Gordi (foto de Jess Gleeson)

Gordi explode em “Volcanic”

“Volcanic”  é o terceiro single do álbum Our Two Skins de Gordi.

“Volcanic” é o terceiro single do álbum Our Two Skins, de Gordi, o projeto pessoal de Sophie Payten, cuja data de lançamento passou para dia 26 de junho, devido à atual pandemia. Ouvindo os anteriores singles, “Sandwiches” e “Aeroplane Bathroom”, percebemos a coerência musical entre os três. Esta coesão deixa, no entanto, espaço a que nos surpreendamos e nos deixemos comover tanto com a simplicidade de letra e de instrumentos, como com a complexidade do tema e do uso do silêncio. A própria autora explica:

A música fala sobre um ataque de ansiedade – sobre a sua razão, se é real ou não, sobre o seu drama, sobre o seu vórtex. Quando acontece, tu sentes-te paralisado e fora de controlo ao mesmo tempo -“desligado” e “louco”. A sua natureza auto-destrutiva pode tornar-se incapacitante. Eu desejo que esta canção se sinta como uma onda de ansiedade.”

A canção está, por isso, construída de forma magistral, num crescendo em piano, no meio de uma batida constante. Nada mais musicalmente descritivo do que é a ansiedade. A fragilidade da voz de Sophie invade o ritmo constante, qual símbolo de um quotidiano sufocante e circular. Nisto define o indefinível, num apelo a que alguém a ajude nestes momentos: “Go down with me. Na segunda estrofe, como se alguém lhe perguntasse o que tem, Gordi canta que “I don’t want to sound ungrateful/ but I just don’t feel like speaking, dear”. Aqui se mostra o lado mais negativo da ansiedade – a incapacidade de comunicar, de estar com os outros pacificamente, rebelando-se contra a sua presença.

Lê Também:   Fontaines D.C. já de volta com A Hero's Death

O vídeo consegue acompanhar e adensar o conceito de ansiedade, chegando a por-nos desconfortáveis e nervosos. Realizado por Madeleine Purdy, mostra-nos imagens rápidas e repetitivas de Sophie, presa num eterno retorno. Apesar da calmaria dos cenários, vemos Sophie agitar-se de um lado para o outro, repetindo continuamente as mesmas ações. A entrada do piano parece prometer que tudo irá agora serenar. Mas o piano torna-se cada vez mais veloz, apesar de melodioso, causando-nos incómodo. Depois da sua paragem abrupta, a música prolonga-se ainda por um pouco em nós, tornando-nos  protagonistas de “Volcanic”.

GORDI | “VOLCANIC”

Our Two Skins sai dia 26 de junho, via JagJaguwar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *