rocor/flickr

Governors Awards 2022 | Quem receberá o Óscar Honorário?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou quais os artistas que serão homenageados na próxima edição dos Governors Awards. 

Não vale a pena esperar mais tempo: o ator norte-americano Samuel L. Jackson, a atriz, argumentista e realizadora norte-americana Elaine May e a atriz norueguesa Liv Ullmann irão receber finalmente o seu Óscar Honorário, na próxima edição dos Governors Awards – a 12ª edição, que regressam em janeiro de 2022. O ator Danny Glover irá receber o Jean Hersholt Humanitarian Award.

O Óscar Honorário serve para homenagear a extraordinária distinção ao longo de uma vida inteira, para as artes e ciências do cinema ou pelos serviços excepcionais à Academia. Já o Prémio Humanitário Jean Hersholt, também ele uma estatueta dourada é concedido a um indivíduo nas artes e ciências do cinema cujos esforços humanitários trouxeram crédito para a indústria. Segundo o comunicado do presidente da Academia David Rubin:

“Estamos entusiasmados por apresentar os Governors Awards deste ano a quatro artistas que tiveram um impacto profundo no cinema e na sociedade. Samuel L. Jackson é um ícone cultural cujo trabalho dinâmico ressoou em géneros, gerações e públicos em todo o mundo, enquanto a abordagem ousada e intransigente de Elaine May para o cinema, como escritora, realizadora e atriz, emerge mais alto do que nunca entre os amantes do cinema. A bravura e a transparência emocional de Liv Ullmann dotaram o público de representações profundamente comoventes, e a defesa de décadas de Danny Glover pela justiça e pelos direitos humanos reflete a sua dedicação em reconhecer nossa humanidade partilhada dentro e fora do ecrã. ”

enslaved HBO portugal
Samuel L. Jackson em “Enslaved” | © HBO Portugal

Samuel L. Jackson foi nomeado ao Óscar de Melhor Ator Secundário por “Pulp Fiction“, sendo amplamente conhecido pelo grande público pela sua participação em filmes de Quentin Tarantino e até em alguns blockbusters. Atualmente pode ser visto nos cinemas portuguesas ao lado de Salma Hayek e Ryan Reynolds em “O Guarda-Costas e a Mulher do Assassino”.

Elaine May foi duas vezes nomeadas ao Óscar de Melhor Argumento Adaptado por “O Céu Pode Esperar” (1978), de Warren Beatty e Buck Henry e por “Escândalos do Candidato” (1998), de Mike Nichols. Dos seus trabalhos como atriz valerá a pena destacar “Vigaristas do Bairro” (2000), de Woody Allen ou o seu último trabalho “Crisis in Six Scenes” (2016), também de Woody Allen. A seguir partilhamos-te um vídeo daquilo que pensa Elaine May de trabalhar com Warren Beatty, no filme que valeu à artista uma nomeação aos Óscares.

Quanto a Liv Ullmann, todos nós a conhecemos dos seus filmes com Ingmar Bergman. Nomeada duas vezes ao Óscar por “Face to Face” (1976), de Ingmar Bergman ou “Os Emigrantes” (1971), de Jan Troell, Ullman é uma das atrizes internacionais mais importantes da história do cinema e agora o Óscar é um reconhecimento de uma longa carreira como atriz.

Governors Awards
Liv Ullmann com Ingrid Bergman em “Sonata de Outono” © Persona Film

Danny Glover, nunca foi nomeado para os Óscares, apesar das suas participações em “A Cor Púrpura” ou “Dreamgirls”. Ativista ao longo da vida, Glover tem lutado pelo acesso a cuidados de saúde e educação de qualidade na América e no exterior, além de ser atualmente Embaixador da UNICEF. Danny Glover segue assim os passos de Tyler Perry, que venceu na cerimónia dos Óscares que decorreu no passado mês de abril.

Abaixo partilhamos contigo um vídeo do canal norte-americano TCM, no qual Danny Glover partilha as suas opiniões sobre a sua carreira.

Fica atento a todas as novidades sobre a temporada de prémios 2021/2022 na MHD. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1359 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.