"Jumbo" de Zoé Wittock |©FEST

FEST ’20 | Festival arranca hoje em Espinho

O FEST | Novos Realizadores, Novo Cinema acontece entre 2 e 9 de agosto. Este ano com um novo formato e lema: “tão próximos quanto a distância permite”. O certame é composto por mais de 230 filmes. 

2020 é um ano de novas abordagens e um teste à capacidade de adaptação das organizações e eventos. Diversos festivais de cinema tiveram a necessidade de adiar a sua realização ou, quando tal não foi possível, migrar para o digital. Cannes teve o seu mercado online, houve até um festival global e cá por terras Lusas a “MONSTRA em Casa” animou as nossas vidas com uma seleção extensa de curtas disponibilizadas apenas por 5 euros, através de um passe semanal.

Mantendo este espírito o FEST prepara uma edição reforçada que procura contrariar a tendência atual de colocação da sala em segundo plano. O evento inicia-se já a 2 de agosto e leva mais de 230 filmes à cidade de Espinho até dia 9. Pela primeira vez, são também exibidas sessões no Porto e em Lisboa. Em Espinho, o FEST divide-se em duas localizações, o Auditório da Junta de Freguesia e uma mais no âmbito da atual crise pandémica. O festival organizará sessões de drive-in no parque de estacionamento da Nave Desportiva. No Porto exibem-se longas no Cinema Trindade e curtas na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto.

Lê Também:   FEST - Festival Novos Realizadores, Novo Cinema | Programação Completa

Parte das atividades de indústria do FEST vêem-se adiadas para 2021 devido ao contexto de Pandemia, entre elas o Training Ground, Director’s Hub e Industry Meetings. Contudo, conversas, entrevistas e debates serão organizados no online para que o FEST continue a ser um local de troca de ideias. O FEST- Pitching Forum ocorre em formato streaming e permite uma conversa de qualidade que articula artistas e distribuidores, produtores e investidores de todo o mundo.

FEST Drive-in
“A Morte de Estaline” será um dos destaques do Drive-in |©FEST

Em 2020, o FEST foca a sua seleção, no campo das secções competitivas e não competitivas, nos novos talentos emergentes da realização e novos cinemas. São exibidos não apenas filmes internacionais mas, à semelhança do sucedido em outros anos, destaques no campo da ficção nacional. Destaque para obras como “Mistérios Negros” de Pedro Lino, Cenas de uma vida amorosa de Miguel Afonso ou “Häuschen – a Herança” de Paulo A. M. Oliveira.

A programação completa, horários e preços podem ser consultados no site do FEST.

Destacamos ainda a secção competitiva principal do FEST, com uma seleção de filmes oriundos de múltiplos países distintos e que competem pelo LINCE DE OURO.  Esta é a secção competitiva de longas metragens internacional que se divide nas categorias de ficção e documentário:

LINCE DE OURO

Ficção

“Babyteeth”, Shanon Murphy
“Jumbo”, Zoé Wittock
“Maternal”, Maura Delpero
“Pacificado”, Paxton Winters
“Papicha,” Mounia Meddour
“Patrick”, Tim Mielants
“Wildland”, Jeanette Nordahl

Documentário
“Lovemobil”, Elke Margarete Lehrenkrauss
“Meanwhile On Earth”, Carl Olsson
“The Earth Is Blue as an Orange”, Iryna Tsilyk

TRAILER  | “THE EARTH IS BLUE AS AN ORANGE”

O LINCE DE OURO foca-se em primeiras e segundas longas-metragens de novas figuras da cena cinematográfica internacional. O FEST apresenta ainda uma segunda secção competitiva, o LINCE DE PRATA. Esta segunda competição foca-se no formato da curta-metragem e expõe o trabalho de cineastas até aos 35 anos em diversos formatos: ficção, documentário, animação e experimental.

É ainda atribuído o Grande Prémio Nacional, o programa escolar NEXXT e o FESTinha.secção de programação infantil. Aos já mencionados drive-in acrescentam-se ainda midnight screenings.

O FEST ’20  realiza-se em Espinho, no Porto e em Lisboa, de 2 a 9 de agosto. Não percam a nossa cobertura do certame!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *