"O Traidor" | © Alambique Filmes

Festa do Cinema Italiano continua online nos países lusófonos

A Festa do Cinema Italiano regressa com uma edição online para Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Conhece os filmes em foco. 

A Festa do Cinema Italiano decorre em formato online entre os dias 14 e 20 de dezembro em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Além disso, durante estes dias será possível assistir a vários filmes de gratuitamente no site palop.festadocinemaitaliano.com. Assim, só precisas de aceder aos filmes a partir da página ou descarregar a app da Spamflix nos teus dispositivos IOS, Android e Android TV.

A Festa do Cinema Italiano em África é um evento organizado pela Associação Il Sorpasso, com duas colaborações importantes: La Cappella Underground e a plataforma Spamflix, apresentada em Portugal neste ano. Com o apoio do Ministero degli Affari Esteri, da Embaixada de Itália em Luanda, da Embaixada de Itália em Maputo e do Istituto Luce Cinecittà, a Festa do Cinema Italiano em África apresentará algumas antestreias e um dos filmes mais conhecidos de Federico Fellini, em ocasião do 100º aniversário do seu nascimento.

Festa do Cinema Italiano
Paola Cortellesi e Valerio Mastandrea em “Figli” (2020) © Wildside, The Apartment e Vision Distribution

De apontar que o principal evento dedicado ao cinema italiano nos países lusófonos também já passou por Cabo Verde, num evento bem sucedido que decorreu entre 30 de novembro e 3 de dezembro no Palácio da Cultura Ildo Lobo, em Praia, na ilha de Santiago.

Conhece agora os diferentes filmes que passam online na Festa do Cinema Italiano nos PALOP em baixo.

Programação da Festa do Cinema Italiano em África

  • “Manual de Sobrevivência para Pais”, de Giuseppe Bonito é uma brilhante comédia sobre a dificuldade de um casal em aguentar o stress e as dificuldades que um bebé implica.
  • “Bangla”, de Phaim Bhuiyan, é uma primeira obra divertida e encantadora sobre integração e identidade. Uma comédia inteligente que foi um dos maiores sucessos do cinema italiano, elogiado tanto pelo público quanto pela crítica.
  • “La Dolce Vita”, de Federico Fellini é o maior sucesso do cineasta italiano e o filme italiano mais popular de todos os tempos, e fala-nos sobre a cultura do estrelato, com um protagonista (Marcello Mastroianni) no encalço do sedutor estilo de vida das ricas e glamorosas celebridades que, em plena era da sociedade do espetáculo, se exibem em Roma.
  • “O Traidor”, de Marco Bellocchio conta a história verídica de Tommaso Buscetta, informador e membro da Cosa Nostra, que deixou uma marca inigualável na história da luta contra a Máfia italiana nos anos 80.
  • “Querido Diário”, de Nanni Moretti é realizador e personagem principal destas crónicas repletas de ironia sobre a vida e a Itália dos anos 90. É possivelmente o filme mais popular de Moretti.
  • “Santiago, Itália”, de Nanni Moretti relata o período dramático da história do Chile, onde alguns diplomatas italianos conseguiram salvar muitas vidas humanas.
  • “A Grande Arte no Cinema: Eu, Leonardo”, de Jesus Garces Lambert fala sobre Leonardo da Vinci, artista, cientista e inventor. Uma experiência nova e envolvente, duma perspetiva distante dos estereótipos e que tem como protagonista principal absoluto, a mente de Leonardo.

0 thoughts on “Festa do Cinema Italiano continua online nos países lusófonos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *