VIXX | © Jellyfish Entertainment

VIXX | Tudo o que precisas de saber

Aqui está mais um ‘Tudo o que precisas de saber’ sobre um grupo K-Pop. Desta vez, sobre os VIXX.

Os VIXX são um grupo K-Pop formado pela Jellyfish Entertainment em 2012, pelo o reality show “MyDOL”. O grupo é constituído por seis membros: N, Leo, Ravi, Ken, Hongbin e Hyuk. Eles são conhecidos como os ‘Reis dos Conceitos’, pois a sua música conta uma história ou conceito.

1 de 7

História

Antes da sua estreia oficial, os membros do grupo eram 6 dos 10 concorrentes no programa da Mnet “MyDOL”. Muitos dos membros fizeram aparições em MVs de artistas da mesma empresa como “Let This Die” de Brian Joo, e “Shake It Up” e “Tease Me” de Seo In Guk.

O grupo estreou-se com o single “Super Hero” no dia 24 de Maio de 2012. A sua primeira atuação no estrangeiro foi na convenção Otakon, em Baltimore. Nesse Verão, o conjunto lançou o seu segundo single “Rock Ur Body”, onde Dasom das Sistar apareceu no MV.

O grupo fez parte do primeiro concerto da Jellyfish Entertainment, “Jellyfish Live”, no Tokyo Zepp Diver City em Setembro desse ano. O conjunto também participou na KCON 2012 em Outubro, e fizeram parte de um especial de Natal com outros artistas da sua companhia como Lee Seok Hoon, Park Hyo Shin, Seon In Guk e Sung Si Kyung, com a música “Because It’s Christmas”.

Já em Janeiro de 2013, o grupo lançou duas músicas, “Don’t Want to Be an Idol” e “On and On”, do seu novo single “On and On”. O seu primeiro mini-álbum, “Hyde”, com o single com o mesmo nome, foi lançado em Maio. A versão repackaged, “Hyde”, foi lançada em Julho com o single “G.R.8.U.”. Nos meses de Outubro e Novembro, o grupo fez a sua primeira digressão mundial, com exibições na Coreia do Sul, Japão, Itália, Suécia, Malásia e América.

Em Novembro, o grupo lançou um single, “Only U”, antes do lançamento do seu primeiro álbum completo, “Voodoo”. Pouco depois o álbum foi lançado com o single “Voodoo Doll”. Com esta música, o conjunto conseguiu a sua primeira vitória desde a sua estreia. Nesse Natal, a banda juntou-se novamente a outros artistas da sua companhia para lançarem uma música de Natal.

Em 2014, os VIXX lançaram o seu quarto single, “Eternity”, em Maio. Nesse mesmo mês, a empresa do grupo revelou que o conjunto iria fazer a sua estreia no Japão com o álbum de compilação, “Darkest Angels”. Pela segunda vez a banda fez uma atuação durante a KCON. Entre os meses de Julho e Setembro, o grupo realizou uma tour, “VIXX Live Fantasia”, no Japão e em vários países da Europa.

Em Outubro, foi revelado o segundo mini-álbum do grupo, “Error”, com o single com o mesmo nome. Pouco tempo depois, foi lançada a versão japonesa do single com “Youth Hurts”.

Já em 2015, o conjunto foi convidado para o The KKBOX Music Awards em Taipé, Taiwan. Fazendo com que eles fossem o primeiro grupo K-Pop a ser convidado para o evento. Eles lançaram o single “Love Equation” que conseguiu um all-kill em todos os programas de música. Entre Março e Maio, o grupo fez uma digressão asiática entre Coreia do Sul, Japão, Filipinas e Singapura. Em Março, a banda fez a sua estreia no mercado chinês e de Taiwan, com “Destiny Love”. Pouco tempo depois, os artistas lançaram a versão chinesa de “Error”.

vixx chained up
VIXX durante “Chained Up” Era | ©Jellyfish Entertainment

A primeira sub-unidade do grupo, VIXX LR, foi constituída por Leo e Ravi. O duo estreou-se com o mini-álbum “Beautiful Liar”, com o single com o mesmo nome. Em Setembro, o conjunto lançou o seu segundo single japonês com “Can’t Say”. Já em Novembro, foi divulgado o Twitter, Facebook e site oficial do grupo antes de lançar o segundo álbum de estúdio, “Chained Up”, com o single com o mesmo nome. Já em Novembro, foi revelado que a banda iria lançar o seu primeiro álbum completo em japonês, com o nome “Depend On Me”. Ao chegar ao Natal, o grupo continuou a tradição de participar numa música de Natal com outros artistas da empresa.

Em 2016, o grupo lançou a sua primeira banda sonora para o drama “Moorim School: Saga of the Brave”, que tinha o membro Hongbin como o ator principal. Logo de seguida foi lançado o primeiro álbum japonês da banda. Esse álbum portou-se muito bem nos Tops japoneses, e a banda promoveu o disco com várias atuações pelo país. Em Março, a companhia lançou o “Conception Art Film”, que foi o primeiro sinal do longo projeto do conjunto, onde os elementos mostram o seu largo espectro musical e conceptual com a temática dos deuses gregos.

Em Abril, o grupo lançou o quinto single, “Zelos”, com o single “Dynamite”, sendo este o primeiro conceito do projeto. O single teve sucesso, dando várias vitórias ao conjunto em vários programas de música. Em Junho, a banda lançou mais um single japonês, “Hana-Kaze”.

Pouco depois saiu o segundo conceito do projeto, com o single “Hades”, e “Fantasy”. O conceito deste MV foi mais sombrio para combinar com Hades, o Deus grego do Submundo, ao contrário de Zelos, que representava a inveja e fervor. Este single também teve um grande sucesso nos Tops musicais, e deu várias vitórias ao grupo em programas musicais.

Em Outubro, o grupo lançou o terceiro mini-álbum, “Kratos”, com o single “The Closer”. “Kratos” é conceptualizado à volta do Deus Kratos, a personificação de força e autoridade em todas as formas. Tal como os outros singles, “The Closer” também teve um grande sucesso comercial. Para celebrar o fim deste projeto anual, o conjunto lançou o álbum especial “VIXX 2016 Conception Ker”, que foi apoiado pelo lançamento do MV “Milky Way”.

No Natal, tal como nos anos anteriores, o grupo participou no single de Natal da companhia com outros membros da empresa.

Em 2017, o grupo lançou mais um mini-álbum, “Shangri-La”, com o single com o mesmo nome. Este álbum faz parte de um evento para celebrar o seu quinto aniversário. Começando com um concerto, “VIXX Fantasia Daydream”, e acabou com exibição, “VIXX 0524”. Tal como outros álbuns, “Shangri-La” foi um sucesso comercial.

Em Setembro, o conjunto voltou-se para o mercado japonês novamente com “Lalala ~ Thank you for your love”.

Já em 2018, o grupo lançou o seu terceiro álbum completo, “Eau de VIXX”, com o single “Scentist” que foi baseado em cheiros. Em Setembro, a banda lançou o seu terceiro álbum em japonês, “Reincarnation”, que tem um total de 10 músicas. Este álbum também tem músicas de “Eau de VIXX”, mas também tem novas obras a mostrar outros lados do grupo.

Este ano, o conjunto lançou o single “Walking”, que revelaram no meet & greet agradecendo aos fãs pelo apoio com as datas de alistamento perto para dois membros.

Em Maio, Ken, Leo, Hongbin e Hyuk renovaram os seus contratos. Já Ravi decidiu deixar a Jellyfish Entertainment para criar a sua própria empresa. No entanto, ele disse que continua a ser um membro dos VIXX. Já em relação a N, que está a fazer o seu serviço militar, a companhia só irá começar conversações depois dele o terminar.

1 de 7

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *