David Lynch

Governors Awards 2019 | Conhece os vencedores do Óscar Honorário

A Academia de Hollywood irá homenagear estrelas mundiais do cinema com um Óscar Honorário nos Governors Awards 2019. 

Quem poderia imaginar alguma vez que David Lynch, Geena Davis, Wes Studi e Lina Wertmüller seriam galardoados  pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood com um Óscar Honorário cada um? Podes não acreditar, mas a verdade é que o realizador norte-americano David Lynch, os atores Geena Davis e Wes Studi e a cineasta italiana Lina Wertmüller irão ganhar uma estatueta dourada.

O anúncio dos próximos vencedores dos Governors Awards foi feito no passado dia 4 de junho pela própria Academia, que decidiu não passar ao lado destes tão talentosos artistas da sétima arte. David Lynch, Geena Davis, Wes Studi e Lina Wertmüller, grandes estrelas do cinema mundial, deverão receber o seu Óscar Honorário no próximo dia 27 de outubro.

Foram anunciados os vencedores do Óscar Honorário 2019!

Governors Awards 2019
Óscares

A cerimónia dos Governors Awards está na sua 10ª edição, e surgiu como forma de dar maior destaque aos vencedores dos Óscares Honorários, algo que não acontecia como merecido na cerimónia dos Óscares da Academia.  Segundo o presidente da Academia, John Bailey

Estes prémios reconhecem indivíduos que dedicaram a sua vida a feitos artísticos e que representam contributos extraordinários para a nossa indústria.

Entre os vencedores do Óscar Honorário, David Lynch é talvez o nome mais sonante para as massas. Do seu trabalho como realizador nasceram, por exemplo, “Eraserhead” (1977), “Veludo Azul” (1986), “Mulholland Drive” (2001) e “Inland Empire” (2006). Outro trabalho de David Lynch que obviamente ninguém esquece é a série televisiva “Twin Peaks”. Irreverente, alternativo, distinto e controverso, David Lynch finalmente recebe um Óscar pelo conjunto da sua carreira.

Lê Também:
História dos Óscares | Será que Amy Adams nunca vai ganhar?

Por sua vez, na lista dos galardoados com o Governors Awards 2019 conta-se a cineasta italiana Lina Wertmüller, nome inegável na história dos Óscares e da história de Hollywood. Acontece que em 1976, Lina Wertmüller tornou-se a primeira mulher a ser nomeada para o Óscar da Academia de Melhor Realizador. O filme foi “Pasqualino Settebellezze” (1975), aclamado pela crítica até hoje, e um marco não só no cinema italiano como também do mundial. Lina Wertmüller é essencialmente uma cineasta do cinema político, mas também social que prestes a cumprir 93 anos recebe o Óscar que tanto merecia.

Wes Studi é outro nome que não passa despercebido à Academia, sobretudo pela sua luta pela maior diversidade na indústria cinematográfica de Hollywood. West Studi ficou conhecido por representar no cinema personagens nativo-americanas, como visto no drama “Dança com Lobos” (Kevin Costner, 1990), filme vencedor de 7 de Óscares. Wes Studi conta na sua carreira com mais 30 filmes, e tem sido um ativista presente, tendo sido o fundador do American Indian Theater Company. Assim, Wes Studi faz história ao ser o primeiro ator norte-americano descendentes de nativos a vencer um Óscar.

Governors Awards
Geena Davis na série “The Exorcist” (2016)

A procura da igualdade é também uma das lutas de Geena Davis, a atriz de “Thelma & Louise” (Ridley Scott, 1991). Aliás, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega a Geena Davis o Jean Hersholt Humanitarian Award, o título dado ao Óscar Honorário para as celebridades que através da sua imagem contribuem para causas humanitárias. O trabalho de Geena Davis além do cinema dá-se na defesa pela maior representatividade das mulheres no cinema e na televisão ao ter fundado o Geena Davis Institute on Gender in Media. Geena Davis já tem um Óscar em casa, o de Melhor Atriz Secundária que venceu pelo filme “Turista por acidente” (Lawrence Kasdan, 1989).

Não percas a cerimónia dos Governors Awards 2019. Na edição dos Óscares 2020 David Lynch, Geena Davis, Wes Studi e Lina Wertmüller também deverão estar presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *