Morreu o ator britânico Ian Holm
Ian Holm, conhecido pelos seus papéis na trilogia “O Senhor dos Anéis” e na saga “Alien”, faleceu esta manhã.
A estrela britânica morreu esta manhã, devido a complicações relacionadas com a doença de Parkinson. A notícia foi avançada pelo seu agente ao Guardian:
É com grande tristeza que o ator Sir Ian Holm faleceu esta manhã aos 88 anos de idade. [O ator] morreu em paz no hospital junto da sua família e cuidador… Fascinante, bondoso e extremamente talentoso, vamos sentir muito a sua falta.”
Holm iria completar a 12 de setembro o seu 89º aniversário. O ator é uma das maiores estrelas da indústria tendo ganho desde Tonys a BAFTAs, e uma nomeação aos Óscares pela sua prestação em “Momentos de Glória” de 1981. No total, Sir Ian Holm desempenhou mais de 100 papéis em filmes e séries, sendo mais facilmente reconhecido como Bilbo Baggins na trilogia “O Senhor dos Anéis” e “Hobbit,” ou enquanto o android Ash de “Alien”.
We are very sorry to hear of the death of Ian Holm. Nominated for 6 BAFTAs in his wide-ranging and successful career across TV and film, he is pictured here winning the Supporting Actor award for his role in Chariots Of Fire in 1981. pic.twitter.com/x3OduDwoJe
— BAFTA (@BAFTA) June 19, 2020
Paralelamente ao grande e pequeno ecrã, Holm era membro da prestigiosa Royal Shakespeare Company, onde foi presença comum no início da sua carreira, tendo ganho o Evening Standard para Melhor Ator por “Henry V”, em 1965. De igual forma, também era reconhecido pelo seu trabalho com Harold Pinter e por um brilhante King Lear em 1997.
Nascido em Essex, no Reino Unido, Sir Ian Holm deixa a mulher, Sophie de Stempel, e cinco filhos de relacionamentos anteriores, bem como a sua terceira mulher, a atriz Penelope Wilton.
Acompanhavas o trabalho do reconhecido ator?