Gordi ecoa e silencia o pânico em “Aeroplane Bathroom”
A voz de Sophie Payten, mais conhecida por Gordi, ecoa-nos pela casa adentro, nestes tempos de isolamento, com “Aeroplane Bathroom”.
Depois de “Sandwiches”, uma canção sobre a morte da avó que integrou a nossa lista do Mês em Música, chegou-nos “Aeroplane Bathroom”. Gordi, o projeto pessoal de Sophie Payten, lançará o seu segundo álbum, Our Two Skins, no dia 19 de junho, via JagJaguwar.
Australiana, Sophie Payten foi criada no campo, num meio conservativo. Cresceu a tocar piano e guitarra acústica. Desde jovem que compõe a própria música, tendo conseguido conciliar uma licenciatura em medicina com o lançamento do álbum de estreia, Reservoir, em 2017, e colaborações com vários artistas. Atualmente, exerce a sua profissão de médica, enquanto trabalha com outros músicos e produtores como Willaris K, cuja recente colaboração foi um dos nossos destaques do Mês em Música de Janeiro, em grande parte por causa da voz, lirismo e interpretação de Payten.
Este álbum é fruto de uma procura da própria identidade e do lugar ocupado no mundo, problemas que se impuseram quando, pela perda e distanciamento dos outros, se isolou do mundo e sentiu vazia. A sua casa de campo, numa pequena cidade na Austrália, foi o campo de batalha para uma difícil, mas necessária, busca de si mesma.
Bastou juntar Chris Messina e Zach Hanson, membros dos Bon Iver, para provar que é possível, numa zona sem internet, nem muitos equipamentos eletrónicos, criar canções densas como a que aqui ouvimos, capaz de silenciar a respiração até ao último segundo. Do trio saiu Our Two Skins, um álbum minimalista nos instrumentos, mas profundo em experiência humana.

Como o próprio título o indica, “Aeroplane Bathroom” revisita uma experiência de pânico no avião, por parte de Payton, que se isolou na casa de banho, sentindo-se caída numa armadilha. Haverá melhor altura para o partilhar? A própria cantautora explica:
Esta música é sobre o isolamento. Vem num tempo muito estranho: agora estamos todos fechados em casa, socialmente isolados das nossas vidas normais. Não existe uma experiência mais desumanizadora do que estar fora de tudo o que conhecemos. Isto pode despenhar-se em total desespero.
“Aeroplane Bathroom”, apesar de simples em termos de harmonizações, tem uma densidade impressionante. A tristeza da voz de Payton transmite, em imagens simples mas poderosas (“But the contents of my chest are down there on the floor”), o que uma pessoa completamente isolada sente (“I’m so sick of coming undone”). O vídeo não podia ser melhor. Sob a direção de Kasimir Burgess, foi filmado na Tailândia, no cemitério de dois aviões, um lugar tão deserto como a casa onde Payten compôs o álbum.
GORDI | “AEROPLANE BATHROOM”
GORDI, OUR TWO SKINS | Alinhamento
- “Aeroplane Bathroom”
- “Unready”
- “Sandwiches”
- “Volcanic”
- “Radiator”
- “Extraordinary Life”
- “Hate The World”
- “Look Like You”
- “Limits”
- “Free Association”
- “Sandwiches (aO2Sk Mix)”