'Futura', um tríptico de

15ª Festa do Cinema Italiano | Amor e Pasolini


Um extraordinário documentário sobre o grande compositor italiano Ennio Morricone vai abrir a programação de cinema da 15ª Festa do Cinema Italiano, completada por várias iniciativas, como um concerto de Salvador Sobral e programas dedicados ao amor e ao realizador Pier Paolo Pasolini. 

O documentário ‘Ennio’, de Giuseppe Tornatore vai abrir a 15ª Festa do Cinema Italiano, a 1 de abril, em Lisboa, no Cinema São Jorge e no Porto, no Cinema Trindade. ‘Ennio’ é um profundo retrato de Ennio Morricone, um dos compositores de filmes mais popular e prolífico do século XX, e um dos mais amados pelo público internacional. É o autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis e ganhou duas vezes um Óscar. No programa de Antestreias o destaque vai para alguns filmes: ‘Il Buco’ (Das Profundezas), de Michelangelo Frammartino — Prémio Especial do Júri do 78.º Festival de Veneza, 2021 e que vai estar presente em Lisboa para apresentar a sua obra — um filme que recria a aventura de um grupo de jovens membros do Grupo Espeleológico Piemontês que na década de 60, desceu às profundezas da terra, descobrindo a segunda gruta mais profunda do mundo (700m): o Abismo de Bifurto, no interior da Calábria. O veterano Marco Bellocchio regressa à Festa com o seu mais recente filme, ‘Marx può aspettare’ (Marx pode esperar). Este filme foi estreado no  último Festival de Cannes, e funciona como uma espécie de síntese do cinema de Marco Bellocchio e, ao mesmo tempo, uma revelação profundamente íntima da sua personalidade e da trágica história de Camilo, o seu irmão gémeo.

15ª Festa do Cinema Italiano

O documentário ‘Salvatore – Shoemaker of Dreams’, de Luca Guadagnino, exibido no Festival de Berlim, trata a empolgante história humana, artística e empresarial do estilista Salvatore Ferragamo, desde Nápoles, ao encontro com Hollywood e novamente de regresso a Itália, onde legitimou a sua marca para todo o mundo.  O mais conhecido e reconhecido actor italiano da actualidade Toni Servillo é o protagonista de ‘Ariaferma’, de Leonardo Di Costanzo. Sob a capa de ‘filme de prisão’, a câmara de Leonardo Di Costanzo mergulha nos labirintos da natureza humana. Um thriller poderoso, embora subtil, sobre as dinâmicas de relação entre os reclusos e os guardas prisionais. Um retrato simples e eloquente sobre a crueldade da vida e uma das melhores descobertas da 77.ª edição do Festival de Veneza, ‘Sempre Perto de Ti’ (Nowhere Special), é o terceiro filme de Uberto Pasolini, estreia também na Festa. O realizador tem um exigente sobrenome pois é efectivamente primo afastado de Pier Paolo Pasolini e sobrinho de Luchino Visconti.

VÊ TRAILER DE ‘ENNIO’

‘Futura’ (Futura, ou o que está por vir), é um tríptico da autoria de Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher, que segue as pisadas de filmes como ‘Comizi d’Amore’, de Pier Paolo Pasolini, um filme-entrevistas. Estreado no Festival de Cannes, ‘Futura’, faz um retrato da Itália de hoje, construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam, divididos entre as oportunidades que os cercam, o sonho do que querem ser, o medo de fracassar e as provações que esperam ultrapassar. O espaço é a Italia, mas as questões podem ser transpostas para qualquer jovem do mundo ocidental. Nesta secção de antestreias espaço igualmente para a um cinema mais popular e de aventura com Diabolik, de Marco e Antonio Manetti, inspirada na famosa personagem dos fumetti italianos. Depois da adaptação mais colorida e camp de Mario Bava, a icónica personagem regressa numa adaptação mais clássica e fiel ao universo desta banda desenhada femininista, criada também por duas irmãs: Angela e Luciana Giussani. A sessão de encerramento da Festa realiza-se então no dia 10 de abril, em Lisboa com o filme Il bambino nascosto, de Roberto Andò: a história da amizade entre um professor de piano napolitano e um jovem membro da Camorra em fuga. Esta nova longa-metragem de Roberto Andò, uma tocante adaptação de um romance do próprio realizador, que teve curiosamente as honras de ter sido o filme de encerramento do último Festival de Veneza.

VÊ TRAILER DE ‘IL BAMBINO NASCOTO’

Pasolini Revisitado, é a retrospectiva já abordada aqui em artigo anterior. Assim, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do multi-facetado homem de cultura, Pier Paolo Pasolini (1922-1975), a Festa do Cinema Italiano não hesitou em prestar uma homenagem ao autor e realizador, apresentando uma retrospectiva, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Para além da exibição dos seus filmes como realizador, Pasolini Revisitado apresentará uma série de obras onde Pasolini colaborou ou que foram inspiradas pela vida e obra do autor, (é bem provável que seja apresentado Pasolini, de Abel Ferrara, 2014),  bem como documentários, num total de quase 25 filmes entre curtas e longas metragens. de uma completa Retrospectiva a anunciar brevemente, pela Cinemateca Portuguesa e que terá lugar praticamente durante todo o mês de Abril.

VÊ TRAILER DE ‘PASOLINI’

As Décadas do Amor é o tema em que assentam igualmente as Sessões Especiais desta 15ª edição da Festa Italiana. Trata-se de fazer um retrato de Itália e do amor, ao longo de cinco décadas, construído através dos olhos dos adolescentes italianos: inicia-se com ‘Comizi d’Amore’ (Comícios de Amor), de Pier Paolo Pasolini e culmina com o mais recente Futura (Futura, ou o que está por vir), de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher. Dois filmes na que se inscrevem na longa linhagem de documentaristas e realizadores onde se inclui Luigi Comencini, contratado pela Rai em 1976, também para filmar um documentário sobre o amor em Itália. O resultado foi ‘L’amore in Italia’, uma série de investigação de cinco partes exibida em 1978 na Rai Uno. A Festa irá exibir dois episódios. ‘D’amore si vive’ é um filme de Silvano Agosti que faz o mesmo, mas durante os anos 80, mas agora num complexo retrato de uma juventude, mais marginalizada. O festival italiano irá exibir ainda alguns episódios de ‘Avere Ventanni’, selecionados pelo criador e apresentador Massimo Coppola, que será um dos convidados da Festa. O popular programa, transmitido na MTV Itália e depois no LA7, entre 2004 e 2007, foi concebido e realizado por Massimo Coppola e é um verdadeiro retrato da realidade da geração Z.

VÊ TRAILER DE ‘PATO COM LARANJA’

Uma novidade da 15ª Festa do Cinema Italiano é a música, com destaque para a homenagem a Franco Battiato, considerado quase um ’maestro’ da música pop italiana. O músico e intérprete português Salvador Sobral irá interpretar alguns dos artistas mais importantes de Itália, incluindo as músicas mais conhecidas de Battiato. Esta homenagem será complementada com a exibição do documentário  Temporary Road – (una) vita di Franco Battiato, de Giuseppe Pollicelli e Mario Tani. Para além da secção de filmes da competição da 15ª Festa do Cinema Italiano, espaço ainda para algumas sessões temática sobre o inovador trabalho de Franco Basaglia, um revolucionário no campo da saúde mental. Franco Basaglia foi o principal agente da reforma psiquiátrica em Itália e no resto do mundo. O festival exibirá Matti da Slegare, de Marco Bellocchio, Silvano Agosti, Sandro Petraglia, Stefano Rulli, um documentário rodado no interior do instituto psiquiátrico de Colorno, (Parma), que sublinha a intenção do psiquiatra Franco Basaglia e do político Mario Tommasini em não marginalizar as pessoas portadoras de doenças mentais. O filme será acompanhado de debate com Marco Bellocchio (via zoom) e Silvano Agosti que estará presente no festival. No enquadramento dos Eventos Paralelos, não se poderá passar ao lado do habitual Cine-Jantar (a 4 ,5 e 6 de abril, em local secreto a anunciar depois da reserva). Este ano é dedicado ao ator, realizador e apresentador e chef e amante de gastronomia, Ugo Tognazzi. Será exibido o famoso ‘Pato com Laranja’, de Luciano Salce, com Ugo Tognazzi e Monica Vitti — a actriz recém-falecida, recebe aqui uma pequena homenagem — num paródia sobre o matrimónio e a masculinidade, de resto comuns da commedia all’Italiana. Neste contexto destaque para a Exposição de fotografia – La lunga strada di sabbia (A longa estrada de areia), de Paolo di Paolo (com inauguração a 26 de Março , na SNBA – Sociedade Nacional de Belas Artes). Trata-se de uma história extraordinária em imagens e palavras, composta por fotografias a preto e branco de Paolo Di Paolo, muitas das quais inéditas, vídeos, material de arquivo e textos de Pier Paolo Pasolini, numa viagem pelas praias de Itália. A 15.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se, a partir de 1 de abril, em mais de 10 cidades portuguesas. Em Lisboa, realiza-se de 1 a 10 de abril, no Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (Pasolini Revisitado durante praticamente o mês de abril) e na Culturgest.

Mais informações e notícias actualizadas de toda a programação, eventos paralelos e oficiais em: www.festadocinemaitaliano.com (facebook.com/festadocinemaitaliano),  (instagram.com/festadocinemaitaliano)  (www.twitter.com/8emeio).

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *