Funcionalidade muito popular do Spotify vai passar a ser paga
O Spotify, o serviço de streaming de música mais popular em todo o mundo, vai sofrer alterações muito em breve.
Recentemente, alguns utilizadores do Spotify notaram uma mudança peculiar na aplicação. As letras das músicas, que normalmente são exibidas em baixo da música que está a tocar, deixaram de aparecer para aqueles que não são assinantes Premium.
Em vez das letras, os utilizadores encontraram a seguinte notificação: “Desfrute das letras no Spotify Premium”, seguida de um link para proceder à inscrição (e pagamento). Esta alteração não está a ser bem recebida por muitos ouvintes.
O Spotify informou que essa mudança é apenas um teste. CJ Stanley, co-diretor de comunicações globais do Spotify, explicou: “”No Spotify, realizamos regularmente uma série de testes, alguns dos quais acabam por abrir caminho para a nossa experiência de utilizador mais ampla e outros servem apenas como uma importante aprendizagem.”
SPOTIFY MUDA DE ESTRATÉGIA
Mais tarde, Stanley acrescentou que “de acordo com as nossas práticas padrão, estamos atualmente a testar isto com um número limitado de utilizadores num par de mercados”. No entanto, não especificou quais mercados, quantos utilizadores estão envolvidos ou a duração do teste.
Embora seja possível que o Spotify regresse com as letras disponíveis gratuitamente, é evidente que a empresa está efetivamente a explorar maneiras de incentivar os utilizadores a aderir ao plano Premium.
Após ter investido milhares de milhões em podcasts e audiolivros com resultados limitados, a empresa parece ter chegado à conclusão de que de que o conteúdo exclusivo não é a chave para o sucesso. Em vez disso, está focada em criar funcionalidades adicionais pelas quais os utilizadores estejam dispostos a pagar.
A FUNCIONALIDADE PREMIUM QUE FAZ SUCESSO
Uma das funcionalidades Premium mais bem-sucedidas até o momento é o DJ, uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial que cria estações de rádio personalizadas.
Esta funcionalidade funciona surpreendentemente bem, inclusive com um comentário de voz gerado por IA estilo radialista matinal. Dessa forma, proporciona uma experiência genuinamente diferenciada em relação aquela do nível gratuito do Spotify.
Além disso, o serviço HiFi, que oferece streaming de alta qualidade, poderia ser outra razão com peso para os utilizadores se juntarem ao plano Premium, mas a verdade é que, dois anos após o anúncio, continua sem ter ‘fumo branco’.
O Spotify procura também expandir o seu alcance ao abraçar criadores de conteúdo, introduzindo mais vídeos na plataforma e assim tornar-se no tão falado “TikTok para áudio”, como mencionado pelo CEO Daniel Ek.
Como tal, num futuro que pode não ser assim tão longínquo, não seria surpreendente se as melhores funcionalidades do Spotify estivessem disponíveis apenas para assinantes Premium.
O que achas desta mudança? Será temporário ou definitiva?