Verano, 1993 © Avalon

FILMIN Portugal | Filmes para ver celebrar o verão na plataforma

O verão está ao virar da esquina e com ele chega a oportunidade de ver mais filmes em streaming. Eis 30 sugestões na Filmin Portugal.

Já começámos a sentir o calor pelo ar e com a estação mais quente do ano chega a possibilidade de irmos à praia, de fazermos piqueniques nas zonas mais frescas e ainda de ver filmes em plataformas de streaming. Porque queremos ajudar-te a celebrar a chegada o verão da melhor maneira possível vamos recomendar-te um conjunto de filmes para assistir na FILMIN Portugal, a plataforma dedicada aos grandes clássicos e filmes independentes.

Seja sozinho, em família ou com amigos, a FILMIN tem alguns dos melhores filmes temáticos sobre o verão, mas também filmes de amor, comédias malucas, sem esquecer o terror e os thrillers policiais que te prometem transportar para novos mundos e vão emocionar as tuas noites. O verão é também a altura perfeita para ver os filmes mais longos, enquanto te refrescas com uma boa limonada.

Se ainda não tens uma subscrição na FILMIN Portugal aproveita agora para assinar a plataforma por apenas 6,95€ por mês ou 55€ por ano. Alguns filmes disponíveis no catálogo da FILMIN são estreias exclusivas e únicas que não vais encontrar em mais nenhum lado. Fica atento ao catálogo de filmes em aluguer, alguns dos quais também destacamos neste artigo.

Os 30 filmes a não perder na FILMIN Portugal durante este verão foram ordenados aleatoriamente, sem seguir nenhuma ordem de preferência ou de estreia de lançamento.




1. Drive My Car (2021), de Ryusuke Hamaguchi

Drive my Car
© LEFFEST

O actor e encenador Yusuke Kafuku é convidado a encenar O Tio Vânia de Tchécov num festival de teatro em Hiroshima. No carro em que se desloca, conduzido pela discreta jovem Misaki, Kafuku confronta-se com o passado e o mistério sobre a sua mulher, Oto, que morrera subitamente levando um segredo com ela.

“Drive My Car” já está disponível na FILMIN. Aproveita ainda para ler a nossa crítica a “Drive My Car – Conduz o Meu Carro”.




2. Onoda – 10 000 Noites na Selva (2021), de Arthur Harari

FILMIN Portugal
©Leopardo Filmes

Épico de guerra dirigido pelo francês Arthur Harari, Onoda, 10 000 Nuits dans la Jungle inspira-se na história real de Hiroo Onoda (1922-2014), um oficial japonês da inteligência do Exército Imperial japonês que combateu nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e que passou quase 30 anos nas selvas da ilha de Lubang após o fim do conflito, nunca se convencendo de que a guerra tinha terminado. Foi o penúltimo soldado japonês a dar baixa, em março de 1974.

“Onoda – 10 000 Noites na Selva” já está disponível na FILMIN.




3. O Quadrado (2017), de Ruben Östlund

filmes na tv
O Quadrado | © Plattform Produktion

A sua próxima exposição, “O Quadrado”, é uma instalação que pretende evocar o altruísmo em quem a vê, recordando-nos o nosso papel enquanto seres humanos responsáveis pelos nossos congéneres. Mas às vezes é difícil viver à altura dos nossos ideais: a resposta incauta de Christian ao roubo do seu telefone vai conduzi-lo a situações das quais ele se envergonha. Entretanto, os Relações Públicas do museu criam uma campanha inesperada para “O Quadrado”. A reacção é inflamada e lança Christian, bem como o próprio museu, numa crise existencial.

“O Quadrado” já está disponível na FILMIN.




4. Crash (1996), de David Cronenberg

FILMIN

James Ballard, um produtor de filmes publicitários, tem um grave acidente de viação ao colidir com outro automóvel, que resulta na morte do outro condutor e deixa a mulher dele ferida. No hospital, Ballard perde-se e volta a encontrar Helen Remington, a viúva da vítima mortal do acidente. Na sua companhia conhece Vaughan, um cientista e fotógrafo fascinado pela beleza erótica dos ferimentos e das mutilações originadas por acidentes de viação. Ballard começa por se sentir curioso em relação a Vaughan e às suas ideias no sentido de recriar acidentes célebres, como o que vitimou James Dean. E, a pouco e pouco, deixa-se contagiar pelo erotismo que emerge da insólita combinação de sexo, automóveis, acidentes, mutilações e morte.

“Crash” já está disponível na FILMIN.




5. Verão, 1993 (2017), de Carla Simón

FILMIN Portugal
As prestações do elenco infantil são um dos elementos mais extraordinários desta modesta joia cinematográfica.

Espanha, Verão de 1993.  após a morte dos seus pais, Frida, de seis anos, enfrenta o primeiro Verão com a sua nova família adoptiva, na Catalunha. Antes do fim da estação, a menina tem de aprender a lidar com as suas emoções e os pais adoptivos têm de aprender a amá-la como se fosse filha deles. Marcado por momentos de exuberância infantil e pensamentos amadurecidos, este drama de crescimento, passado entre tonalidades veranis, é um retrato extraordinariamente enternecedor de como ser criança num mundo de adultos, assente nos desempenhos impecáveis das duas jovens estrelas.

“Verão 1993” já está disponível na FILMIN.




6. Ponyo à Beira Mar (2009), de Hayao Miyazaki

FILMIN Portugal
© Netflix

Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce. Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo, e promete protegê-lo para sempre. Mas o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força o pequeno peixe a regressar às profundezas. Decidida a tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke. O amor e a responsabilidade, o oceano e a vida, num mundo fantástico onde a magia também faz parte das coisas naturais do dia-a-dia.

“Ponyo à Beira Mar” já está disponível na FILMIN.




7. Conto de Verão (1997), de Éric Rohmer

FILMIN Portugal
Amanda Langlet e Melvil Poupaud em “Conto de Verão” (1996) © Canal+

Gaspard vai de férias para o litoral, onde irá encontrar-se com Lena, a sua namorada. Enquanto esta não chega, conhece Margot e Solène, duas amigas. Cada uma delas representa algo que Gaspard aprecia: Margot oferece-lhe a sua amizade, por não ter interesse numa relação amorosa; Solène é a promessa de paixão e sensualidade, mas apenas se o jovem assumir com ela um compromisso; por último, Lena simboliza o amor. Quando a namorada finalmente aparece, Gaspard terá de escolher entre as três.

“Conto de Verão” já está disponível na FILMIN.




8. O Raio Verde (1986) de Éric Rohmer

FILMIN Portugal
O Raio Verde (1986) de Éric Rohmer © FILMIN Portugal

É Verão e Delphine sente-se só e deprimida. Interrompe umas férias na montanha, a convite de uns amigos, e dirige-se a Biarritz, passando os dias entre errâncias amorosas, sem compromissos ou ligações. Casualmente, ouve uma conversa sobre o famoso “raio verde” de que fala Júlio Verne. Conseguirá Delphine vê-lo e encontrar o amor que reconforte o seu coração?

“O Raio Verde” já está disponível na FILMIN.




9. Melhor É Impossível (1997), de James L. Brooks

filmes na tv
Jack Nicholson em “Melhor É Impossível” © TriStar Pictures

Melvin Udall (Jack Nicholson) é um escritor de língua afiada que sofre de uma perturbação obsessiva-compulsiva. Incapaz de evitar confrontos, Melvin orgulha-se da sua capacidade de afrontar, ofender, provocar repulsa e magoar todas as pessoas com quem se cruza. Carol Connelly (Helen Hunt) é a única empregada de mesa do café da zona disposta a aturar as tiradas sarcásticas de Melvin e Simon Nye (Greg Kinnear) é o infeliz vizinho, que tem o azar de viver no apartamento em frente ao de Melvin, na baixa de Manhattan. Estes três nova-iorquinos, que têm em comum o facto de não acreditarem na felicidade, vêem as suas vidas entrecruzarem-se por causa de uma quarta personagem: um cão chamado Verdell.

“Melhor É Impossível” já está disponível na FILMIN.




10. Jerry Maguire (1996), de Cameron Crowe

FILMIN Portugal
Renée Zellweger em Jerry Maguire |© 1996 TriStar Pictures, Inc.

Tom Cruise no papel de um agente desportivo que desenvolve, subitamente, uma consciência ética nos meandros de um universo de selvagem mercantilismo, numa emocionante comédia dramática que deu um Óscar ao espantoso Cuba Gooding Jr. Despedido, o empresário de futebol Jerry Maguire empreende uma luta individual de esperança e convicção para levar o seu único jogador a um contrato fabuloso.

“Jerry Maguire” já está disponível na FILMIN.




11. Kika (1993), de Pedro Almodóvar

FILMIN Portugal
Kika © FILMIN Portugal

Kika é uma maquilhadora com o desejo de conseguir resolver todas as catástrofes da sua vida. Ela vive com Ramon, um homem particularmente misterioso, fotógrafo profissional e artista plástico. Kika e Ramon amam-se mas não se compreendem. Como a maioria dos homens, Ramon fala muito pouco. Anda traumatizado pelo suicídio da sua mãe, para quem reservou um espaço em casa onde guarda todas as suas lembranças. Existe também Juana, a mulher do empresário de Kika que tem um irmão, Pablo, que é actor de filmes pornográficos. Neste mundo diminuto em que Kika se envolve, está presente também um americano – Nicholas Pierce, o charmoso pai de Ramon, escritor e boémio. Entre todo este círculo de pessoas, existe uma inimiga, Andréa Balafrée, apresentadora de um programa televisivo muito particular – “O Pior do Dia”.

“Kika” já está disponível na FILMIN.




12. O Meu Burro, o Meu Amante e Eu (2020), de Caroline Vignal

FILMIN
O Meu Burro, o Meu Amante e Eu © Filmin Portugal

Antoinette é professora e há alguns meses que espera a chegada do Verão e as prometidas férias com Vladimir, o seu amante e pai de uma das suas alunas. Mas Vladimir adia as férias com Antoinette, porque a mulher organizara, entretanto, com ele e com a filha, o caminho de Stevenson no Parque Nacional de Cévennes (que o autor de ‘A Ilha do Tesouro’ descreve no seu livro ‘Travels with a Donkey in the Cévennes’, que serviu de inspiração à realizadora). Antoinette decide fazer o mesmo trajecto, na esperança de se cruzar com eles. Patrick, um burro teimoso, irá acompanhá-la nesta caminhada singular.

“O Meu Burro, o Meu Amante e Eu” já está disponível na FILMIN.




13. A Rapariga da Mala (1961), de Valerio Zurlini

A Rapariga da Mala
Claudia Cardinale em “A Rapariga da Mala” © Titanus

Claudia Cardinale, que aqui revela a sua sensualidade e beleza selvagem, é sublime no papel de Aida, uma jovem mãe solteira que canta para ganhar a vida. Encontra Lorenzo, um homem-criança de 16 anos, filho da grande burguesia (Jacques Perrin, que se tornaria actor fetiche de Zurlini), que lhe oferece o seu amor, escondendo-lhe ser irmão do amante que acabara de a abandonar. É um encontro de duas solidões, habitado pelo gosto amargo das primeiras angústias amorosas, pela impotência para superar o peso da fatalidade social, e, ao mesmo tempo, por um forte instinto de sobrevivência das personagens.

“A Rapariga da Mala” já está disponível na FILMIN




14. Noites de Lua Cheia (1984), de Éric Rohmer

Noites de Lua Cheia
Noites de Lua Cheia © FILMIN Portugal

Louise e Rémi são namorados e vivem nos arredores de Paris. Ela é uma jovem decoradora de interiores, cansada dos subúrbios e amante da noite; ele é arquitecto, adepto da vida pacata e caseira. Cansada da monotonia, a jovem decide recuperar um apartamento em Paris, onde se sente livre.

“Noites de Lua Cheia” já está disponível na FILMIN




15. Guerra e Paz (1965), de Sergey Bondarchuk

Guerra e Paz
Guerra e Paz (1965) © FILMIN Portugal

Um épico de guerra e romance, baseado na obra homónima de Lev Tolstói, foi galardoado com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Globo de Ouro na mesma categoria. Duas histórias complexas são entrelaçadas: uma é a história de amor entre a jovem condessa Natasha Rostov e o conde Pierre Bezukhov, infeliz no seu casamento; a outra história é sobre a Grande Guerra Patriótica de 1812, contra a invasão do exército de Napoleão. Os russos de todas as classes sociais reúnem-se contra o inimigo. Nesta guerra, os dois lados sofrem perdas tremendas, e a sociedade russa está em mudança permanente.

“Guerra e Paz” já está disponível na FILMIN




16. O Adeus à Noite (2019), de André Téchiné

O Adeus à Noite

Depois de anos a viver na Argélia, a francesa Muriel regressou ao seu país para se dedicar à criação de cavalos. Quando Alex, o neto, a vem visitar antes de emigrar para o Canadá, ela não cabe em si de felicidade. Mas, com o passar dos dias, Muriel sente-o diferente.

“O Adeus à Noite” já está disponível na FILMIN




17. Agradar, Amar e Correr Depressa (2018), de Christophe Honoré

Agradar, Amar e Correr Depressa
Agradar, Amar e Correr Depressa

Incisiva e melancólica celebração de vida, este é considerado o mais belo filme de Christophe Honoré desde Canções de Amor. Rico em referências culturais e com uma banda-sonora encharcada na pop dos anos 90, este objecto vencedor do prémio Louis Delluc funde o melhor das heranças Nouvelle Vague que caracterizam o cinema do seu realizador.

“Agradar, Amar e Correr Depressa” já está disponível na FILMIN




18. Os Idiotas (1998), de Lars von Trier

Os Idiotas

Uma das primeiras experimentações que seguem as “não-regras” do manifesto dinamarquês, Dogma 95. O filme explora a fundo as noções de normalidade, põe em questão códigos de comportamentos constringidos e respostas emocionais condicionadas. Lars Von Trier explora estas noções através da alimentação do “eu idiota” nas personagens para chocar a sociedade burguesa, com um grupo de jovens que compartilha o mesmo interesse: a idiotice. Com uma casa de campo como uma espécie de base, eles passam o tempo livre juntos, explorando os valores escondidos e pouco apreciados da idiotice.

“Os Idiotas” já está disponível na FILMIN




19. Ama-San (2017), de Cláudia Varejão

ama san family film project
© Family Film Project

Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o abalone das rochas do fundo do Oceano Pacífico. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, o corpo é convocado a atingir o seu limite. Em Wagu, uma pequena vila piscatória da Península de Ise, Matsumi, Mayumi e Masumi, mergulham diariamente sem saber o que irão encontrar. Os seus corpos delicados em terra dão lugar a caçadoras no mar. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San.

“Ama-San” já está disponível na FILMIN




20. Rapariga Mágica (2014), de Carlos Vermut

Rapariga Mágica
© FILMIN Portugal

Alicia é uma criança doente que sonha em usar o vestido da sua série japonesa preferida, Rapariga Mágica Yukiko. Luis, o seu pai, tentará fazer tudo ao seu alcance para conseguir isso. Mas o seu destino cruza-se com Barbara, uma jovem mulher atraente com doenças mentais e com Damian, um professor retirado de tudo, menos do seu passado problemático.

“Rapariga Mágica” já está disponível na FILMIN




21. A Paixão de Van Gogh (2017) de Dorota Kobiela e Hugh Welchman

canais tvcine e séries
A Paixão de Van Gogh

O primeiro filme do mundo totalmente pintado à mão. Uma investigação à vida e controversa morte de Vincent Van Gogh, contada através das suas pinturas e dos que com ele privaram. Joseph Roulin é o carteiro que Van Gogh pintou e com quem estreitou amizade. Não se convencendo da teoria do suicídio do pintor, envia o seu filho Armand entregar a última carta que o artista havia dirigido ao irmão, Theo. Ainda que resignado, Armand parte em missão. Quando descobre que o irmão tinha morrido pouco depois de Vincent, começa uma série de encontros com as várias personagens que cruzaram a vida do artista antes dele morrer. Quanto mais pessoas ouve, mais a teoria do suicídio lhe parece infundada. A quem poderá ele entregar a carta, quando todos parecem culpados da morte do pintor?

“A Paixão de Van Gogh” já está disponível na FILMIN




22. Segredos e Mentiras (1996), de Mike Leigh

FILMIN Portugal
Segredos e Mentiras © FILMIN Portugal

Uma jovem negra de sucesso descobre que a sua mãe biológica é uma mulher branca desprivilegiada. À medida que as emoções aumentam, os segredos de todos serão expostos.

“Segredos e Mentiras” já está disponível na FILMIN




23. O Desconhecido do Lago (2013), de Alain Guiraudie

desconhecido do lago cinema lgbt queer
Suspense explícito, com money shots incluídos.

Verão. Um lago é um local de engate de vários homens. Franck apaixona-se por Michel. Um homem bonito mas mortalmente perigoso. Franck sabe disso. Mas deseja viver essa paixão.

“O Desconhecido do Lago” já está disponível na FILMIN




24. Fogo no Mar (2016), de Gianfranco Rosi

european film challenges fogo no mar
© Leopardo Filmes

Samuele tem 12 anos e vive numa ilha do mar Mediterrâneo. Como muitos rapazes da sua idade, vai à escola e passa o tempo livre pela ilha a brincar com a sua fisga. À volta de Samuele existe mar e existem homens, mulheres e crianças que tentam atravessá-lo a partir de África em pequenos barcos sem as mínimas condições. A ilha onde Samuele vive é Lampedusa, uma fronteira simbólica da Europa, à qual tentam chegar milhares de migrantes que procuram liberdade e esperança. Os habitantes de Lampedusa testemunham diariamente uma das maiores tragédias humanitárias dos nossos tempos, apesar de estes dois mundos praticamente não se encontrarem.

“Fogo no Mar” já está disponível na FILMIN




25. O Carteiro de Pablo Neruda (1994), de Michael Radford

il postino critica festa do cinema italiano o carteiro de pablo neruda
Uma joia de sentimentalismo barato perfeito para ganhar prémios de cinema.

Baseado no livro Il Postino de Antonio Skármeta, O Carteiro de Pablo Neruda retrata a amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda e um humilde jovem carteiro. Em 1952, Pablo Neruda (Philippe Noiret) é forçado, por questões políticas, a viver exilado numa pequena ilha italiana, onde conhece Mario Ruoppolo (Massimo Troisi), filho de pescadores sem rumo na vida, loucamente apaixonado pela mulher mais bonita da cidade mas demasiado tímido para lhe dizer o que sente por ela. Aos poucos, Neruda ensina o amor, a vida e a poesia a Mario para que este possa conquistar o coração da sua amada. Uma divertida comédia romântica e um tributo ao amor que marcou toda uma geração!

“O Carteiro de Pablo Neruda” já está disponível na FILMIN




26. José e Pilar (2010), de Miguel Gonçalves Mendes

José e Pilar
José e Pilar | © OPTEC

Baseado no dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, “José e Pilar” é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor. “José e Pilar” revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que o génio e a simplicidade são compatíveis. “José e Pilar” é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado doutra maneira”.

“José e Pilar” já está disponível na FILMIN




27. Amigos Amigos, Telemóveis à Parte (2016), de Paolo Genovese

filmes na tv
Elenco de “Amigos Amigos, Telemóveis À Parte” | ©Medusa Film

Todos nós temos 3 vidas: a pública, a privada e a secreta. Até então, a vida secreta estava bem escondida nos arquivos da nossa mente, hoje nos nossos cartões SIM.O que aconteceria se estes pequenos cartões começassem a falar? É o que vai descobrir um grupo de amigos quando, durante um jantar, decidem colocar os seus telemóveis sobre a mesa e tornar públicas todas as chamadas e mensagens, para provar que não têm nada a esconder. Será que não?

“Amigos Amigos, Telemóveis à Parte” já está disponível na FILMIN




28. A Ilha dos Amores (1991), de Paulo Rocha

FILMIN Portugal

Composto em nove cantos e inspirado na vida e obra do escritor Wenceslau de Moraes, que saiu de Portugal nos finais do século XIX para buscar no Japão uma “arte de viver” que conciliasse o material e o espiritual. Uma das obras mais arriscadas do cinema português, em que o trabalho de mise en scéne é sobretudo realizado no interior dos próprios planos.

“A Ilha das Amores” já está disponível na FILMIN




29. Christine – O Carro Assassino (1983), de John Carpenter

FILMIN Portugal
Christine © FILMIN Portugal

O carro mais famoso da história dos filmes de terror foi fabricado a quatro mãos por John Carpenter e Stephen King. Um conto aterrorizante e hilariante em igual medida, Christine é um Plymouth Fury ’58 que saiu de uma linha de montagem de automóveis de Detroit, mas não é um carro qualquer.

“Christine – O Carro Assassino” já está disponível na FILMIN




30. A Pior Pessoa do Mundo (2021), de Joachim Trier

A Pior Pessoa do Mundo
© Oslo Pictures

Prestes a completar trinta anos, Julie encontra-se numa crise existencial. Depois de ser pressionada pelo namorado, Askel, para assentar, a jovem invade uma festa e conhece Eivind, com o qual inicia um relacionamento amoroso, na expectativa de novas vivências. Porém, apercebe-se de que algumas escolhas de vida ficaram irremediavelmente para trás.

“A Pior Pessoa do Mundo” já está disponível na FILMIN

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *