Fire Emblem Fates (Nintendo 3DS) | Análise

O novo título da série Fire Emblem é um dos mais ambiciosos da série dividindo-se em três versões distintas em que cada escolha traz as suas consequências. O resultado é surpreendente.


Fire Emblem Fates

Editora: Nintendo

Plataformas:  Nintendo 3DS

[starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 


 

Dois reinos rivais, Nohr e Hoshido encontram-se em guerra há largos anos. Corrin, um príncipe dividido entre a sua família de sangue e a que o criou durante toda a sua vida vê-se obrigado a escolher de que lado da guerra quer ficar. Esta é a grande escolha que temos em Fire Emblem Fates, aliar-se ao exército de Nohr, a família que o criou, ou ao exército de Hoshido, a sua família de sangue . Em alternativa, Corrin pode escolher não se aliar a nenhum dos exércitos e procurar o verdadeiro responsável pela guerra entre os dois reinos. Cada uma das escolhas corresponde a uma das três versões disponíveis: Conquest, Birthright e Revelations.

Fire Emblem Fates

O gameplay de Fates é simples e desafiante, com modos de jogo que permitem qualquer pessoa desfrutar deste jogo. Com três dificuldades e três modos de jogo, um total de 7 formas diferentes de jogar que irão auxiliar os novos jogadores e desafiar os veteranos.

O modo Phoenix, apenas disponível na dificuldade Normal, permite que os personagens derrotados regressem no próximo turno, e é aconselhável para aqueles que se aventuram pela primeira vez na série pois permite uma experiencia de jogo mais fácil e menos consequente. O modo Casual está disponível nas três dificuldades, e faz com que os personagens derrotados regressem apenas no final da batalha. O modo Classic é aconselhado para aqueles que procuram um grande desafio, uma vez que as personagens derrotadas em batalha não regressam, o que torna o jogo mais desafiante e requer uma estratégia mais ponderada.

Fire Emblem Fates

A dificuldade também é diferente entre as versões. Birthright e Revelation incluem pequenos desafios entre os capítulos, que servem para acumular experiência e ouro, e é aconselhável aos principiantes. Já Conquest não inclui estes desafios o que torna a experiência dos personagens mais escassa.

Para culminar a falta de experiência em Conquest, estão disponíveis algumas missões em DLC, que para além de oferecerem experiência têm ainda diferentes recompensas, como armas e ouro. A primeira missão DLC pode ser descarregada gratuitamente, as restantes podem ser compradas individualmente ou como parte dos Map Packs.

Lê também: Top Jogos – As frases mais famosas

Pela primeira vez, o personagem criado pelo jogador é o personagem principal do jogo. Inicialmente chamado Corrin, algo que pode ser alterado, este é a chave que desencadeia todos os acontecimentos de Fates. Como acontecia também em Fire Emblem Awakening, é possível definir algumas das características do personagens, como género, altura, voz, feições e cabelo. As opções não são muitas, mas isto apenas serve para diferenciar o personagem dos restantes jogadores. Ainda assim é uma característica interessante e que acrescenta alguma diversidade ao jogo.

Fire Emblem Fates

Um dos pontos fundamentais da série Fire Emblem é a relação entre personagens, e Fates não foge à regra. As relações entre as dezenas de personagens são altamente importantes para o gameplay, uma vez que os laços criados entre personagens permitem que estes se entreajudem ainda mais em batalha, com ataques mais fortes. A fase final das relações entre personagens é o casamento, e como acontecia em Awakening, isto abre novos caminhos na história e oferece novos personagens: os filhos dos personagens originais.

Fire Emblem Fates

Fates inclui ainda o modo My Castle, que funciona como o HUB do jogo. Em My Castle podemos decorar um espaço com vários edifícios e lojas onde podemos comprar novos equipamentos para o nosso exército. Este modo permite também visitar e combater contra outros jogadores online.

Este jogo é compatível com os amiibo de Marth, Ike, Lucina e Robin, da série Smash. Ao ler um desses amiibo, a personagem é adicionada ao My Castle, e pode ser combatida para ser adicionada ao exército do jogador.

Fire Emblem Fates

Graficamente, Fates mistura segmentos em 2D e 3D. Os segmentos em 3D mostram todo o poder da 3DS com modelos detalhados e cenários deslumbrantes. As cutscenes são também elas fantásticas, e mostram todo o trabalho que a produtora colocou neste jogo. O 3D estereoscópico da consola acrescenta uma maior profundidade gráfica, especialmente nos segmentos 3D e cutscenes.

Fire Emblem Fates encontra-se disponível nas versões Birthright e Conquest em formato físico e também digital através da eShop, já Revelation é exclusivamente digital e apenas pode ser jogado após terminar uma das outras versões.

 

Pontos fortes:

  • Gameplay adaptável à experiência de cada jogador
  • Dezenas de personagens jogáveis
  • Três histórias diferentes
  • Cutscenes deslumbrantes

Pontos fracos:

  • A experiência completa implica a compra das três versões

Hardware usado pela MHD para esta análise:

  • New Nintendo 3DS

Gualter Santos


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *