Top 2015 | Os 10 filmes nacionais mais vistos no cinema

 

Mínimos foi, até agora, o filme mais visto nas salas nacionais em 2015, mas a grande história deste ano é o crescente sucesso do cinema português, que vai ganhando cada vez mais audiências e reconhecimento internacional.

Segundo o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) têm-se registado consideráveis subidas em relação ao ano passado, tanto no número de espetadores nas salas de cinema como nas receitas nacionais, sendo estas de 23% e 21,8% respetivamente. A NOS continua a dominar, tanto no que diz respeito às distribuidoras como às exibidoras. Juntamente com a UCI, CINEPLACE e NLC, a NOS forma 90% do mercado nacional em termos de receitas de bilheteira.

Mínimos filmes mais vistos
Mínimos

 

Até ao final de outubro, estrearam em Portugal 301 filmes, sendo que, apesar de apenas representarem 38,2 % da totalidade de obras estreadas, o cinema norte-americano domina no número de espetadores, com 72,6% do total nacional. Os dois filmes mais vistos do ano foram, aliás, Mínimos, com 934.587 espectadores, e Velocidade Furiosa 7 com 832.438.

Lê Também: Os filmes mais vistos em Portugal | Primeiro semestre 2015

Box Office
O Pátio das Cantigas

 

Apesar disto, uma das melhores surpresas dos dados adquiridos pelo ICA é o crescente sucesso da produção cinematográfica nacional. Em 2015 foram completos 37 filmes portugueses, incluindo curtas-metragens, mostrando um grande crescimento em relação aos números de 2014. O filme português que mais levou as audiências às salas nacionais foi O Pátio das Cantigas de Leonel Vieira, mas o top 10 dos filmes nacionais mais vistos do ano não se resume apenas a este remake de uma comédia clássica.

 

  • O Pátio das Cantigas (603.447 espetadores)
  • Vontade de Vencer (12.659 espetadores)
  • Virados do Avesso (6.353 espetadores)
  • Pára-me de Repente o Pensamento (5.440 espetadores)
  • Os Maias: Cena da Vida Romântica (5.389 espetadores)
  • Yvone Kane (2.641 espetadores)

 

Em conjunto com o filme de Leonel Vieira, Capitão Falcão e Virados do Avesso marcam a presença da comédia nacional nesta lista. Mais surpreendente que a inclusão dessas mesmas comédias é a de dois documentários, Vontade de Vencer, que se desenvolve em volta da figura de Anselmo Ralph, e Pára-me de Repente o Pensamento, que segue o ator Miguel Borges enquanto este passou três semanas a conviver com os pacientes do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, no intuito de realizar uma pesquisa para o seu seguinte espetáculo.

filmes mais vistos Os Maias - Cenas da Vida Romântica
Os Maias: Cenas da Vida Romântica

 

O cinema português olha para o passado nacional em Yvone Kane e Os Mais: Cena da Vida Romântica. No filme de Margarida Cardoso, uma co-produção luso-brasileira, é o passado colonialista que se abate sobre o presente, enquanto na adaptação de João Botelho da obra-prima de Eça de Queirós, o passado é recriado e observado de uma perspetiva modernista e estilizada, sendo explorado no seu artifício distante.

European Film Awards As Mil e Uma Noites filmes mais vistos
As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado

 

Comédias, documentários, um drama e uma adaptação literária cheia de prestígio e respeitabilidade formam a maioria deste top 10 dos filmes nacionais mais vistos deste ano, mas a acrescentar-se a estes títulos está a trilogia épica de Miguel Gomes, As Mil e Uma Noites, um conjunto de obras que desafia a simples categorização por géneros e que contém em si alguma da mais espetacular e impetuosa experimentação cinematográfica do ano de 2015, tanto a um nível nacional como internacional.

Lê Também: As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, é o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro

A trilogia de Gomes tem sido, aliás, reconhecida internacionalmente, com vários prémios e honras a serem entregues à equipa responsável pela concretização de tão ambicioso projeto. Até mesmo o protagonista canino de um dos segmentos do Volume 2 foi galardoado no estrangeiro, sendo Lucky o vencedor deste ano da Palm Dog do Festival Internacional de Cannes. Apesar de não marcarem presença nesta listagem, Cavalo Dinheiro de Pedro Costa, Pecado Fatal de Luís Diogo, Montanha de João Salaviza e Volta à Terra de João Pedro Plácido também têm sido outras longas-metragens a receberem várias honras internacionais.

Lê Ainda: Sara Barros Leitão é premiada no Brasil

Montanha filmes mais vistos
Montanha

 

O filme de João Salaviza está de momento em competição no LEFFEST’15, juntamente com mais 12 filmes de numerosas nacionalidades, e de seguida irá ter a sua estreia nacional a 19 de novembro, sendo que esta lista ainda se poderá alterar com os dois derradeiros meses de 2015.

Para saberes mais sobre as estreias nacionais, tanto de filmes portugueses como de produções de outros países, consulta o nosso Guia das Estreias Cinema | Geral.

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1516 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

One thought on “Top 2015 | Os 10 filmes nacionais mais vistos no cinema

  • Os Maias e Virados do Avesso – já foram dos mais vistos em 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *