Os Biscoitos da Avó © IndieJúnior

IndieJúnior Porto 2023 já tem o programa fechado

A 7ª edição do IndieJúnior Porto 2023 acontece de 23 a 29 de janeiro e contará com 55 filmes que surgem de 18 países diferentes. Conhece a programação.

Com lugar no Batalha Film Center, o IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil, está quase a abrir as portas. Depois das primeiras novidades, que incluiram cinema e oficinas para bebés, um cine-concerto e a confirmação que o cinema norueguês seria um dos focos, a organização apresenta o seu programa final.

A programação, dedicada ao público familiar e escolar, vai incluir sessões direccionadas a maiores de 3, 6, 10, 12 e 15 anos, sempre com temas diferenciados. Estarão em cima da mesa o lugar da natureza e dos animais, as alterações climáticas, o aborto ou as relações familiares em situação de pobreza. Além destes temas educativos, o IndieJúnior 2023 abrirá também palco para debates e oficinas, nomeadamante:

  • Forma como o cinema e arte podem ser ferramentas importantes para fazer o luto – 26 janeiro, 11h00, Casa Comum – Reitoria da Universidade Porto
  • Animação de Recortes, para compreender e experimentar um processo de animação de imagens – 19 janeiro, 10h30, Museu Nacional Soares dos Reis
  • Vamos Imaginar uma Cidade Sustentável?, uma oficina para brincadeira lúdica – 26 de janeiro, 14h00 e 18h00, Galeria da Biodiversidade
IndieJúnior
© IndieJúnior

O 7º IndieJúnior conta com um programa especial de filmes desenvolvido em parceria com o projeto FILMar, focando-se neste tema, que culminará com o cine-concerto Marés, onde filmes terão música ao vivo pelos The Banksy’s (Vítor Rua e Ilda Teresa de Castro).

O Cinema à Mesa serão também uma das sessões desta edição, onde num ambiente descontraído o programa apresenta quatro curtas-metragens, havendo a possibilidade de jantar nesta sessão; os temas irão estar de volta das problemáticas atuais e do passado, que interessam aos jovens, mas também aos adultos, da repressão da ditadura até às dinâmicas do divórcio dos nossos pais.

Lê Também:   Porto/Post/Doc ’22 | Ice Merchants, em análise

E, apesar do foco especial ser o cinema norueguês, o IndieJúnior Porto 2023 contará ainda com quatro filmes portugueses. Os mesmos serão exibidos e com a presença dos realizadores, que irão estar à conversa com as audiências. Serão exibidos “O Homem do Lixo“, de Laura Gonçalves, “O Casaco Rosa“, de Mónica Santos, “O Conto da Raposa“, de Alexandra Allen” e “Ice Merchants“, de João Gonzalez, que é um dos candidatos portugueses a entrar na corrida aos Óscares.

Tratando-se também de um festival infantil, as sessões de Cinema de Colo terão lugar na Sala Novo Ático no Coliseu Porto AGEAS e estão abertas a todos os que têm menos de 2,5 anos. Mas a grande novidade desta faixa etária é uma oficina para famílias com crianças entre os 1 e 2 anos, onde o foco é a brincadeira com água, cor, som e outros elementos sensoriais.

Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente no website do IndieJúnior, onde a programação completa também está disponível.

Já existem planos por aí para ir acompanhar o IndieJúnior Porto 2023?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *