Nós | © 2019 UNIVERSAL PICTURES

E se os filmes de terror fossem signos?

[tps_header]

E se os filmes de terror pudessem representar um signo do Zodíaco? Para quem gosta de se rir, sugerimos esta lista. Serás um “It” ou um “Scary Movie”?!

Em época de Halloween o terror vem ao de cima, no entanto acreditamos que os filmes de terror podem estar sempre presentes durante todo o ano. Num exercício divertido, o Nerdist apurou quais seriam os melhores filmes de terror se pudessem ser signos do Zodíaco! Bem sabemos que o tema dos signos e a sua credibilidade é discutível mas porque não? Se partimos do princípio que quem é Touro é naturalmente teimoso, ou um Escorpião é multifacetado, também poderemos assumir que alguns filmes enquadram-se mais nas personalidades (generalistas) de cada tipo de pessoa.

Percorre a galeria connosco e vê se te identificas com o teu novo signo do Zodíaco.

[/tps_header]

FOGE

Get Out
Foge | © NOS Audiovisuais

SIGNO: Escorpião

Um escorpião tem uma energia de outro mundo. Intenso, complexo e multifacetado, consegue entrar nos assuntos mais escuros e tenebrosos mas mantendo a compostura e a perspectiva. À semelhança de um escorpião, “Foge” começa de forma amigável, e leve até, apenas para revelar uma verdade nua e crua de um cenário de terror escondido. Não queremos com isto dizer que quem é escorpião é má pessoa, mas fazendo uma relação entre os filmes, “Foge” é sem dúvida o que mais se assemelha. Começa de levezinho para com o tempo se revelar e se mostrar por inteiro.




SCARY MOVIE

Scary Movie
Scary Movie | © Dimension Films

SIGNO: Sagitário

Aventureiro, filosófico e simplesmente hilariante é como poderíamos definir a maioria dos sagitários. Não se levam muito a sério e a sua arma secreta é o humor, principalmente para ultrapassar as situações mais assustadores ou petrificantes. Se o tema for filmes de terror no entanto, o sagitário é quem nos nos pode ajudar a ultrapassar melhor os sustos. E por isso mesmo nada melhor para o identificar se não “Scary Movie”, o filme paródia que goza com outros filmes de terror e suspense como “Scream” e “”Sei O Que Fizeste o Verão Passado”.




NÓS

Lupita Nyong'o
Nós | © NOS Audiovisuais

SIGNO: Capricórnio

Focado e determinado por um lado, o capricórnio também é um dos signos mais criativos e com mais imaginação. Regidos por Saturno, os capricórnios não se importam de dedicar a sua vida a construir o seu próprio sonho dentro da realidade. E é nessa perspectiva que se identifica “Nós” com o carácter de um capricórnio. Adelaide, a personagem principal, é alguém que tem uma história misteriosa e traumática que, ao longo do filme, vemos que se trata da sua própria jornada de obter o seu próprio paraíso, sendo sempre motivada por algo melhor e de sonho. Ela quer manter o seu estado actual mas sem nunca desistir de algo melhor.



THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW

The Rocky Horror Picture Show
The Rocky Horror Picture Show | © 20th Century Fox – All Rights Reserved

SIGNO: Aquário

O aquário gosta de um certo balanço e é considerado um “esquisito” mas gosta realmente de absorver o mundo e conciliar o que é com o que se está a tentar ser. Tal como o icónico “The Rocky Horror Picture Show”, o aquário tem os seus valores tradicionais mas não sente problemas em gozar com eles próprios e afastá-los de si. E, como um aquário, o filme é também arrojado e diferenciado para a época em que saiu. Um aquário conforma-se muitas vezes com o que é ditado pela sociedade, mas “The Rocky Horror Picture Show” promete que eles podem ser quem querem na sua verdadeira essência.



UM PESADELO EM ELM STREET

Filmes de Terror
Pesadelo em Elm Street | © 1984 – New Line Cinema Entertainment, Inc.

SIGNO: Peixes

Sonhadores e bastantes pensadores, os peixes gostam de escapar à realidade muitas vezes. E por isso, haverá melhor filme que “Um Pesadelo de Elm Street”? Onde o terror está sempre nos sonhos que se tornam rapidamente pesadelos? Com “Um Pesadelo em Elm Street” ficámos a conhecer Freddy Kruger, o terror dos sonhos de um grupo de adolescentes. E, fazendo a comparação ao carácter de alguém que seja peixe, tem tudo a ver com os pensamentos. As pessoas do signo peixes não são boas nem más, mas tem uma característica comum: fica tudo na sua cabeça. Tal como as aparições de Kruger nos sonhos!




ÀS CEGAS

Bird Box
Bird Box (Às Cegas) | © Saeed Adyani / Netflix

SIGNO: Carneiro

Complexo até ao seu interior mais profundo, o carneiro é reservado para si, o suficiente para nunca mostrar o jogo todo a quem os rodeia. Segue os seus instintos mas aliado aos seus assuntos profundos existe uma impulsividade que tanto os leva para um estado de solidão como de protecção máxima daqueles que amam. Por todas estas razões, identificamos “Às Cegas” como o filme do carneiro. Não é terror no seu estado “puro” mas acontece num mundo pós-apocalítico que levanta muitas questões e faz os pêlos da nuca levantaram-se. Malorie Hayes (Sandra Bullock) vê-se sozinha num mundo onde não pode ver e apenas pode guiar-se pelos seus instintos. À sua guarda tem duas crianças, pelas quais fará tudo para as proteger. Conseguem ver onde vemos o carneiro em “Às Cegas”?




