Florence Pugh considera este realizador um mestre do cinema
Com uma carreira bem consolidada, Florence Pugh revelou numa entrevista qual o realizador que ela vê como um verdadeiro mestre do cinema.
Ainda antes de completar dezoito anos de idade, já Florence Pugh se estreava no grande ecrã ao participar em “The Falling”, destacando-se na sua performance. Rapidamente, a britânica tornou-se uma atriz revelação, dando início a uma carreira que se começa a consolidar em Hollywood. Como tal, os trabalhos mais conhecidos de Florence Pugh incluem filmes como “Lady Macbeth” (2016), “Mulherzinhas” (2019) e “Oppenheimer” (2023).
Após a sua participação no remake de “Mulherzinhas”, uma adaptação da obra de Louisa May Alcott, Florence Pugh recebeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Secundária, mas perdeu o prémio para Laura Dern, com o filme “Marriage Story“. Além disso, a atriz britânica foi também duas vezes indicada aos BAFTA, nas categorias de Estrela em Ascensão e Melhor Atriz Secundária, colocando o nome de Pugh bem assente em Hollywood. No entanto, com uma carreira que conta já com mais de uma década, há um realizador que Florence Pugh considera ser o verdadeiro mestre do cinema…
Christopher Nolan é o realizador que Florence Pugh considera ser um mestre
Foi em “Oppenheimer” que Florence Pugh conheceu Christopher Nolan, filme que rendeu ao realizador dois Óscares. Apesar de a atriz ter apenas um papel secundário na longa-metragem, esta foi uma personagem que marcou verdadeiramente Pugh. Na obra sobre o pai da bomba atómica, a britânica dá vida a Jean Tatlock, a psiquiatra que ficou conhecida por ser amante de Oppenheimer.
Jean Tatlock era afiliada do Partido Comunista, o que impactou fortemente a sua vida e a relação com o homem responsável pela morte de milhares de inocentes no Japão. Apesar de Oppenheimer ter pedido Tatlock em casamento, esta recusou, o que o levou a subir ao altar com outra mulher. Em resultado, a personagem interpretada por Florence Pugh acabou por cair no esquecimento, o que originou uma depressão profunda que a levou a suicidar-se.
Apesar de a personagem de Florence Pugh não ter uma história própria no filme, servindo apenas de apoio à figura de Oppenheimer, a atriz deixou-se encantar pela forma como Christopher Nolan desenvolveu a longa-metragem. Numa entrevista, Pugh diz ter encontrado um realizador verdadeiramente apaixonado pela arte do cinema. Além disso, segundo a atriz, “trabalhar com Christopher Nolan foi possivelmente uma das experiências mais emocionantes de uma maneira diferente, em parte porque ele trabalha com profissionais. Ele é um profissional”.
Que outros filmes tornam Christopher Nolan um verdadeiro mestre?
Não existem dúvidas de que Christopher Nolan é mesmo um verdadeiro mestre do cinema. Ao longo de uma carreira com mais de três décadas, o realizador conta já com 26 indicações aos Prémios da Academia, o que faz dele um dos cineastas mais bem sucedidos dos tempos modernos. Além disso, bastaram apenas dois filmes para colocar o nome de Nolan nos topos de Hollywood, pois a longa-metragem “Memento” rendeu-lhe logo uma nomeação aos Óscares.
Sem dúvida, o detalhe mais interessante que se pode encontrar nos filmes de Nolan é a forma como ele desconstrói a psique das suas personagens. Filmes como “Inception – A Origem” (2010), “Interstellar” (2014) e “Dunkirk” são bons exemplos disso. Mas a mestria do realizador londrino pode ser também encontrada na trilogia de Batman, “The Dark Knight”, que ilustra bem a sua paixão pela arte.
És fã do trabalho de Christopher Nolan? Quantos filmes de Florence Pugh já assististe?