House of the Dragon: Quais foram afinal as ordens de Daemon a Blood e Cheese?
Daemon Targaryen sempre foi uma personagem polémica e, na nova temporada de “House of the Dragon”, as suas ações tiveram consequências catastróficas. Contudo, qual é afinal o grau de crueldade de que é capaz? Ryan Condal, showrunner da série da Max, responde.
Sumário:
- No primeiro episódio de “House of the Dragon”, Daemon Targaryen diz a Blood e Cheese para matarem Aemond, no entanto, não vemos qual a ordem caso o duo não encontre o príncipe;
- Blood diz a Cheese que se têm de matar um “príncipe real”, então têm de invadir os quartos, indicando que Aemond não foi o único mencionado por Daemon;
- Ryan Condal, showrunner e co-criador da série, explica em entrevista ao The Wrap que Daemon é uma personagem complexa e que sim, ele deu uma alternativa ao duo de assassinos, mas nós nunca saberemos ao certo qual foi – ficando essa parte na imaginação do público.
Durante o primeiro episódio da nova temporada de “House of the Dragon”, da Max, Daemon (Matt Smith), pede a Mysaria (Sonoya Mizuno) ajuda para infiltrar King’s Landing. Quando chega, contrata a ajuda de um guarda, que conhecemos por Blood (Sam C. Wilson), e juntos recrutam o exterminador de ratos, Cheese (Mark Stobbart). Enquanto Blood servirá de braço forte, Cheese está encarregue de guiar o soldado pelo castelo devido ao seu conhecimento minucioso de todos os cantos escondidos – os Túneis de Maegor.
Como curiosidade, eles são chamados de Túneis de Maegor devido a Maegor Targaryen, filho de Aegon, o Conquistador. Foi ele que mandou construir o Red Keep, a zona de King’s Landing onde vive a família real. Após a construção estar concluída, Maegor executa todos os envolvidos pois, segundo rumores, ele teria planeado incluir túneis que apenas ele conhecia.
O que vemos Daemon dizer em House of the Dragon
As ordens de Daemon são claras: “Vocês têm de encontrar e assassinar o Príncipe Aemond Targaryen. Ele tem cabelo prateado e um olho. Deve ser fácil de encontrar.” Claro, a pergunta que te estás a colocar, é a mesma que Cheese partilha: “E se não o encontrarmos?”.
Bem, as ordens de Daemon… Deixam de ser claras. Ele não responde. Apenas olha para Cheese. E isto deixa uma questão importante. Terá Daemon dito a Blood e Cheese para matarem um Targaryen qualquer? Um herdeiro especificamente? Uma criança?
Mais tarde, quando Blood tenta convencer Cheese de que têm de invadir os quartos reais, o antigo guarda afirma: “Se queremos matar um príncipe real, onde achas que o vamos encontrar?”. “Um príncipe real”… Novamente, talvez seja apenas uma outra forma de se referirem a Aemond (Ewan Mitchell), mas, e se essa foi a alternativa dada ao duo?
O que diz Ryan Condal, o showrunner e co-criador?
Numa entrevista ao The Wrap, Ryan Condal é questionado sobre esta ordem, respondendo: “Se ouvires a conversa que Blood e Cheese têm no quarto, é claro que o Daemon lhes deu ordens secundárias caso não encontrassem Aemond. Acho que o público deve tirar as suas conclusões”.
Condal continua explicando: “Queremos que o Daemon seja uma personagem complexa, mas também queremos brincar um pouco com este tipo de narrador pouco confiável, tal como acontece em ‘Sangue e Fogo‘, e nem tudo vai ser explicado diretamente. A ideia é a de que a história verdadeira tem mais nuances do que aquelas eventualmente escritas nas páginas do livro – mas que o final é na essência o mesmo, e que as consequências são as mesmas”.
E é verdade o que o co-criador diz, afinal, o livro original de George R. R. Martin é contado através de três perspetivas distintas, nomeadamente, do Grand Maester Munkun, do Septon Eustace, e do Mushroom, cada um com a sua visão dos acontecimentos, tornando a narrativa por vezes confusa e em conflito. É interessante ver isso adaptado à série em momentos críticos como este.
Qual a tua opinião? Foi mesmo um acidente? Ou Daemon deu a ordem que matou o filho de Aegon e Helaena?