Photo by REX WAY on Unsplash

Festival MENTAL 2022 | Open Call de Curtas e Longas Metragens

Depois de marcar presença em vários locais, o Festival MENTAL está pronto para uma nova edição em 2022. E a Open Call de cinema já abriu!

Em 2021 percorreu Portugal com uma tour por locais como Funchal, Ponta Delgada ou Castelo de Vide e agora, em 2022, já prepara a nova edição geral. O MENTAL, Festival de Saúde Mental, Cinema, Artes e Informação, já começa a alinhar os eventos para maio de 2022, e com isso não se esquece da Mostra Internacional de Curtas e Longas Metragens.

Uma área do evento que desde o início tem sido ponto de interesse de inúmeros participantes do mundo inteiro, a Mostra Internacional é sempre aberta a todos; e, para que todos tenham hipótese de apresentar o seu mais recente trabalho, é agora confirmado que está aberta a Open Call através da plataforma internacional FilmFreeway.

Lê Também:
Festival Mental | Marta Hugon nas M-Talks 4ALL

A iniciativa, que acontece desde 2018 e que começou pelas M-Talks (debates sobre os temas pré-seleccionados entre profissionais com microfone aberto ao público antecedendo filmes específicos), tem se revelado palco para trabalhos deveras interessantes para o mote deste distinto Festival de Cinema. E quem o confirma é Catarina Belo, programadora da Mostra,

Ao longo destes anos e desde a abertura desta OpenCall para a programação do M-Cinema – Mostra Internacional de Curtas e Longas Metragens, temos vindo a receber trabalhos cada vez mais desafiantes, não só em termos cinematográficos, mas que apresentam novas e interessantes perspectivas sobre o que é a saúde mental e o que esta significa, ou pode significar, nos tempos que correm mediante diferentes vivências e contextos. Valorizamos muito estas diferentes abordagens pois procuram o que o Festival Mental também procura: uma democratização da conversa sobre saúde mental, chegando a todas e a todos. Agora, e como sempre, precisamos de continuar a conversa – aqui através do poder do cinema.

Assim, a Open Call volta a “abrir as portas” para novas obras sobre a temática da Saúde Mental, Saúde Psicológica e Bem Estar, a fim de figurarem na edição de maio, em Lisboa, e outras (locais ainda por anunciar). Os filmes a submeter poderão ter uma duração máxima de 60′ e a data limite de participação é 25 de março de 2022 via FilmFreeWay. No júri seleccionador estão Catarina Belo (programadora), Maria João Barros, Rui Henriques Coimbra e Sérgio Viana, com a curadoria de Ana Pinto Coelho.

Lê Também:
Festival Mental | Entrevista a Henrik Dahlbring e Hannah Currie

Mental – Festival da Saúde Mental é um festival português de cinema, artes e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental. Inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas (M-Talks).

VÍDEO | RELEMBRA UMA M-TALK DO MENTAL

Costumas acompanhar as edições do Festival MENTAL?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 1988 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *