para pagar a Dadan. A solução é aceitar o casamento entre o seu filho Zare e a intratável irmã do padrinho. Mas Zare está apaixonado por Ida, uma jovem cigana que tem por passatempo disparar sobre as embarcações das pessoas que vivem à beira do rio.

Prémios: Vencedor de três prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Prata para Melhor Realização.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/gato-preto-gato-branco


RAIO VERDE
de Éric Rohmer

european film challenge o raio verde
© Les Films du Losange

Título Original: Le rayon vert

País: França

Idioma: França, Inglês, Espanhol, Alemão

Ano: 1986

Género: Drama, Romance

Duração: 99 min

Sinopse: Sexto e último filme da série “Comédias e Provérbios”, sob a epígrafe de um verso de Rimbaud: “Ah, que venha o tempo/em que os corações se apaixonam!”. Uma jovem secretária não sabe o que fazer durante as férias de verão e depois de muitas hesitações vai para Biarritz, onde terá uma súbita revelação. Filmado em 16mm, como outras “Comédias e Provérbios”, porque “em 35mm, pode-se cair facilmente no bilhete-postal”, o filme tem uma deliberada estratégia de cinema “amador”. Se as opções estéticas de Rohmer são muito diferentes das dos “Contos Morais”, as personagens também o são. (Cinemateca Portuguesa)

Prémios: Vencedor de quatro prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Ouro.


QUARTO COM VISTA SOBRE A CIDADE
de James Ivory

european film challenge quarto com vista sobre a cidade
© Merchant Ivory Productions

Título Original: A Room with a View

País: Reino Unido

Idioma: Inglês, Italiano

Ano: 1985

Género: Drama, Romance

Duração: 117 min

Sinopse: No princípio deste século, Lucy uma jovem inglesa, viaja por Itália acompanhada de Charlotte, a sua prima. Na pensão onde se hospeda em Florença, conhece outros hospedes, entre eles os Emersons, pai e filho. George Emerson recebeu do pai uma educação liberal e não faz cerimónia em roubar um beijo a Lucy, mal a apanha a sós. Charlotte, que aparece nesse instante, fica tão escandalizada e atribui ao incidente uma gravidade tal, que parte precipitadamente com Lucy para Inglaterra. Algum tempo depois e já em Inglaterra, George vêm viver com a família para uma pequena localidade nos arredores de Londres, onde encontra Lucy. Esta, entretanto, tinha ficado noiva de Cecil, um jovem abastado e presunçoso, completamente o oposto de George.

Prémios: Vencedor de três Óscares, um Globo de Ouro e cinco BAFTAs, incluindo o prémio para Melhor Filme.


SEM EIRA NEM BEIRA
de Agnés Varda

vagabaond european film challenge sem eira nem beira varda
© Midas Filmes

Título Original: Sans toit ni loi

País: França

Idioma: Francês, Arábico, Inglês

Ano: 1985

Género: Drama, Romance

Duração: 105 min

Sinopse: Uma jovem vagabunda é encontrada morta de frio: é uma história de Inverno. O que podemos saber sobre ela e como reagiram aqueles com quem ela se cruzou na estrada, no Sul de França, durante esse Inverno: outro vagabundo, uma empregada, um pastor filósofo, um podador tunisino, uma especialista em plátanos, um mecânico e uma velha senhora. Ela anda e bebe nas estações. Um grupo de sem-abrigo acolhe-a numa casa ocupada. Encontra algumas pessoas durante as suas caminhadas sem objetivo aparente. Sobrevive energicamente, apesar da fome, da sede, do frio e da falta de cigarros. A sua solidão aumenta, perde o seu saco-cama. Será o frio… a vencê-la.

Prémios: Vencedor de dois prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Ouro. Ganhou também o prémio César para Melhor Atriz.


A BATALHA DE ARGEL
de Gillo Pontecorvo

european film challenge a batalha de argel
© Alambique Filmes

Título Original: La battaglia di Algeri

País: Itália

Idioma: Francês, Arábico, Inglês

Ano: 1966

Género: Drama, Guerra

Duração: 121 min

Sinopse: 1 de Novembro de 1954. Uma mensagem da Frente de Libertação Nacional lança a batalha de Argel. Começa a escalada terrorista. Multiplicam-se as torturas. As tropas francesas conseguem prender os principais chefes da guerrilha. Até Ali la Pointe, nesse 7 de Outubro de 1957. A batalha de Argel é uma vitória para as tropas francesas. No entanto, três anos mais tarde, a revolução retumba nas ruas da casbá, num momento em que a população argelina reclama a sua independência.

Prémios: Vencedor de três prémios do Festival de Veneza, incluindo o Leão de Ouro. Nomeado para três Óscares.


PEREGRINAÇÃO EXEMPLAR
de Robert Bresson

european film challenge peregrinacao exemplar
© Athos Films

Título Original: Au hasard Balthazar

País: França, Suécia

Idioma: Francês, Latim

Ano: 1966

Género: Drama

Duração: 92 min

Sinopse: Baltasar é um burro que vive os seus primeiros anos rodeado da alegria dos jogos das crianças, até chegar à idade adulta, na qual passa a ser usado como besta de carga e maltratado pelos seus diferentes amos.
Balthazar, exprime uma figura capital no universo do cineasta: o acaso.”É uma fábula construída em torno de um burro que vagueia, ao acaso, de dono em dono. O cinema de Robert Bresson estava, por esta altura, no máximo do seu despojamento, num misto de simplicidade e gravidade formais. As deambulações do burro Balthazar exprimem uma figura capital no universo do cineasta, o acaso. Através dos seus sucessivos donos, é a Humanidade que Bresson encena, num filme de uma beleza sublime.

Prémios: Vencedor de quatro prémios do Festival de Veneza, integrou e encimou o Top 10 anual da Cahiers du Cinéma.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/peregrinacao-exemplar


A INFÂNCIA DE IVAN
de Andrei Tarkovsky

a infancia de ivan european film challenge
© Leopardo Filmes

Título Original: Ivanovo detstvo

País: União Soviética, Ucrânia

Idioma: Russo, Alemão

Ano: 1962

Género: Drama, Guerra

Duração: 95 min

Sinopse: Após perder os seus pais na II Guerra Mundial, o jovem Ivan começa a trabalhar para o exército soviético como batedor na retaguarda da defensiva alemã e acaba por fazer amizade com três oficiais soviéticos.

Prémios: Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/a-infancia-de-ivan


NOITES BRANCAS
de Luchino Visconti

european film challenge noites brancas
© Intermondia Films

Título Original: Le notti bianche

País: Itália, França

Idioma: Italiano

Ano: 1957

Género: Drama, Romance

Duração: 96 min

Sinopse: Mario e Natalia são dois seres solitários que se cruzam numa ponte sobre o canal. Mario está só porque é novo na cidade. Natalia sempre viveu só e a sua solidão é agravada por estar apaixonada por um homem que pode nunca regressar. Unidos pelo acaso, Mario e Natalia abrem a porta a um possível romance, mas rapidamente se veem envolvidos numa teia de indecisões, esperas e equívocos.

Prémios: Vencedor do Leão de Prata do Festival de Veneza, integrou o Top 10 anual da Cahiers du Cinéma.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/noites-brancas


UM VERÃO DE AMOR
de Ingmar Bergman

european film challenges um verao de amor
© Leopardo Filmes

Título Original: Sommarlek

País: Suécia

Idioma: Sueco

Ano: 1951

Género: Drama, Romance

Duração: 96 min

Sinopse: Na véspera da estreia do seu novo espectáculo, a bailarina Marie recebe um diário que a transporta para o seu primeiro amor. De regresso à ilha onde, anos antes, se apaixonou pelo jovem Henrik, Marie reaviva este episódio da sua juventude que marcou para sempre a sua vida, numa bela evocação poética do amor, da memória e da dor da perda.

Prémios: Integrou o Top 10 anual da Cahiers du Cinéma.

Link FILMIN: https://www.filmin.pt/filme/um-verao-de-amor


O RIO SAGRADO
de Jean Renoir

european film challenge o rio sagrado
© United Artists

Título Original: The River

País: França, Reino Unido, Índia

Idioma: Inglês, Bengali

Ano: 1951

Género: Drama, Romance

Duração: 99 min

Sinopse: “O Rio Sagrado” é o filme desse consentimento que se pode ler também etimologicamente. É voltar a olhar para as coisas de muito longe, é o regresso ao que Renoir chama a visão medieval. E, embora nunca talvez obra sua tenha sido tão marcada pela pintura do pai, não há aí qualquer contradição. O consentimento consente tudo: a integração de Harriet, Valerie e do Capitão John no mundo de Melanie e dos seus deuses índios, a integração da pintura de Renoir na arte ainda não especializada da civilização indiana, a integração dum progresso numa tradição. Donde a harmonização total, donde a beleza total, donde a paz total. (Cinemateca Portuguesa)

Prémios: Vencedor de um prémio do Festival de Veneza, integrou o Top 10 anual da Cahiers du Cinéma.


STROMBOLI
de Roberto Rossellini

stromboli european film challenge
© Leopardo Filmes

Título Original: Stromboli, terra di Dio

País: Itália

Idioma: Italiano, Inglês, Espanhol, Alemão, Francês

Ano: 1950

Género: Drama

Duração: 107 min

Sinopse: Karen é uma refugiada. De modo a poder ficar em Itália, ela casa-se com um marinheiro da ilha de Stromboli, na Sicília. Rapidamente, o facto de ambos terem mentalidades diferentes cria conflitos entre o casal. Odiada pelos habitantes da ilha e praticamente ignorada pelo marido, Karen procura forças para sobreviver nesse contexto. Este é o filme que marca a primeira colaboração entre Rossellini e Ingrid Bergman.

Prémios: Vencedor do prémio do Sindicato de Críticos de Cinema Italianos para Melhor Atriz Estrangeira.

[tps_footer]

Lê Também:   As heroínas de ação do séc. XXI

Boa sorte na tua aventura cinematográfica pelas maravilhas da Europa e seus artistas!

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *