Georgia (foto de Joseph Connor)

Georgia à MHD | “Encontrei conforto na música”

Numa animada conversa com Georgia tivemos a oportunidade de percorrer o seu passado, explorar o próximo álbum e partilhar gostos pessoais. 

Na semana do lançamento do seu novo álbum, Georgia decidiu presentear-nos com mais um single, “24 Hours”. Este novo tema, que vem acompanhado de um vídeo realizado por Joseph Connor, mantém o registo eufórico que já transparecia em “Started Out”, “About Work The Dancefloor” e “Never Let You Go”. O novo álbum de Georgia, Seeking Thrills, será lançado já nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, via Domino. Foi sobre este novo registo e o processo que o concebeu que conversámos com a cantautora.

Georgia começou o seu caminho no mundo da música a tocar bateria para artistas como KwesKate Tempest, mas foi só em 2015 que se lançou sozinha com um álbum homónimo. Passados quatro anos está prestes a surgir o seu segundo álbum, Seeking Thrills, cujos singles nos têm vindo a contagiar ao longo deste ano.

Seeking Thrills nasce de um esforço por emergir de um período difícil e de uma transformação efetiva na vida de Georgia. Nesta tentativa a artista encontra-se imersa nos ritmos ferventes e melodias cativantes da dance music numa celebração eufórica que realça o momento presente. Mas perante este álbum concebido para “manter a emoção” e para a transmitir, começamos aos poucos a descobrir, juntamente com a própria cantora, escondidos por detrás dos ritmos borbulhantes e temas explosivos, versos melancólicos que espelham fragmentos de uma vida em mudança. Uma mudança que, afinal, mais não é do que um regresso às origens.

GEORGIA, SEEKING THRILLS | “24 HOURS”

MHD – Teres começado a carreira como baterista para outros artistas influenciou de algum modo a tua carreira atual? Ajudou-te?

Georgia – Sim, totalmente. A bateria foi uma maneira de facilitar a minha própria música, a razão por que me tornei uma baterista de estúdio. Adoro tocar bateria mas foi também para financiar a minha própria música. Mas as circunstâncias em que me encontrei e os artistas com que me descobri a tocar foram incrivelmente inspiradores. Aprendi tanto com o tocar com outras pessoas, penso que esta experiência fez parte da minha formação.

MHD – O que te levou a dar o primeiro passo e arriscar uma carreira a solo?

Georgia – Foi uma coisa que sempre planeei fazer. Mas suponho que me levou mais tempo a dar esse salto de fé, porque se pode ficar bastante confortável a desempenhar certos papéis. Ainda assim, ser uma musicista de estúdio é muito duro e, na realidade, embora andasse a tocar para artistas incríveis, financeiramente ia tendo altos e baixos, não havia maneira de encontrar estabilidade, era muito duro. Mas tive sempre em mente começar a minha própria carreira.

MHD – Li que algures entre o último álbum e este mudaste alguns dos teus hábitos: paraste de beber álcool, tornaste-te vegan e passaste a evitar alimentos com glúten. Estas alterações acarretaram alguma transformação profunda em ti?

Georgia – Sim, completamente. Tomei mesmo a decisão de me pôr em forma, perder peso, tornar-me saudável e orgulhar-me disse. Para mim comer faz provavelmente parte desta coisa de estar em controlo. Com o álcool foi a mesma coisa, suponho. Senti que tinha de ter mão nestas coisas para permitir que o processo criativo acontecesse da melhor forma possível. Penso que estas canções são um reflexo disso. A abordagem à composição deste álbum foi quase como a abordagem ao pôr-me em forma. Foi muito disciplinado. O cuidado com certos aspectos do processo criativo foi seguramente um reflexo do cuidado comigo mesma. Aprendi muito sobre mim ao fazer este álbum. É estranho. Ao falar com os jornalistas, como agora, olho para trás, para o tempo em que pensava “Estou a compor estas canções para documentar as emoções”, e começo a dar-me conta de que estas canções são um reflexo profundo da minha vida pessoal, projecções de mim mesma. É quase como se a música fosse um instrumento terapêutico.

MHD – Este é um álbum muito festivo e dançável. Porquê este investimento em ritmos tão ferventes e intensos?

Georgia – O meu pai toca numa banda e a minha mãe é também uma grande apaixonada de música, pelo que fui educada numa casa muito musical. Nos finais da década de 80, início dos 90, deu-se uma espécie de revolução musical no UK. Era como se a música rave, de dança, fizesse parte de toda a cultura. Mais do que apenas um movimento musical, era também quase um movimento cultural, que passou das caves ao grande público, e o meu pai fez parte dessa cena. Por isso, quando nasci na década de 90 fiz também parte dessa cena toda. Bateria, ritmo e baixo fazem na realidade parte da minha formação, porque fui criada na proximidade dessa cultura de ritmos rápidos e variadas linhas de baixo e sintetizadores. Quando estava a tentar encontrar a direcção para este novo álbum, a ponto de me pôr em forma e tudo isso, julgo que no fundo o que estava a fazer era a regressar às minhas origens, encontrar-me a mim própria. Pareceu-me mesmo interessante voltar aos criadores da música de dança, a Chicago e Detroit – havia cenas intituladas Chicago House e Detroit Techno que se deram no início dos 80 na América e que marcaram o início da música de dança. Na minha espécie de investigação deste movimento, da história da música de dança, descobri o meu gosto pelo ritmo.

SEEKING THRILLS | “STARTED OUT”

MHD – O título Seeking Thrills é uma homenagem perfeita à demanda hedonista. Este desejo entra na lógica epicurista? É esta uma exigência de prazer para te ajudar a “stop feeling that blue”?

Georgia – Penso que tenho de ler um pouco sobre isso.

MHD – Lembrei-me disto porque estou agora a ler Fernando Pessoa, um poeta português, e em alguns poemas ele pretende mostrar que acredita mesmo nesta lógica epicurista. Epicuro foi um filósofo grego que acreditava que a coisa mais importante que temos de fazer é procurar a felicidade, para o que é preciso focar-se no momento presente e nos seus prazeres.

Georgia – É mesmo isso, tens toda a razão. Quer dizer que ao longo da minha loucura, existe lógica, a lógica epicurista. Isso é completamente um dos aspectos do que estou a dizer em Seeking Thrills. Muito obrigado, isso é mesmo fixe.

MHD – Quem é este “tu” que interpelas ao longo do álbum, principalmente em “Honey Dripping Sky”?

Georgia – Bom, o “tu” representa parceiros, uma noção de amor e alguém próximo de nós. Não me refiro a ninguém em particular. Estou apenas a referir-me à ideia de amor e a explorar o tema da relação. Suponho que estou a tentar que o ouvinte se relacione pessoalmente com a canção. Todas as canções são bastante emotivas, não consigo provavelmente escrever uma canção que não seja emotiva, é muito difícil. Trata-se sobretudo de induzir no leitor um sentido pessoal emotivo por meio da canção.

Lê Também:   Os 25 Melhores Álbuns de 2019

MHD – Depois da meditação em torno do divórcio dos teus pais, sentes-te capaz de acreditar no caráter eterno de uma relação? Pareces, pelo menos, acreditar que vale a pena esperar por alguém: “although your skies keep changing, I ‘ll still be waiting”.

Georgia – Sim, completamente. Penso, claro, que há escuridão na vida de toda a gente e que é um facto da vida que algumas relações acabam, mas penso que há também um caráter eterno, há sempre aquela pessoa que vem e deixa um impacto profundo em alguém. Não estou a dizer que uma coisa está certa e a outra não, mas a vida é mesmo assim, certo? Toda a gente passa por experiências diferentes e julgo que canções, a música, a arte são uma grande maneira de explorar todas estas emoções. Para mim é como uma espécie de terapia. Quando os meus pais estavam a atravessar esse período intenso, encontrei conforto na música. Fui capaz de explorar alguns desses temas que estava a testemunhar nestes seres humanos através da música e das letras. Sempre me interessei por artistas que pegam nisso e exploram-no por meio de canções, como a Joni Mitchell, a Kate Bush ou a Björk. A Björk é a rainha disto, consegue mesmo escrever álbuns de rompimento amoroso (não que este meu álbum o seja). Ela captura numa canção as emoções humanas com perfeita precisão. A Joni Mitchell é também uma rainha nisso e gosto da maneira como a Kate Bush explora tudo isto com música que é propriamente o contrário disso. E a música de dança é assim, as letras são muito melancólicas enquanto a música é muito positiva. Sempre tive interesse na união da luz e da escuridão numa única peça.

MHD – Em “Ultimate Sailor”, o ritmo abranda e a tua voz torna-se mais clara. Podes explicar a necessidade de um momento calmo que, de certo modo, sobressai do universo geral do álbum?

Georgia – Sim, isso veio de um real desejo de espacialidade no álbum. Gosto mesmo de álbuns que ao lado destes temas explosivos têm momentos de quase quietude. “Ultimate Sailor” foi uma canção em que consegui dizer isso, limitar-me a acalmar o ouvinte, dar-lhe um momento para respirar. Gosto mesmo desses momentos num álbum, onde se muda ligeiramente de direcção. Com essa canção também queria transportar o ouvinte num barco, a navegar pelo mar. Estava a tentar trazer esse isolamento para a canção, bem como a ideia de não ter medo do silêncio. O silêncio nessa canção ajuda a criar a atmosfera no seu todo.

MHD – Fala-me um pouco sobre as ideias e o processo por detrás do vídeo que acompanha “About Work The Dancefloor”. Gosto mesmo dele.

Georgia – Sim? Oh, que fixe! Foi uma ideia do realizador. Tratava-se na verdade de um excêntrico realizador espanhol, bastante interessado em explorar a ideia do interior de uma casa, uma relação onde qualquer coisa está a acontecer, mas na cave, onde há este escapismo. Era uma ideia bastante louca, mas acho que ele percebeu mesmo a música. Quando fui ter com ele, quase cantou a letra toda e penso que estava a tentar encontrar uma maneira interessante de apresentar a canção. Tinha esta ideia de criar um vídeo, era só um modelo. Eu actuava num ecrã verde e ele apenas me acrescentava a ele. Suponho que a casa seja uma metáfora da relação com alguém, é fixe. Para além disso, ele gosta mesmo de temas da década de 80 e queria tentar conseguir isso no ambiente do vídeo.

GEORGIA | “ABOUT WORK THE DANCEFLOOR”

MHD – Como aconteceu a capa do teu novo álbum ser uma fotografia da Nancy Honey?

Georgia – Sim, espectacular! Para o meu primeiro álbum também trabalhei com um fotógrafo e queríamos continuar a trabalhar com um fotógrafo, mas o Jamie estava demasiado ocupado e – da melhor maneira possível, ele é meu amigo – acabou por não resultar. Por isso tive um director artístico a ajudar-me com este álbum, que se chama Johnny Lou. Estávamos à procura em livros e vi o trabalho da Nancy e disse logo: “Wow, ela é incrível!” E o Johnny respondeu: “Vamos entrar em contacto com ela, enviamos-lhe um email, falamos-lhe sobre o álbum, enviamos-lhe as canções e vemos se ela gosta delas”. Ela telefonou de volta quase imediatamente e disse: “Adoro. Encontremo-nos. Venham a minha casa para continuarmos a conversa.” Por isso fomos ao andar dela, conversámos por algumas horas sobre arte, música e penso que ela simpatizou mesmo comigo, porque é uma mulher mais velha, um enigma na fotografia, mas tão influente.

É uma fotógrafa de fotógrafos, está nos seus 60 e forjou o seu caminho. Penso que simpatizou comigo porque sou uma mulher a tentar forjar o meu caminho. Ela editou uma série na década de 80 intitulada Women to Women. Foi para o norte de Inglaterra, para perto das comunidades de operários, tirou fotografias deles e essas imagens ecoaram mesmo em mim. O resto é história. É espantoso. Penso que a arte de capa, onde os miúdos estão no ar por um instante, resume a mensagem do álbum: o momento eufórico e a crença de viver no momento. Funcionou mesmo e estou tão contente que a Nancy faça parte da história toda porque é bom ter esta autenticidade no álbum.

MHD – Sei que tens aberto concertos de várias bandas. Como foi abrir concertos dos Interpol?

Georgia – Tem sido incrível! Sou uma enorme fã dos Interpol. Foi espetacular, como um sonho que se realizou. Eles são tão gentis! É uma audiência ligeiramente diferente para mim mas foi fixe encontrar-me com essa audiência.

(The interview’s original text is on the following page)




MHD – Has starting as a drummer for other artists had any influence on your current career? Did it help you?

Georgia – Yes completely. I mean drums were a way for me to facilitate my own music, the reason why I became a session drummer. I love playing the drums, but it was also to be able to make money to fund my own music. But the situations I found myself in and the artists I found myself playing for were incredibly inspiring and I learned so much in playing with other people, you know, I think it was part of my development really, it was the experience of playing with other people.

MHD – What made you take the first step and risk a solo career?

Georgia – That was something that I always planned. But I guess it just took me a little bit longer to make that leap of faith cause, you know, you do get quite comfortable in certain roles. However, being a session musician is very hard and, actually, while I was playing for incredible artists, financially I would be going up and down, there was no kind of striking a balance, it was quite hard.  But I always planned to start my own career.

MHD – I read that between the last album and this next one, you changed some of your habits: you stopped drinking alcohol, became vegan and went gluten-free. Did these changes bring about any deep transformation in you?

Georgia – Yes, completely. I really made a decision to get fit, lose weight, become healthy and take real pride in that. For me eating is very much kind of a part of this control thing probably. I have always had an odd relationship with food. I think with alcohol it was the same thing. All this things I felt that I just needed to kind of get a hold over in order to get the best possible creative process happening. I think these songs are very much a reflection of that. My approach to making the record was almost like my approach to getting fit, it was very disciplined. Taking a lot of care over certain aspects of the creative process, that was definitely a reflection of me taking care of myself. I think I learned a lot throughout the making of this record about myself. It’s weird. Speaking to journalists like yourself, I look back at the time when I thought “I am just making these songs to keep the emotions” and I start to think these songs are a deep reflection of my personal life. I realize these songs are projections of myself and I look back on it and it is almost as if music was kind of a therapeutic tool.

Lê Também:   Os 25 Melhores Álbuns de 2019

MHD – Judging by the first singles you released, everything pointed to a very festive and danceable album. Now that I’ve listened to the whole album, I see that it is something that really characterizes it. Why this investment in such intense and fervent rhythms?

Georgia – My dad is in a band and my mum is also a massive lover of music and I was brought up in a very musical house. In the late 80s and early 90s there was sort of a musical revolution happening in the UK, dance music, it was very much like raving was part of the whole kind of culture, it was more than just a musical movement it was almost as if it was a cultural movement as well, and my dad was part of that scene. It went from the underground to the mainstream and my dad was part of that, so when I was born in the 90s I was part of that whole scene too. Drums and rhythm and bass are all part of my make-up really, cause I was brought up around that culture of fast rhythms and different bass lines and synthesizers. When I was trying to find the direction for this new record, actually getting fit and all of this, I think I was trying to get back to my roots, in a way, I was trying to find myself really. I found it really interesting to go back to the originators of dance music, Chicago and Detroit, there were scenes called the Chicago House and the Detroit Techno that happened in the early 80s in America and that very much was the start of dance music, so in my sort of research of this movement I discovered my love for rhythm and it was all kind of entangled in the history of dance music.

MHD – The title Seeking Thrills perfectly crafts homages to hedonistic pursuits. Does this desire fit the Epicurean logic? A demand after pleasure to help you “stop feeling that blue”?

Georgia – I think I will need to read up a bit about it.

MHD – I remembered this because I am now reading Fernando Pessoa, a portuguese poet, and in some poems he tries to show that he really believes in this Epicurean logic. Epicurus was a greek philosopher who believed  that the most important thing we have to do is to seek for happiness, and to find happiness we have to focus on the moment and in its pleasures.

Georgia – That is completely it, you are completely right. So somewhere along my madness, there is logic, Epicurean logic. That is completely one aspect of what I am saying with “Seeking Thrills”, you got that really right. Thank you, that is really cool.

MHD – Who is this “you” that you question throughout the album? Particularly in “Honey Dripping Sky”?

Georgia – Well, I think the “you” represents partners and represents a sense of love and somebody close to you. I am not referring to a specific person, I am just referring to the kind of idea of love and kind of exploring themes of relationship. I guess I am trying to get the listener to have a personal relationship with the song, all the songs are quite emotive, I can’t write a song that is not emotional probably, I find it very hard. It is mainly just trying to induce a personal emotive sense to the songs for the listener.

MHD – After your reflection on your parent’s divorce, do you feel able to believe in an eternal character of a relationship? At least, you seem to believe it is worth to wait for someone: “although your skies keep changing, I ‘ll still be waiting”

Georgia – Yes totally, I think there is of course darkness in everyone’s lives and I think definitely is just a fact of life that some relationships come to an end, but I think that there is an eternal character too, there is always that person that comes along and has a deeply profound effect on somebody. I am not trying to say one thing is right and the other is not but it is just life, isn’t it? Everyone goes through different experiences and I think songs, music, art is a great way of exploring all of these emotions. For me it is like a certain type of therapy, when my parents were going through that intense time, I found comfort in music, I was able to explore some of those themes that I was witnessing these humans going through, through music and lyrics. I have always been interested in artists that take that and explore through songs like Joni Mitchell, or Kate Bush, or Björk, I mean she is the queen of it, she can really write breakup records, not that this is a breakup record, but she gets human emotions so perfectly correct in a song. Joni Mitchell is obviously queen of that too and I like the way Kate Bush explores kind of all of it with music that is quite the opposite, and dance music is like that, lyrics will be quite melancholic but the music will be very positive. I have always been interested in darkness and light together in one piece.

MHD – In “Ultimate Sailor” the rhythm slows down and your voice comes clearer. Can you explain the need for a calmer moment that somehow stands out from the overall universe of the album?

Georgia – Yes, for me that was a real yearning for space in the record, I really like albums that alongside this kind of bangers they have moments for quietness almost. “Ultimate Sailor” was a song that I was able to do that, just calm the listener down, just a moment to breathe, I really love those often moments on records, where it slightly takes a different turn. Also with that song I really wanted to transport the listener on a boat, sailing across the sea, with that there is isolation so I was trying to get that into a song, as well the idea of not being afraid of silence, the silence in that song sort of just helps creating the overall atmosphere.

MHD – Tell me about the ideas and the process behind the video that accompanies “About Work The Dancefloor”. I really like it.

Georgia – Do you? Oh, that is cool. It was the director’s idea, he was quite a maverick Spanish director, actually, and he was quite interested in exploring this idea of within a house, a relationship where something is playing out, but in the basement, where there is this escapism. It was quite a mad idea, but I think he really understood the music, when I went to him he almost sang me back the lyrics and I think he was trying to find an interesting way to present this song. He had this idea of building a model house and he was just going to place me in it, it was an interesting arty way of creating a video, it was just a model, I was performing in a green screen and he just added me to it. I guess that the house is the metaphor of a relationship with someone, it is cool. Also, he really likes the eighties themes and he wanted to try to get that into the environment of the video.

MHD – How did the cover of your new album turn out to be a photograph taken by Nancy Honey?

Georgia – Yes, amazing. For my first record I also worked with a photographer and we wanted to still work with a photographer, but Jamie was too busy, in the nicest possible way, he is a good friend of mine, but it just didn’t work out. So I had a creative director helping me with this album, his name is Johnny Lou, we were looking for books and I saw Nancy’s work and I was like: “Wow, she is incredible!” And Johnny was like “Just let’s get in contact with her, let’s send her an email, tell her what the album is about, send her the songs and see if she likes them.” She called back almost immediately and she said “Love it. Let’s meet up. Come to my flat and let’s chat further.” So we went to Nancy’s flat and, had a conversation for a couple of hours about art, about music and I think she really related to me, cause she is an older woman, an enigma in photography, but she is so influential, she is a photographer’s photographer and she is in her sixties she forged her own path, I think she related to me cause I am a woman, trying to forge my own path. She released a series in the 80s called “Women to Women”, she went to the north of England, close to working classes communities and took photographs of them and these pictures really resonated in me, the rest is history. It is amazing, I think the main artwork, where the kids are in the air for a moment, sums up the message of the record: the euphoric moment and the living in the moment belief. It really worked and I am so glad Nancy is part of the whole story cause it is nice to have this authenticity in the record.

MHD – I know you have been opening the concerts of various bands, how has it been like opening the Interpol concerts?

Georgia – That has been incredible! I am a huge Interpol fan. It was amazing, like a dream come true. There are such lovely guys, it is a slightly different audience for me but it was cool to meet that audience.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *