Factory of Dreams: Benfica, primeiras impressões
A MHD assistiu ontem, no Benfica Campus, à antestreia de “Factory of Dreams: Benfica”. Mas será que a série é um sonho digno?
Nos últimos tempos as plataformas de streaming tem apostado forte em séries sobre o mundo futebolístico, quer em clubes, quer somente num futebolista em particular. Das várias plataformas disponíveis em Portugal, podemos encontrar alguns destas séries documentais na Netflix, mas sobretudo na Amazon Prime Video. Depois de “All or Nothing”, onde temos acesso aos bastidores dos melhores clubes do mundo, nomeadamente Tottenham Hotspur, Arsenal e Manchester City, chegou a vez de um clube português. Nesse sentido, num trabalho desenvolvido na época passada, na caminhada que culminou à vitória da Youth League, chega-nos “Factory of Dreams: Benfica”, uma mini-série documental de quatro episódios.
A propósito da mesma, a MHD assistiu à antestreia do primeiro episódio no Benfica Campus, cujo o primeiro episódio foca-se na realidade da ida para o centro de estágios e início da carreira dos (muito) jovens jogadores. O episódio segue um jovem jogador, que saiu de casa dos pais, no sul de Portugal, com apenas 11 anos, para viver o sonho. Se por um lado há a expectativa e felicidade em estar numa das melhores academias do mundo, por outro lado, há as saudades de casa, da família , dos amigos, e de tudo que é a vida habitual dos jovens. Para dar a volta a esta situação, o Sport Lisboa e Benfica, em conjunto com os respetivos pais, staff e organizações/entidades locais, definem o melhor para o jovem jogador.
Juntamente com o caso deste jovem jogador, a série mostra-nos os testemunhos de alguns dos maiores jogadores da história recente do Sport Lisboa e Benfica, como João Cancelo, Rúben Dias, Ederson e João Félix. As opiniões dos quatro futebolistas são unânimes, para chegarem ao topo, tem de haver foco/resiliência para tornarem-se jogadores de futebol profissional. Estas opiniões vão em linha com uma das frases proferidas pelo atual presidente do clube, Rui Costa – “há dois tipos de jogadores, os jogadores de futebol e os jogadores de bola. Os jogadores da bola jogam por diversão e não levam a sério. Nós formamos jogadores de futebol.”
Desde que um jovem jogador entra pela primeira vez no centro de estágios, vai levar anos de desenvolvimento, aconselhamento, e sobretudo tudo, trabalho árduo para (tentar) chegar à equipa principal. Em grande parte dos casos, os jogadores têm de passar por todos os escalões de formação. No entanto há excepções, como é o caso de João Félix.
Se de um lado temos um vislumbre sobre o início da caminhada como jogador de futebol profissional, ligado à cultura do clube, do outro lado está, inevitavelmente, o produto audiovisual. Num ritmo rápido, assistimos aos testemunhos dos jogadores acima referidos, assim como de Pedro Mil-Homens, diretor do Benfica Campus, Luis Castro, treinador de formação, entre outros. Juntamente com os testemunhos, vemos imagens aéreas do centro de estágios, assim como de alguns momentos da formação dos jogadores que entram na série. Para completar o episódio, conseguimos facilmente entrar neste mundo, acompanhados por uma constante banda sonora motivacional.
Composto por quatro episódios, cada um com uma temática diferente, e referente as diferentes etapas que os jovens têm de passar até chegarem ao topo do clube, “Factory of Dreams: Benfica” mostra-nos os sacrifícios que os jogadores de futebol profissional têm de fazer.
TRAILER | FACTORY OF DREAMS: BENFICA ESTREIA HOJE NA PRIME VIDEO
Vais assistir aos bastidores do clube?