Hollywood | História de sequelas e recastings
[tps_header]
Hollywood sempre foi fã de sequelas mas… o que acontece quando os actores do filme dizem que não? Será que te lembras destes recastings?
Se por vezes uma sequela pede um novo actor ou actriz por infortúnios da vida (como aconteceu com a personagem de Albus Dumbledore na saga de “Harry Potter”), por outras parece que os estúdios de Hollywood têm uma ideia tão fixa de fazer dinheiro que avançam para um novo filme a todo o custo. Alguns recastings até convencem os fãs, mas outros são uma desilusão e chegam mesmo a influenciar o sucesso dos filmes nas bilheteiras.
Vem conhecer connosco alguns dos recastings mais famosos da história de Hollywood, e os respectivos motivos (saúde, vida, escândalos ou simplesmente dinheiro!) NOTA: Apenas considerámos para esta lista os casos de filmes, não de séries. Esses poderás consultar AQUI.
[/tps_header]
A MÚMIA
Personagem: Evelyn Carnahan
Interpretada por Rachel Weisz em “A Múmia” (1999) e “A Múmia Regressa” (2001) e por Maria Bello em “A Múmia – O Túmulo do Imperador Dragão” (2008)
Neste casting, há duas histórias que circulam por Hollywood, a de Rachel Weisz e a de Rob Cohen, o realizador do terceiro filme, lançado em 2008. Segundo o realizador a actriz recusou voltar ao papel porque implicava ser a mãe de um rapaz de 21 anos.
Por outro lado, o da actriz, ela refere que não aceitou avançar com o filme para não ter de passar cinco meses na China, longe do seu filho de 2 anos. No entanto, os rumores indicam também que a actriz tinha alguns problemas com o guião apresentado e que, dado o estado da sua carreira, não estaria muito inclinada a trabalhar com Cohen (na altura o seu filme mais recente, “Stealth”, tinha conseguido apenas 12% no Rotten Tomatoes).
ANJOS DE CHARLIE
Personagem: Bosley
Interpretado por Bill Murray em “Anjos de Charlie” (2000) e por Bernie Mac em “Anjos de Charlie: Potência Máxima” (2003)
Apesar do sucesso do primeiro filme, e da aparente química entre o elenco, parece que foi uma dor de cabeça e um verdadeiro drama para a equipa trabalhar com Bill Murray. McG, o realizador, chegou mesmo a afirmar que se viu envolvido numa situação de cabeçada com o actor. Para além disso, e numa história que já é conhecida por Hollywood, diz-se que Bill Murray e Lucy Liu não se entenderam, com este a dizer à actriz que ela não sabia representar e esta, por sua vez, respondendo com murros.
Bernie Mac entrou em cena para interpretar uma personagem com o mesmo nome, mas que os argumentistas adaptaram e deram a entender o porquê da mudança de actor.
O GUARDA-FRALDAS
Personagem: Charlie Hinton
Interpretado por Eddie Murphy em “O Guarda-Fraldas” (2003) e por Cuba Gooding Jr. em “O Guarda-Fraldas em Apuros” (2007)
Neste caso foi Eddie Murphy quem recusou o convite de regressar para a sequela, sem serem conhecidos os seus motivos. Cuba Gooding Jr, que também tem uma veia de comédia, aceitou o papel mas o público não ficou totalmente fã da sequela. O segundo filme chegou mesmo a levar o Razzie para Pior Sequela.
HALLOWEENTOWN
Personagem: Marnie Piper
Interpretada por Kimberly Brown nos três primeiros filmes de “Halloweentown” e por Sara Paxton em “Regresso a Halloweetown” (2004)
Um dos primeiros filmes originais da Disney Channel a conseguir grande sucesso, “Halloweentown” deu origem a três sequelas. No entanto, com Kimberley Brown a ser a grande protagonista, nunca ficou claro a sua ausência no quarto filme, principalmente ao ter sido directamente substituída. Nenhuma das actrizes sabe os motivos que levaram o estúdio a fazer o recasting da personagem.
HOMEM DE FERRO
Personagem: James ‘Rhodey’ Rhodes
Interpretado por Terrence Howard em “O Homem de Ferro” (2008) e por Don Cheadle em “O Homem de Ferro 2” (2010)
O recasting aconteceu entre o primeiro e o segundo filme, mas assegurou a presença de Don Cheadle por vários filmes dos Vingadores na MCU. Como em tantos outros casos de recasting, este tem várias versões, conforme os lados que falarem sobre a situação.
Corre por Hollywood que Terrence Howard se mostrava difícil de trabalhar no set de filmagens e que o realizador Jon Favreau e os produtores do filme não ficaram contentes. Já Howard afirma que os rumores foram espalhados pelos próprios, e que eram apenas rumores, e que parte do problema foi o compromisso do estúdio em termos de ordenado. O actor afirma ter lhe sido prometido 8 milhões de dólares para um papel de co-protagonista no segundo filme e que quando mudaram a presença e importância da personagem lhe ofereceram apenas 1 milhão de dólares para regressar.
REGRESSO AO FUTURO
Personagens: Jennifer / George McFly
Interpretados por Claudia Wells e Crispin Glover em “Regresso ao Futuro” (1985) e por Elisabeth Shue e Jeffrey Weissman em “Regresso ao Futuro II” (1989)
Os filmes do “Regresso ao Futuro” contaram não com um mas com dois recastings. A ideia inicial da Universal Pictures sempre foi trazer o elenco inteiro do primeiro filme para a sua sequela mas teve dois contratempos. Claudia Wells, que interpretou a namorada de Marty no primeiro filme, informou os estúdios que não poderia comprometer-se com o projecto porque tinha a sua mãe doente com cancro.
Já quanto ao recasting de George McFly, o pai de Marty, esteve relacionado com a situação contratual. Crispin Glover disse que lhe foi oferecida uma quantia menor que a dos colegas e que, não gostando sequer do guião, pediu um milhão para regressar. Os estúdios optaram por ir noutra direcção e contrataram Jeffrey Weissman que usou um molde da cara de Glover para se parecer com o actor e o recasting passar mais despercebido. Esta decisão levou a um processo de Glover contra os estúdios, por estes terem usado o molde da sua cara para Weissman se parecer com ele – o actor acabou por fechar acordo com a Universal fora dos tribunais.
SILÊNCIO DOS INOCENTES
Personagem: Clarice Starling
Interpretada por Jodie Foster em “O Silêncio dos Inocentes” (1991) e por Julianne Moore em “Hannibal” (2000)
Com uma década de diferença entre filmes, a sequela de “O Silêncio dos Inocentes” disse adeus a Jodie Foster enquanto agente especial do FBI Clarice Starling, para dar espaço a Julianne Moore. A explicação oficial? Jodie Foster estaria ocupada a preparar-se para realizar “Flora Plum”, um filme que acabou por nunca acontecer. O que se diz no entanto? Aparentemente Foster não gostou da adaptação do argumento de “Hannibal”, uma versão onde Clarice tinha momentos mais íntmos com Hannibal, incluindo comer cérebros.
SAGA MILLENNIUM
Personagens: Lisbeth Salander / Mikael Blomkvist
Interpretados por Rooney Mara e Daniel Craig em “The Girl with the Dragon Tatoo” (2011) e por Claire Foy e Sverrir Gudnason em “The Girl in the Spider’s Web” (2018)
A primeira adaptação em língua inglesa da saga de livros Millennium, de Stieg Larsson, chegou aos cinemas pela visão de David Fincher. Aclamada pela crítica, e com cinco nomeações aos Óscares, a mesma não conseguiu manter-se firme dentro das escolhas do próprio estúdio. Como o primeiro filme não tinha alcançado os resultados de bilheteira que ambicionavam, e uma vez que Rooney Mara e Daniel Craig esperavam aumentos, os estúdios optaram por uma abordagem totalmente nova. Novo elenco, novo realizador e um budget menor.
EXTERMINADOR
Personagem: John Connor
Interpretado por Edward Furlong em “Exterminador Implacável 2” (1991) e por Nick Stahl em “Exterminador Implacável 2” (2003)
Edward Furlong, que participou no segundo filme do “Exterminador Implacável”, chegou mesmo a estar perto de voltar para o terceiro capítulo mas os seus problemas pessoais colocaram um entrave. Os estúdios Warner Bros, responsáveis pelo filme, tiveram receio que os seus problemas com droga, na altura muito falados na imprensa, colocassem a produção em risco e por isso optaram pelo recasting. Por parte de Furlong, o mesmo diz que estava realmente a passar por algumas situações na sua vida naquele momento e que simplesmente não estava destinado.
THOR
Personagem: Fandral
Interpretado por Josh Dallas em “Thor” (2011) e por Zachary Levi em “Thor: The Dark World” (2013)
Pelo que se diz, Zachary Levi era de facto a primeira escolha para o papel de Frandral, um dos fiéis companheiros de Thor. No entanto, uma vez que o actor estava ocupado com a série “Chuck”, Josh Dallas ficou com o papel no primeiro filme sobre o Deus de Asgard. No entanto, quando se começou a preparar a sequela, era Josh Dallas que estava ocupado com a série de televisão “Once Upon A Time”; com “Chuck” já terminada, Zachary Levi estava disponível e foi chamado para o papel.
TWILIGHT
Personagem: Victoria
Interpretada por Rachelle Lefevre em “Twilight” (2008) e por Bryce Dallas Howard em “Eclipse” (2010)
Apesar de Rachelle Lefevre ter participado nos dois primeiros filmes da saga de Twilight, enquanto a vampira Victoria, parece que os estúdios decidiram unilateralmente que ela não voltaria para o terceiro capítulo. Lefevre afirma que a escolha de não regressar não foi dela, tendo inclusive recusado outras oportunidades na indústria para estar disponível para a saga, de acordo com os deveres contratuais. A actriz afirma que os estúdios da Summit viram uma sobreposição de 10 dias entre projectos e que por isso optaram por fazer o recasting do papel não a convidando a integrar o terceiro filme.
UM PESADELO EM ELM STREET
Personagem: Kristen Parker
Interpretada por Patricia Arquette em “Um Pesadelo em Elm Street” (1984) e por Tuesday Knight em “Um Pesadelo em Elm Street 4” (1988)
Os três primeiros filmes da saga de “Um Pesadelo em Elm Street” foram mantendo três sobreviventes mas, para o quarto filme, um deles teve uma ligeira mudança. Kristen Parker, até então interpretada por Patricia Arquette, teve Tuesday Knight a dar-lhe vida no novo filme. O motivo do recasting? Patricia Arquette estava grávida e não podia participar no filme.
X-MEN
Personagem: Sabretooth
Interpretado por Tyler Mane em “X-Men” (2000) e por Liev Schreiber em “X-Men Origens: Wolverine” (2009)
Com uma participação menor em “X-Men”, a personagem de Sabretooth sofreu um recasting pela própria importância atribuída à mesma. No filme de origem de Wolverine, os produtores quiseram mostrar que este e Sabretooth eram meio-irmãos e por isso precisavam de um actor que tivesse mais parecenças com Hugh Jackman. Assim, Mane saiu de cena e entrou Schreiber.
JACK RYAN
Personagem: Jack Ryan
Interpretado por Alec Baldwin em “The Hunt for Red October” (1990) e por Harrison Ford em “The Patriot Games” (1992)
Alec Baldwin pode ter sido o primeiro Jack Ryan a chegar ao cinema mas, apesar do sucesso do thriller de espiões, o actor não continuou na sequela. Segundo o próprio, no seu livro “Nevertheless”, o papel foi-lhe roubado pelo actor Harrison Ford durante as negociações com o estúdio sobre a sequela.
Mas, como em todas as histórias de recastings em Hollywood, a história do outro lado é que os estúdios se sentiram impulsionados a pensar num recasting pelas atitudes de Baldwin O actor estava numa peça da Broadway na altura das negociações da sequela, e parecia não querer avançar com acordo e não mostrava vontade de conciliar agendas.
Harrison Ford acabou por interpretar a personagem de Jack Ryan em dois filmes.
TARTARUGAS NINJA
Personagem: April O’Neil
Interpretada por Judith Hoag em “Tartarugas Ninja” (1990) e por Paige Turco em “Tartarugas Ninja II” (1991)
Uma sequela que surgiu apenas um ano após a estreia do primeiro filme, “Tartarugas Ninja” não voltou a contar com Judith Hoag no papel de uma das personagens de destaque, a jornalista e amiga das Tartarugas, April O’Neil. Segundo a própria actriz, os produtores do filme não ficaram muito contentes com as suas queixas relativamente ao horário excessivo de filmagens e à extrema violência presente no filme.
BATMAN
Personagem: Rachel Dawes
Interpretada por Katie Holmes em “Batman – O Início” (2005) e por Maggie Gyllenhaal em “O Cavaleiro das Trevas” (2008)
Numa entrevista, Christopher Nolan referiu que o recasting do papel de Rachel Dawes na sua trilogia do Batman não foi decisão sua mas de Katie Holmes, que optou por não regressar. Os motivos não são claros, tendo sido apenas referido conflitos de agenda.
STAR TREK
Personagem: Saavik
Interpretada por Kirstie Alley em “Star Trek II” (1982) e por Robin Curtis em “Star Trek III” (1984)
Kirstie Alley estreou-se no universo Stark Trek como a Tenente Saavik, uma jovem Vulcan mas, apesar de ser uma favorita dos fãs, não quis regressar para a sequela do filme. Ao que consta foi lhe oferecido menos dinheiro por uma maior carga de trabalho; tal factor, aliado ao facto de Kirstie não querer ficar eternamente associada à personagem de Stark Trek, fez com que não aceitasse voltar.
MATRIX
Personagem: The Oracle
Interpretada por Gloria Foster em “The Matrix” (1999) e por Mary Alice em “The Matrix Revolutions” (2003)
Gloria Foster interpretou a sábia The Oracle nos dois primeiros da saga de Matrix mas deixou o terceiro filme por acabar. Apesar do segundo e terceiro filme da saga terem sido filmados ao mesmo tempo, a actriz morreu por complicações da diabetes, antes de conseguir ter terminado as filmagens de “Revolutions”. Nesse sentido, Mary Alice ficou com o papel mas a mudança da aparência da personagem foi contemplada no argumento e dado contexto dentro do enredo.
HARRY POTTER
Personagem: Albus Dumbledore
Interpretado por Richard Harris nos dois primeiros filmes da saga de “Harry Potter” e por Michael Gambon nos restantes
Um actor irlandês lendário, Richard Harris deu vida a Albus Dumbledore nos dois primeiros filmes da saga mágica de Harry Potter. No entanto, após o seu falecimento em 2002, os produtores tiveram de optar por um recasting. Dado que a personagem era demasiado importante para sair dos filmes, o recasting feito foi relativamente low key. Conta-se que a primeira opção havia sido Peter O’Toole mas que, dada a sua idade e o número de filmes ainda por fazer, os produtores tiveram medo e optaram por ir procurar um actor mais novo – neste caso, Michael Gambon, dez anos mais novo que Harris.
[tps_footer]
Qual o recasting em sequela que mais te chateou até hoje?
[/tps_footer]