Interstellar: Pista escondida no filme, descoberta por um fã, dá novo sentido à obra-prima de Christopher Nolan
Estreado em 2014, “Interstellar” é um dos mais populares filmes de Christopher Nolan e 10 anos depois, continua a dar que falar.
Sumário:
- O realizador britânico responsável por “O Cavaleiro das Trevas” tem construído uma rica carreira ao longo de quase 30 anos;
- Das suas grandes obras, “Oppenheimer” revelou-se o maior sucesso, tendo angariado vários Óscares, incluindo duas estatuetas para Christopher Nolan;
- Entre os filmes mais populares do realizador, está “Interstellar”, obra que tem sido alvo de conversa após uma descoberta inesperada por um fã no TikTok;
Christopher Nolan é um dos realizadores britânicos de maior sucesso no mundo do cinema internacional, tendo seguido a trajetória ascendente de Alfred Hitchcock que o precedeu. Nolan iniciou a sua carreira em 1998 com “Following”, um pequeno filme independente que concebeu com os seus colegas de universidade durante o período em que frequentou a sua licenciatura em cinema. O projeto foi bem recebido e, apesar da sua pequena dimensão, deixou um grande impacto entre os críticos locais.
O sucesso de Christopher Nolan
Porém, foi só em 2000, com a estreia de “Memento”, que Christopher Nolan conseguiu ir mais além, estabelecendo-se no mundo do cinema como um autor talentoso e que se deve manter debaixo de olho. O realizador britânico seguiu o sucesso do seu drama não linear com outras obras de igual aclamação, acabando por colaborar com algumas das maiores estrelas de Hollywood, como Al Pacino, Robin Williams, Michael Caine, Liam Neeson, Gary Oldman e Morgan Freeman, entre muitos outros.
Entretanto o cineasta tem construído uma forte carreira, com obras como “O Cavaleiro das Trevas“, “Interstellar” e mais recentemente “Oppenheimer”, filme pelo qual conquistou dois Óscares, um de Melhor Realizador e outro de Melhor Filme. No entanto, apesar de já ter uma década, “Interstellar” continua a ser um dos filmes mais falados do realizador, tendo sido mesmo alvo de uma grande descoberta por parte de um fã.
O segredo de Interstellar
“Interstellar” estreou em 2014 e conta a história de um ex-piloto da NASA que é recrutado pela organização espacial para uma missão arriscada. A sua jornada consiste em abandonar um planeta Terra moribundo e partir numa viagem através de buraco negro em busca de um novo planeta capaz de suster o resto da humanidade. O elenco do filme conta com Matthew McConaughey como protagonista e um elenco que inclui ainda Anne Hathaway, Jessica Chastain, John Lithgow, Timothée Chalamet, Ellen Burstyn e Michael Caine.
Recentemente, através de uma publicação na rede social TikTok, um fã revelou uma pista importante no filme que pode mudar completamente o significado de toda a obra. Na publicação, o espectador exibe vários clipes do filme, incluindo a sequencia de abertura que consiste num sonho vivido por Cooper (McConaughey), onde vê a sua nave a atravessar a atmosfera. Conforme revela o autor da publicação, essa mesma imagem é reutilizada mais tarde, quando a tripulação liderada por Cooper visita o planeta de Miller.
@stark_verse I noticed Interstellars „mistake“ and I can’t unsee it… Was this intentional or not?? #interstellar #christophernolan #movies #filmtok #fyp #foryou
Segundo a análise do fã: “Assim, o mesmo plano está a ser utilizada duas vezes, em contextos completamente diferentes. É exatamente a mesma imagem, no início, pensei que se tratava de um simples erro, mas depois apercebi-me de que se tratava de Christopher Nolan e que este não usaria a mesma gravação sem um objetivo, certo? Não fazia sentido até olhar para o filme de outra perspetiva”.
O autor aprofunda a sua teoria, explicando que “a pessoa que estava no acidente devia ter morrido, e se foi isso que aconteceu? E se o Cooper tivesse mesmo morrido naquele acidente logo no início do filme? Ele não pode ficar na Terra, tem de partir, a missão Lazarus sugere a morte de Cooper e a sua viagem para o desconhecido. Na Endurance [o nome da nave que Cooper pilota], a tripulação refere-se sempre ao ‘Grande Sono’, que é uma metáfora clara da morte”.
O fã vai ainda mais além, assegurando que toda a mensagem está bem detalhada ao longo da obra “O Doutor Mann diz a Cooper que antes de morrermos vemos os nossos filhos e depois de Cooper atravessar o horizonte de eventos de Gargantua, simbolizando da transição final, [Cooper] vê Murph no Tesseract e quando Murph está no seu leito de morte, ele está lá para a receber do outro lado”.
O que pensas da teoria? Acreditas que Cooper estava mesmo morto o tempo todo?
Sim sempre esteve morto, só agora é que foi percebido? O contexto do filme 3 sobre as dimensões ou melhor as diferentes realidades do que é Vida! Poderíamos dizer a vida depois da morte!