SECRET OBSESSION

Secret Obsession
Secret Obsession | © Netflix

SIGNO: Touro

É mais um arrepiante thriller do que um filme de terror e respira Touro por todo o lado! Os touros são teimosos por natureza e desejam ter o controlo de tudo o que lhes acontece. Virando no entanto os seus objectivos e a sua determinação para o “lado mal”, “Secret Obsession” é um touro quando obcecado por algo, neste caso por alguém. Em “Secret Obsession”, Jennifer Williams (Brenda Song) é uma jovem rapariga, sem memória, e que não sabe como foi parar ao hospital. Num enredo cheio de alertas e reviravoltas, ela percebe que afinal é alvo de uma obsessão doentia e de um objectivo bem definido. Há muitos jogos mentais no filme, e quase nos leva a pensar nos escorpiões, mas o modo como o filme se desenrola e nos mostra como tudo ficará bem, pela própria determinação de Jennifer, faz-nos acreditar que este é um verdadeiro Touro.




SUICIDE CLUB

Filmes de Terror
Suicide Club (Jisatsu sâkuru) | © Earthrise

SIGNO: Gémeos

Desejoso de ter alguma claridade e ansioso por entender o mundo que o rodeia, é assim que caracterizamos um indivíduo que seja Gémeos. Nunca estão satisfeitos com o que os seus olhos conseguem ver, e por isso comunicam e fazem perguntas para entender uma situação por “quem, o quê, onde, quando e porquê”. Englobando estas ‘necessidades’ de um Gémeos, lembramos “Suicide Circle”, um filme de terror japonês, quase uma sátira até. Em “Suicide Circle”, a polícia de Tóquio tenta perceber os motivos por trás de suicídios em massa por toda a cidade, ao mesmo tempo que apresenta um contraste entre gerações com uma faceta mais obscura na idade adulta e uma faceta divertida até no que diz respeito aos adolescentes. Estão a ver a ligação? É que também os Gémeos têm dois lados e isso faz com que esta seja o filme perfeito para os caracterizar.



PSYCHO

Psycho
Psycho | © 1960 – Paramount Pictures

SIGNO: Caranguejo

Carinhosos por natureza, os caranguejos não têm maldade, caracterizando-se pelas suas boas intenções e personalidades sensíveis. Em “Psycho”, de Alfred Hitchcock, seguimos a história de Marion Crane, uma mulher que rouba dinheiro mas no percurso de fuga acaba por passar algum tempo num hotel onde conhece Norman Bates. O factor terror do filme, é em Norman Bates que pensamos quando falamos em caranguejos. Tudo nele grita uma personalidade sensível e uma vontade extrema de agradar a outros, neste caso em particular à sua mãe. Com uma personalidade muito adaptada para agradar, é em “Psycho” que revemos o carácter de um caranguejo.




IT (2017 e 2019)

it capítulo 2
Pennywise (Bill Skarsgård) | © NOS Audiovisuais

SIGNO: Leão

Dois filmes estão aqui indicados mas é como se fosse apenas um. Afinal de contas, a história de Stephen King é tão boa que não se conseguiu condensar num único filme e os estúdios dividiram em duas partes. Em “It”, um grupo de crianças é o único que vê um palhaço assassino que anda pela cidade. Pelas suas energias no entanto, as crianças arranjam forma de fugir ao terror de Pennywise, o palhaço assassino, e é por isso que os relacionamos com aqueles de signo leão. Criativos e cheios de energia, têm na sua força a vontade de sobreviver.




I AM MOTHER

I Am Mother
I Am Mother | © Netflix

SIGNO: Virgem

Quem é virgem aspira sempre a ser o/a melhor em tudo o que faz. É algo tão presente neles que parece estar enraizado no seu físico e psicológico, levando-os a prepararem-se e a planear para tudo e qualquer situação. Claro que levado ao extremo é uma característica que nos coloca em perigo e “I Am Mother” é exactamente esse extremo. Um robot que tem por missão criar crianças mas depois matá-las se não forem perfeitas é simplesmente arrepiante. Neste thriller de ficção científica, a filha aprende sobre ética e filosofia durante toda a sua vida, procurando ser a melhor a todos os níveis – pelo menos aos olhos da Mãe (o robot). O objectivo é reconstruir a raça humana no seu melhor intelecto mas quando as expectativas são altas, também elas são desfazadas da realidade.




SAW

Saw
Saw |© Lions Gate Films

SIGNO: Balança

Os que nasceram para serem balanças são pessoas que se importam com a justiça e que são naturalmente empáticas. Ironicamente não é o que vemos na íntegra em “Saw” mas lá perto anda. Uma das mais conhecidas sagas de terror, “Saw” apresenta-nos John Kramer, um homem que após uma tentativa de suicídio por ter um tumor acaba por criar Jigsaw, o seu alter ego. O seu objectivo passa a ser encontrar um novo propósito na vida, e por isso coloca as suas vítimas em situações de vida ou de morte enquanto as confronta com desafios morais e éticos. É um contrasenso porque coloca os outros em situações “quase impossíveis” mas é no seu íntimo uma balança porque quer o justo e o correcto (claro, é um filme de terror e o seu modo correcto é distorcido do que provavelmente será mais indicado).

[tps_footer]

Qual é o teu ‘filme de terror do Zodíaco’?

Lê Também:   Terror | Os 50 Melhores Filmes Para Ver Entre Amigos

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *