Indiana Jones | Curiosidades que provavelmente não sabes sobre a saga
Com a quinta aventura acabada de estrear, descobre as melhores curiosidades sobre a saga.
Hoje em dia, é uma das sagas mais conhecidas de sempre, basta ver um chapéu e chicote, e somos imediatamente transportados para o mundo de “Indiana Jones”. Dos agora cinco filmes, ficaram várias cenas icónicas, sobretudo do primeiro filme, de 1981. No entanto, a história poderia ter sido bem diferente do que estamos habituados, tudo por causa do último nome da personagem. Mas não só! Por isso, vem descobrir connosco as maiores curiosidades sobre a saga de “Indiana Jones”.
George Lucas queria “Smith”, Spielberg insistiu em “Jones”
Um dos nomes mais conhecidos da história do cinema, que hoje em dia parece que seria uma escolha óbvia. Mas não foi, aquando do rascunho do primeiro filme. Estavamos em 1977, George Lucas e Steven Spielberg estavam de férias em conjunto, quando o criador de “Star Wars” mostrou a ideia a Spielberg. Adorou a ideia, menos o apelido. O que seria Indiana Smith, passou ao que hoje conhecemos, Indiana Jones.
Steven Spielberg queria fazer um filme de 007, mas George Lucas fez mudar de ideias
Um desejo do lendário realizador era trabalhar num filme do agente secreto. No entanto, George Lucas persuadiu Spielberg para ficar pelo arqueólogo. A escolha foi mais que acertada, e existem vários momentos em que encontramos referências a James Bond. Além da mais óbvia, com Sean Connery na saga, Indiana Jones chegou a vestir-se como o agente secreto, em “Indiana Jones e o Templo Perdido”. E ainda neste filme, Short Round foi apresentado como “Round, Short Round“.
O nome Indiana vem de um animal de estimação
Foi um cão que merecia uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood! Pelas duas inspirações que deu ao seu dono, George Lucas. Indiana era o nome desse mesmo cão, enquando que a sua aparência, deu origem ao Chewbacca.
Harrison Ford não era a primeira escolha
Impossível não pensar em Indiana Jones e não visualizar instantaneamente Harrison Ford. Mas não era para ter sido assim. Geroge Lucas não queria outra vez o ator, visto que já tinha participado em dois filmes de “Star Wars”, por isso, a escolha recaíu sobre Tom Selleck. No entanto, acabou por ficar excluído, por estar vinculado à série “Magnum P.I.”. Além do chápeu e do chicote, ainda iriamos também ter o famoso bigode do ator!
O Templo Perdido criou uma nova classificação
O segundo filme da saga ficou marcado por algumas cenas de maior violência, que gerou algumas criticas face ao mesmo. E visto que só havia dois indicadores de classificação, Rated e PG, passou a haver um intermédio, “PG-13”, que não é aconselhado a menores de 13 anos.
Spielberg recusou dois clássicos para fazer um dos filmes de Indiana Jones
Aquando da realização de “Indiana Jones e a Última Cruzada”, o realizador Steven Spielberg teve em mãos mais dois trabalhos, “Rain Man” e “Big”, dois filmes que tiveram imenso sucesso, e com performances incriveis dos seus atores. Inclusive, valeu a Tom Hanks a sua primeira nomeação ao Óscar de Melhor Ator, em “Big”.
Uma das cenas mais clássicas foi improvisada
Uma das cenas mais conhecidas da franquia, e até do cinema. No primeiro filme, o protagonista é confrontado por um homem de espada, semelhante ao que estão na imagem acima. Após vários “malabarismos” com a espada, Indy acaba por disparar sobre ele. A ideia original era usar o chicote para tirar a espada. Mas porque é que houve esta mudança? Maioria da equipa do filme, nesta altura, estava a sofrer de uma intoxicação alimentar, e para encurtar a cena, Harrison Ford improvisou.
TRAILER | INDIANA JONES ESTÁ DE REGRESSO AOS ECRÃS
Vais a grande estreia hoje? Em que formato vais ver?